O que podemos realmente criar em uma hora com um iPad ou iPhone?

Produção criativa iPad iPhone em 1 hora

Fotografia, edição de vídeo, ilustração e composição de música: os dispositivos da marca Apple podem tornar você um artista?

A Apple não hesita em destacar as possibilidades criativas do iPhone e iPad em sua propaganda, mas o que acontece na vida real? Eu decidi dedicar uma hora do meu tempo à criação artística no iOS.

Minhas ferramentas para enfrentar este desafio? Um iPhone 4S e um iPad Air. Como proceder? Em uma hora de tempo, eu tenho que produzir um resultado para cada tema. O tempo é dividido em quatro partes de 15 minutos para cada tema, incluindo fotografia, edição de vídeoilustraçãocomposição musical.

Aqui estão os resultados desta pequena experiência mais digital que artística.


A fotografia entre minhas mãos

Na loja de aplicativos da Apple, há inúmeras soluções dedicadas à fotografia e à edição de fotos. Enquanto alguns são medíocres em comparação com o aplicativo Photos nativo do iPhone, outros trazem características inovadoras. Os filtros customizáveis ​​e as configurações avançadas de edição, tais como a exposição ou foco, naturalmente, fazem parte do jogo.

Para tentar tirar algumas fotos de interesse, decidir sair de nossos escritórios para explorar os arredores. Foi durante com um céu muito cinza que consegui capturar uma primeira imagem usando o app Camera+, um dos melhores da sua classe.

O pós-processamento ocorreu da seguinte forma: eu inicialmente rodei alguns graus a imagem, depois aumentei um pouco a exposição. Finalmente, adicionei o filtro Magic Hour e defini seu nível de intensidade.

App Camera+ Filtre Magic Hour

Foto tirada com um iPhone 4S e o aplicativo Camera+

A qualidade do resultado final é mais que suficiente se você quiser compartilhar a foto com seus amigos. Será, no entanto, muito difícil obter resultados profissionais com um iPhone. Outra desvantagem para o iPhone, válido para a maioria dos outros smartphones: o zoom aplicado na foto é digital e, portanto, péssimo.

Para terminar com um toque positivo, saiba que a quantidade de aplicativos disponíveis no App Store, os filtros e o pequeno tamanho do iPhone permitirão que você experimente muitas coisas novas na captura e na edição de fotos.

Edição de vídeo em um instante

Podemos criar um verdadeiro filme, usando apenas um iPhone? A julgar pelo número crescente de festivais dedicados a curtas-metragens produzidos usando apenas um smartphone, a resposta parece ser sim.

No App Store, existem duas famílias de aplicativos de edição de vídeo:

  • a primeira inclui soluções geralmente gratuitas, como o Cameo. O Cameo permite juntar várias sequências e criar semi-automaticamente um videoclipe curto. O resultado é geralmente muito convincente, especialmente se você quer apenas criar um pequeno vídeo das férias. Tenha cuidado com a marca d’água deixada por esses aplicativos em seus vídeos.
  • a segunda família de aplicativos, soluções geralmente pagas, que autorizam a importação de dados armazenados na galeria do iPhone e não limitam o comprimento das sequências de vídeo. O melhor exemplo disso é chamado iMovie, o app nativa da Apple. Como em softwares de edição profissionais, a interface apresenta uma linha do tempo, essencial para ajustar com precisão os clipes de áudio e vídeo.

O iPhone e iPad mostram suas melhores possibilidades para edição de vídeo. A qualidade dos aplicativos no App Store deixa, então, bastante a desejar.

Aplicativos de desenho de qualidade

Durante estes 15 minutos dedicados aos desenhos no iPad, eu tentei representar algo crível. Digo “tentei” porque você não vai encontrar alguém que desenhe pior que eu. Aqui está a ilustração que eu consegui desenhar com o Adobe Ideas, um dos melhores nesta área para iPad.

Applciation Adobe Ideas dessin

Desenho feito com a aplicativo Adobe Ideas

Note que esta solução 100% grátis permite exportar os desenhos para onde quiser. Para ilustradores e web designers, a sincronização com o maior número de ferramentas profissionais da suíte Creative Cloud da Adobe também está prevista.

Uma coisa é clara: para fazer esboços e ilustrações atraentes, a caneta é necessária. Durante o prazo de 15 minutos, eu realmente senti a necessidade de desenhar linhas e traços de uma forma muito mais precisa que simplesmente com o dedo. O app Adobe Ideas não faz de você um grande ilustrador, mas pode apoiá-lo em seu trabalho criativo.

Composição musical para dummies

A música e o iPad, uma história que continua. Como para a fotografia, a Apple não hesita em apresentar, em sua propaganda, as possibilidades musicais oferecidas pelo tablet. Se você acredita no que a Apple diz, você poderia se tornar um maestro em poucas semanas… Embora a realidade seja um pouco diferente, o nosso vídeo no topo deste artigo ilustra todas possibilidades disponíveis para você.

O primeiro aplicativo aqui apresentado, o Keezy transforma seu iPad em um bateria. A ideia por trás do aplicativo? Criar seus sons e depois reproduzi-los quantas vezes quiser pressionando um botão. Compor se torna um jogo de criança e a diversão é garantida.

A música no iOS frequentemente é sinônimo de GarageBand, o app da casa para composição musical. Também disponível no Mac OS, disponível para iPhone e iPad, para gravação e criação de música, permite gravar sem nenhum conhecimento musical graças aos Smart Instruments.

O resultado que apresento aqui em vídeo é certamente muito amador, mas tendo algumas horas extras no GarageBand, é possível compor canções de qualidade semiprofissional.

Em síntese

Vislumbrar as capacidades criativas do iPhone e iPad em uma hora, esse era o objetivo original. O que devemos lembrar? Mais que ferramentas reais para produzir conteúdo artístico, o smartphone, o tablet da Apple e o seu ecossistema podem se tornar um assistente pessoal para criar, sempre conectado à Internet.

Android, iOS ou Windows Phone, qual o melhor sistema para fotos, vídeos e música?

[Artigo original em francês]

Carregando comentários