O que é o Mobile World Congress e porque você deveria prestar atenção nele

O Mobile World Congress – ou MWC – é o maior evento mundial da indústria de celulares. E nas próximas linhas vamos explicar o porquê desta importância.

Todos os anos, centenas de empresas se reúnem no MWC para fazer negócios, alianças, apresentar novos produtos e falar sobre o futuro da tecnologia móvel. Em 2013, mais de 1,7 mil empresas participaram do evento, com uma agenda incomparável de gigantes do setor, startups, porta-vozes e produtos.

A maioria dos produtos que fará sucesso durante o ano participam do Mobile World Congress, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Dropbox, Foursquare, Nokia, Mozilla, entre outros – oficialmente ou não. E, todos os anos, esses dispositivos e softwares mudam a paisagem do cenário mobile por completo. Alguns exemplos:

O que acontecerá no MWC 2014?

Temos certeza de que o MWC 2014 apresentará grandes lançamentos e também trará anúncios interessantes. Algumas das notícias terão impacto direto nos aplicativos que você ama e usa diariamente. A longo prazo, muito do que for divulgado no evento vai mudar o que está dentro do seu smartphone ou tablet.

Os grandes temas deste ano serão: segurança móvel, novos aplicativos e sistemas operacionais mobile, além de jogos revolucionários para o setor.

Nós também esperamos grandes movimentos por parte da Microsoft, Nokia e Samsung e uma forte presença do Ubuntu e do Firefox OS. E também haverá a presença do Mark Zuckerberg, criador do Facebook, que fará o discurso inicial do evento e que pode revelar alguma surpresa também.

Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 ganhando terreno

Os últimos anos têm sido difíceis para a Microsoft. O Windows 8 foi uma tentativa meio de última hora – e desastrada – para integrar os PCs e tablets, e o Windows Phone também chegou tarde para substituir o Windows Mobile. Mas a empresa está fazendo de tudo para recuperar o terreno perdido e nesta edição do MWC podemos esperar grandes progressos. Com a compra do Skype e da Nokia, a Microsoft conquistou know-how, marcas e – o mais importante – uma grande quantidade de usuários para seus serviços.

Com a iminente chegada da atualização para o Windows 8.1, o Windows 8 tem crescido como sistema operacional, tornando-se realmente útil – e poderoso – para os tablets. Ainda que a Microsoft enfrente problemas em comparação com iOS e Android – principalmente nas questões de disponibilidade de apps e preços – o declínio de preços e uma nova geração de dispositivos, com preços mais acessíveis e já dotados com o update para o 8.1 e o 3G podem mudar o cenário e ajudar todo o ecossistema da companhia.

O Windows Phone poderia roubar o show com os primeiros smartphones rodando a versão 8.1 chegando ao mercado. Como no Windows 8, a atualização deve melhorar a usabilidade de forma considerável. A linha Lumia da Nokia tem demonstrado que é possível e já conquistou uma excelente reputação para a plataforma. É muito provável que veremos uma nova linha “8.1” de smartphones e tablets da marca finlandesa e também por parte da Samsung, que já tem até um codinome: “Huron”.

Impulsionada por esse progresso em dispositivos, também podemos esperar aplicativos “top hits”, como o Instagram [Android | iPhone | Windows Phone], finalmente ganhando uma versão final para o Windows Phone. E outros mais podem aparecer, já que Pinterest [Android | iPhone], Dropbox [Android | iPhone] e Snapchat [Android | iPhone] também marcarão presença no MWC 2014.

Os games de amanhã vão invadir seus telefones, tablets… e até seus pulsos

Como dissemos antes, o Mobile World Congress é um evento que quebra paradigmas em seu setor. E nesta edição, podemos esperar as grandes empresas mostrando cada vez mais interesse na área de saúde e também nos gadgets wearables (Google Glass e afins). Apple, Google e até mesmo a Nintendo, entre outras, estarão de olho em novidades que elas possam incorporar em seu portfólio. E também poderemos atestar se essas duas áreas vieram para ficar ou se são apenas modas passageiras.

O Mobile World Congress 2014 também será uma ótima ocasião para se ter um vislumbre do futuro dos games mobile. Na verdade, as empresas peso-pesado do setor, como Nvidia e Gameloft, irão participar do evento para exibir o que elas têm preparado para invadir as prateleiras nos próximos meses, em termos de produtos ou tecnologia. A conferir.

Segurança mobile será um tema importante

2013 foi o ano do escândalo da NSA e da violação de privacidade feita por governos, com a colaboração de grandes companhias da internet. E também foi o ano em que os malwares escolheram o Android como seu alvo mor. E há ainda uma série de ameaças persistentes para usuários mobile que não podem mais ser ignoradas.

Falhas de segurança em aplicativos como o Snapchat e WhatsApp demonstraram que os mais populares programas não estão tão seguros como se poderia imaginar. Quando o crescimento é o objetivo principal, a segurança vem em segundo lugar. E assim, vimos uma série de comunicadores instantâneos surgir, como o Telegram [Android | iPhone] e o Confide [iPhone]. E no MWC deste ano esperamos ver muitas melhorias junto à segurança desses aplicativos.

Uma série de produtos de segurança fará sua estreia nesta edição do MWC. O SecureMailbox, um aplicativo de e-mail que traz fortes recursos de criptografia, será apresentado durante o evento. Assim como o Blackphone, o smartphone “anti-NSA”, fabricado pelas empresas Silent Circle e Geeksphone, e que será lançado juntamente com um sistema operacional que, segundo afirmam as companhias, promete ser imune a escutas telefônicas e malwares.

E por último, mas não menos importante: os principais desenvolvedores de antivírus irão participar do MWC 2014 e dividir com o público suas visões sobre o futuro dos aplicativos de segurança mobile.

Agora você já sabe: o MWC é um evento imperdível

Agora, você já deve estar convencido da importância do Mobile World Congress. Todos os grandes players da indústria estarão lá, apresentando seus produtos e trazendo suas ideias mais importantes para a mesa, com esperanças e visões, seus aplicativos e sistemas operacionais.

E nós estaremos lá também. A Softonic irá cobrir os fatos mais importantes relacionados ao software e trazer com exclusividade para você. É só nos seguir para saber o que vai acontecer com seus aplicativos e sistemas operacionais favoritos e qual o futuro do setor.

Você está pronto?

Carregando comentários