O que é o LINE e o que ele tem de tão especial?

Parece que o reinado do WhatsApp já tem uma ameaça real: LINE, um aplicativo de bate-papo que não para de crescer e está se espalhando pelo mundo inteiro.

Nos últimos tempos, vários serviços de chat pelo celular tentaram tomar o trono do WhatsApp. Todos fracassaram, inclusive quando alguns boatos se espalharam pela web…

Então, por que o LINE poderia ser uma pedra no sapato do WhatsApp? O que este aplicativo tem de tão especial? Ainda que não esteja em português – mas estará em breve, já que a última versão já saiu em espanhol -, vale a pena baixar o LINE?

Continue a leitura e descubra:

Stickers (ou adesivos)

Ok, ter como diferencial alguns stickers pode parecer pouco. Entretanto, estes adesivos do LINE são muito legais por conta da originalidade e da qualidade das imagens. Funcionam como se fossem os emoticons de sempre, só que gigantes!

Os personagens são os mais variados e, em alguns casos, muito exagerados, dramáticos mesmo. Isso faz com que tenham uma veia cômica bem divertida.

Estes stickers são oferecidos por meio de pacotes que você instala no LINE, sendo que alguns são grátis e outros, não. Mas sem crise: os stickers do LINE que são grátis já valem a pena.

Ligações grátis

Assim como o Viber, o LINE permite fazer chamadas grátis para quem tem o aplicativo instalado.

O mesmo aplicativo oferece também um excelente serviço de chat com chamadas grátis para quem também usa o serviço. A qualidade das ligações varia de acordo com a rede.

As ligações são muito fáceis de fazer e funcionam corretamente. Em nossos testes, não havia eco e a voz do interlocutor soava cristalina. Entretanto, não custa reforçar que a qualidade depende de muitos fatores.

Claro que o serviço ainda pode ser melhorado e, de acordo com os desenvolvedores do LINE, a rede está em constante expansão. Isso pode ocasionar falhas esporádicas no serviço de voz.

Chat secreto

O WhatsApp fez muito sucesso por dispensar a necessidade de incluir contatos na sua lista. Apenas com o número do celular de uma pessoa você já é capaz de bater papo imediatamente. Entretanto, será que isso é mesmo uma vantagem?

O LINE acaba com esse modelo e permite que você troque mensagens com gente que não está na sua agenda ou lista de contatos. Para isso, existem quatro meios diferentes: usar um código QR, agitar o dispositivo, buscar um ID de usuário ou buscar amigos no Facebook.

Para os dois primeiros, você tem que estar ao lado da pessoa que quer incluir nos seus contatos do LINE. A parte legal é que você lê o código QR da outra pessoa com o seu celular ou agita o dispositivo perto do dela 😛

No caso da busca por ID, você inclui qualquer outro usuário do serviço, sempre quando souber o nome de usuário exato.

Versão para Windows e Mac

Ainda que seja possível usar o WhatsApp no PC, um dos grandes pontos fortes do aplicativo é que existe o LINE para Windows e o LINE para Mac.

Mesmo sem ter todas as funções da versão para celulares (ligações, por exemplo), dá para bater papo, usar stickers, enviar arquivos e incluir pessoas na sua lista de contatos.

Perfis e biografias

Aqui, os desenvolvedores se inspiraram no Instagram e no Facebook: o LINE tem uma espécie de timeline em que você pode atualizar seu status, ver publicações de amigos e muito mais.

É evidente que, num futuro próximo, o LINE poderá ser uma rede social independente.

E você, já testou o LINE? Conte para a gente o que você achou do aplicativo nos comentários!

[Inspirado no Softonic ES]

Carregando comentários