9 dicas para dominar os orcs de Middle-earth: Shadow of Mordor

Shadow of Mordor me deixou frustrado. Os chefes eram muito durões. Até que descobri que se encaixam em meu estilo de jogo. E agora as forças do mal já não podem mais me parar.

Como disse minha colega Maria BaetaMiddle Earth: Shadow of Mordor é um jogo que está a meio caminho andado entre Assassin’s Creed e Batman: Arkham Origins, mas que tem elementos que o tornam único, como o inovador sistema Nemesis, no qual seus inimigos melhoram conforme o tempo passa.

A complexidade de Shadow of Mordor pode deixar você agoniado; durante a minha primeira hora de jogo, fui massacrado por todas as classes de orcs até que alguns deles transformaram-se em capitães durões. Então tive que me virar: guardei a espada, subi em uma torre e comecei a pensar. Estes são as dicas que resultaram do momento de reflexão.

Converta-se no senhor das… Torres

Shadow of Mordor está cheio de eventos aleatórios que fazem com que viajar a pé longas distâncias distraia até ao mais centrado dos rangers. Mas, quando se trata de uma missão ou de um evento especial, é preciso viajar rapidamente. A melhor maneira de fazer isso e economizar tempo mais tarde é desbloquear todas as Torres de Forja.

Torres são essenciais para viajar a longas distâncias

As Torres de Forja são um excelente refúgio e permitem viajar rapidamente pelo mapa (fonte)

As torres são excelentes refúgios, pois os orcs não podem subir nelas. Mais de uma vez, aproveitei o local para me esconder e esperar que trinta perseguidores me perdessem de vista e voltassem à sua rotina de gritar com os escravos e beber ao redor das fogueiras.

Corra como se não houvesse amanhã

Talion é forte e hábil, mas não é invencível. Se um enfrentamento não for tão bom como você esperava, por exemplo porque não consegue encontrar o ponto fraco de um capitão, fuja antes de que matem você. E não corra para qualquer lugar, mas sim até lugares elevados ou próximos de ervas que possam encher sua barra de saúde.

Corra bastante quando a situação estiver em perigo

Corra, Talion, corra (fonte)

Uma dica para correr mais é saltar sobre muros ou fogueiras, o que permite acelerar ao máximo em distâncias curtas. Outra dica é analisar o terreno em busca de rotas de fuga e esconderijos: a maioria das fortalezas contam com esconderijos nos quais os orcs não poderão vê-lo ou alcançá-lo.

Nas lutas, pule de um inimigo para outro

Golpear tudo o que se mova e ficar parado em um lugar são as piores coisas que você pode fazer. É melhor ir pulando sobre os orcs até parar nas costas daquele que você quer atacar. Quando lutar com mais de dez orcs na qual apenas um deles seja o seu objetivo, pule de orc em orc e concentre seus combos e ações sobre o que quer eliminar.

Para que os saltos sejam mais eficazes, desbloqueie o quanto antes o pulo Vault Stun: é incrivelmente efetivo para ganhar tempo e sobreviver em grandes batalhas, além de também funcionar com a maioria dos chefes. Em geral, lembre-se de que é melhor parar golpes e empurrões do que golpear tudo o que se mova.

Observe o território como se fosse uma águia

A altura é sua aliada. Suba em torres, muros e penhascos, ative o sigilo e observe com atenção o que ocorre ao seu redor. Os orcs não conseguem escalar direito e dificilmente poderão detectá-lo se você estiver muitos metros acima de suas calvas cabeças. Talion nunca perde o equilíbrio e escala inclusive a mais hostil das paredes.

Procure analisar a posição dos orcs de cima

Observar das alturas não só serve para identificar pontos frágeis e escolher o melhor momento para atacar, como também ajuda a economizar dores de cabeça. Muitos destes eventos do jogo, como os duelos entre chefes orcs ou as caçadas, têm resultados inesperados: os capitães podem morrer sem que você precise disparar uma só flecha.

