Muitos programas instalados tornam o PC lento?

Uma das coisas mais comuns de escutar sobre o Windows é que muitos programas tornam o computador lento. É realmente verdade? Nós montamos um computador e analisamos seu desempenho depois de instalarmos 70 programas. Os resultados são surpreendentes, veja!

Como é o nosso computador de teste

Primeiro, a configuração do computador. O nosso PC, um Dell Precision 490, que roda o Windows 8.1, tem 16 gigabytes de RAM e dois núcleos de 2 GHz.

Além dos programas instalados com o Windows 8.1, nós vamos instalar o Macrium Reflect para restaurar o computador depois da maratona de softwares. Além disso, vamos usar o Soluto para medir o tempo de inicialização do computador. O uso da memória e do processador vamos medir com o Perfmon, a própria ferramenta do Windows. Primeiro, vamos calcular os valores com o PC recém saído da fábrica.

Sistema novo é muito rápido

Agora vamos medir o tempo que o Windows demora para inicializar e copiar uma pasta. Além disso, vamos investigar o trabalho do carga da memória e CPU, para verificar o consumo de recursos de processos em segundo plano.

Tempo para inicializar

Após 44 segundos, a área de trabalho é visível e o computador irá responder os comandos. Após 57 segundos, a máquina de teste é totalmente inicializada e o processo de inicialização é concluído.

Copiar pastas

Para copiar a pasta de teste de 474 megabytes com 214 arquivos da unidade flash USB para o desktop são necessários 35 segundos.

O consumo de memória e carga de CPU

Dos 16 gigabytes de memória RAM há, em média, pouco mais de 14,5 GB sobrando. Os processadores trabalham brevemente com um máximo de 22% da uso. O consumo médio da CPU é de 0,14%.

Agora, o computador está cheio

Vamos simular o nosso computador de teste como um típico PC familiar. O computador deve ter, além dos clássicos programas de segurança, softwares multimídias, jogos e utilitários para desempenhar funções específicas, como transferir arquivos.

O software é instalado usando as configurações do fabricante e sem barras de ferramentas. Para todos os navegadores, vamos instalar dez complementos adicionais. A área de trabalho do Windows é configurada com uma imagem diferente do fundo padrão.

Iniciamos todos os programas, pelo menos uma vez, e logamos no Skype, Dropbox e Softonic para Windows (você pode conferir a lista completa de software instalados no final do artigo). Após a maratona de instalações, nosso desktop ficou assim:

Qual é a velocidade do sistema com 70 programas instalados

Após várias horas de instalação, várias reinicializações e alguns acidentes, o computador está funcionando. Então, nós vamos executar nossos testes mais uma vez.

Tempo para inicializar

Após 2 minutos e 49 segundos, podemos ver a área de trabalho e interagir com o computador. Antes de colocarmos tantos programas, eram apenas 44 segundos.

A inicialização completa do Windows só aconteceu depois de 3 minutos e 26 segundos contra 57 segundos do sistema vazio.

Copiar pastas

A pasta de teste foi copiada para o Windows em 37 segundos, apenas 2 segundos mais lento do computador antes da instalação massiva de softwares.

O consumo de memória e uso da CPU

O consumo de memória não teve diferença significativa entre um sistema com 70 programas e o PC limpo: em vez de 14,5 gigabytes de memória RAM, o Windows ficou com 14 gigabytes de memória RAM disponível, só um pouco menor.

A utilização do processador é, no entanto, ficou bem mais alta, com uma média de 17%. Sem os programas instalados, a média era de 0,14%. O valor do pico é 72%.

E o resultado final é…

Muitos programas instalados tornam o PC lento? Sim, mas com exceções. Com muitos programas, o PC cumpre suas tarefas, como a cópia de dados em quase o mesmo tempo. Além disso, a nova gestão RAM no Windows 8 pode ter um impacto positivo ao gerenciar tantos softwares.

O problema mesmo é o uso da CPU: é significativamente maior após a instalação de muitos programas. É evidente que os programas instalados afetam o processo de boot. Comparando com um PC sem nada é preciso mais que três vezes para o sistema estar totalmente disponível.

Lista completa de programas usados no teste:

Navegadores e softwares de Internet: Firefox, Google Chrome, Opera, Free YouTube Download, Free YouTube to MP3 Converter, okay freedom vpn, bittorent, eMule, SteamHamachi

Ferramentas do sistema: Format FactoryCCleaner, Free Windows Tuner, Samsung KiesDriver Turbo-3, Recuva, TuneUp Utilities 2014, Softonic para Windows, Microsoft.NET Framework 3.5, TeamViewer, Windows Live Essentials 2011 (inclui vários programas), Pokki

Softwares multimídia: Adobe Flash Player 11, VLC Media Player, iTunes, 4Free Video Converter, Virtual DJ, Audacity, Java, Silverlight, Adobe AIR, Shockwave, Windows Movie Maker, Nero Burning ROM, 7 Zip, Foxit Reader, Freemind, Spotify, Netflix

Softwares de escritório: Microsoft Office 2013, Adobe Reader, Foxit Reader, Freemind, PDF Creator, Sweet Home 3D, Gstar CAD, IKEA Home Planer, Google Translator, CD BurnerXP, EverNote, Dropbox, Google Drive

Processamento de imagens: Picasa, Adobe Photoshop, Photoscape

Messenger e correio​: Windows Live Mail, Skype, Twitter

Jogos: Minecraft, Minecraft SkinEdit, Surgeon Simulator 2013, Euro Truck Simulator 2, Bau-Simulator 2014, Slender, Visual Boy Advance, Plants vs. Zombies, Governor of Poker, Cut the Rope, Farmville 2, Starcraft II

OutrosBlueStacks App Player, Google Earth, Mobogenie

Mais informações sobre o desempenho do PC

[artigo original em alemão]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários