O que é o Telegram? É melhor que o WhatsApp?

O Telegram é um novo aplicativo de mensagens para celular, pronto para competir com o famoso WhatsApp. O que há de tão especial no Telegram, já que existem tantas alternativas de qualidade? À primeira vista, a semelhança com o WhatsApp parece evidente, mas tem peculiaridades importantes, que detalhamos abaixo:

Plataforma aberta

Enquanto o WhatsApp é uma plataforma fechada, o Telegram tem a API aberta para qualquer pessoa. A oferta incentivou os programadores à criarem clientes que não oficiais, como as versões para Windows, Mac, Linux, web… e até mesmo o Android (tem dois clientes diferentes para Android, um oficial e outro não).

Telegram for Desktop, ainda está na versão alfa, mas funciona razoavelmente bem

Por outro lado, o WhatsApp só é acessível na internet ou usando máquinas virtuais e aplicativos-clientes instalados no celular, como o Whatsremote.

O LINE – mais um aplicativo do gênero – só tem versões para WindowsWindows 8Mac oficiais.

Gratuito e sem publicidade

Na seção de perguntas e respostas da página do Telegram está escrito: “o Telegram não é um projeto comercial e não há nenhuma intenção de oferecer anúncios ou ter lucro.

Enquanto isso, o WhatsApp continua sua confusa política de pagamento de US$ 0,99  por ano, embora muitos usuários recebam renovações da assinatura sem fazer nada.

O Telegram parece posicionar-se perto do LINE e seus micropagamentos mas, ao invés de vender stickers – recurso não previsto – possibilita o pagamento de “opções não essenciais”. O tempo dirá quais são as “opções não essenciais”.

Uma interface com o visual do WhatsApp

Se você sabe usar o WhatsApp, então vai saber usar o Telegram sem problemas. A interface é quase idêntica, diferindo apenas em algumas cores.

O Telegram à esquerda e o WhatsApp à direita. Gêmeos.

Isso significa que passar do WhatsApp ao Telegram não representa nenhuma dificuldade, o funcionamento é o quase o mesmo.

O Telegram também usa a mesma metodologia do WhatsApp para ver os chats atuais, consultar seus contatos ou iniciar uma nova conversa.

Mais seguro que a concorrência

O Telegram proporciona mais segurança para suas conversas, independentemente do seu nível de paranoia. Para os usuários normais, ele criptografa mensagens entre cliente e servidor. Para exigentes, ele fornece uma poderosa criptografia cliente-cliente criada para a ocasião.

A página do Telegram possui muitas informações sobre a criptografia do aplicativo

É possível usar a segurança adicional em chat privados, que funcionam como uma espécie de “modo incógnito” para bate-papos onde as conversas assumem funções especiais, como a já nomeada criptografia de cliente-cliente ou a autodestruição de mensagens. Ambas as funções estão disponíveis na barra superior do chat privado, basta tocar na imagem do contato que você está falando.

A senha de criptografia – é a imagem à direita na tela acima – não tem valor real, exceto servir como referência de segurança de ambos. Se a mesma imagem para para os dois, como o app diz, “o seu bate-papo é 200% seguro.”.

Sobre a autodestruição de mensagens, você pode escolher um período de tempo entre dois segundos e uma semana para que as mensagens sejam automaticamente excluídas. O tempo começa a correr a partir de quando a outra pessoa vê a mensagem.

Os criadores do Telegram estão tão convencidos dos métodos de segurança que oferecem uma recompensa de US $ 200.000 para quem conseguir quebrar o protocolo.

E quanto à privacidade?

A privacidade no Telegram funciona mais ou menos como no WhatsApp. Qualquer um pode ver quando foi sua última conexão, basta ter você em sua lista de contatos. Segundo os programadores, talvez você consiga esconder essa função no futuro. Por enquanto, não.

Um dos enigmas mais frustrantes do WhatsApp não vai ser repetido no Telegram: os tiques verdes. No Telegram o significado foi simplificado: um tique verde significa que a mensagem foi enviada. Se forem dois tiques, a mensagem foi lida. A famosa dúvida do WhatsApp acabou.

Tudo muito bom, mas o que falta ao Telegram?

O Telegram é um promissor aplicativo de mensagens, mas se você está pensando em começar a usá-lo, tem que considerar as seguintes falhas:

  • Ao contrário do WhatsApp, não é possível enviar mensagens de voz
  • Nenhuma chamada ou chamadas de vídeo, como no LINE
  • Não oferece adesivos ou emoticons especiais: são os mesmos do WhatsApp
  • Não é permitido adicionar contatos, independentemente de contatos telefônicos, como no LINE
  • As notificações de novas mensagens no Android são um pouco genéricas, sem a possibilidade de responder diretamente ao popup.

Entretanto, pela natureza de seu desenvolvimento ser mais aberta, sem dúvida iremos ver muitas mudanças e melhorias no futuro. Mesmo com esses pequenos detalhes, o Telegram é um aplicativo de mensagens muito interessante que vai dar o que falar.

Qual aplicativo parece mais interessante para você: WhatsApp ou Telegram?

[artigo original em espanhol]


Carregando comentários