Veja as coisas com outros olhos

Já que você está no alto, não é má ideia ativar a visão espectral. Com ela, você pode ver a posição de orcs e humanos, assim como seu tipo de armamento. Outras duas funções úteis da visão espectral é a marcação de chefes (que aparecem em vermelho) e a identificação de objetos perigosos, como jarras de grog ou jaulas de caragorn.

Visão do Wraith ajuda a enxergar outros objetos

A visão espectral revela muitos segredos do entorno (fonte)

Alguns dos tesouros que salpicam no mapa de Shadow of Mordor só podem ser pegos quando a vista espectral está ativada. E falando em mapas, recomendo que o consulte com frequência para encontrar eventos marcados em vermelho: não são obrigatórios, mas facilitam muito a ingrata tarefa de eliminar capitães.

Tempere cada batalha com muito caos

Que o aspecto feroz dos uruk não te engane: são grandes, mas fáceis de assustar. Entre outras coisas, o orc médio tem medo de fogo, de abelhas e dos caragorn, quadrúpedes de dentes afiados que seguem livremente suas atividades nas estepes de Mordor. E um orc assustado é um orc que não luta.

Dispare nas jaulas para liberar os caragorns: eles atacarão os orcs (fonte)

Dispare flechas em direção à carne pendurada nos ganchos, aos ninhos, às jaulas, às fogueiras e aos tonéis para ver como os orcs fogem apavorados ou saem saltando. O resultado é um caos incrivelmente útil na hora de liberar o caminho que separa você dos chefes mais fortes do jogo, os quais, por certo, também têm fobias.

Troque as runas que não servem mais por moedas

Depois de algumas horas de jogo, se você conseguiu se desfazer de capitães e chefes de menor importância, terá uma boa coleção de runas em seu inventário. Assim, verá que algumas se repetem ou são pouco interessantes para o seu estilo de jogo. Nesse caso, o melhor que pode fazer é convertê-las em mirians, a moeda de Shadow of Mordor.

Troque runas sem valor por moedas

Quanto mais mirians você acumular, mais poderes e espaços nas suas armas você conseguirá desbloquear. Leve em consideração que as runas épicas, de cor amarela, dão mais moedas que as normais, porém são mais difíceis de obter. Uma boa forma de encontrar runas épicas? Passe ao seguinte truque para conferir.

Ameace os capitães antes de procurá-los

Como disse acima, os orcs são seres que se assustam, e os capitães não são uma exceção. Se você enviar uma ameaça de morte antes de procurá-los, os chefes orcs aumentarão suas defesas e escoltas. Quer saber por que esta pode ser uma boa ideia?

Ameaça de morte para orcs pode render moedas melhores

Um orc ameaçado é um orc mais difícil de matar. Porém, também é um orc que liberará runas de maior valor quando você acabar com ele. Estas runas épicas, reconhecíveis pela cor amarela, dão poderes excepcionais às suas armas e podem se converter em uma grande quantidade de mirians.

Escolha sua morte com sabedoria

Talion é imortal: cada vez que um orc atingi-lo fatalmente com uma flecha, uma lança ou um sabre, o ranger voltará a aparecer na torre de luz mais próxima. O que parece bom, na verdade, é uma infelicidade, pois fará com que a hierarquia dos orcs evolua e os capitães se tornem mais fortes.

Passo 1: deixe que um orc cresça em idade e poder. Passo 2: mate-o para obter mais runas

Com os oito truques anteriores, evitar a morte de Talion é muito mais fácil, mas há momentos em que morrer e deixar que um orc aumente seu poder é útil. Por quê? Porque um capitão orc mais forte mantém outros capitães sob controle e entrega recompensas maiores. É uma forma peculiar de “plantar” e “colher”.

Cada estilo tem seus truques

Os 9 truques que acabo de apresentar encaixam-se em meu estilo de jogo, no qual prefiro o sigilo e a velocidade ao choque direto. Mas há outras formas de sair vitorioso do Shadow of Mordor: você pode converter orcs à sua causa ou interrogá-los para que revelem pontos fracos de seus adversários, além da opção de cavalgar os caragorns.

Quais são suas dicas favoritos no Shadow of Mordor?

[Artigo original em espanhol]

Escrito com a colaboração de Alex Beech.

Leia também

Carregando comentários