O que vai acontecer quando o Games for Windows Live morrer?

A Microsoft revelou que o Games for Windows Live será encerrado em 2014. Isso poderia afetar os modos multiplayer, o conteúdo para download e o conteúdo guardado de muitos títulos. Alguns jogos, como o Age of Empires Online, dependem consideravelmente desse serviço para funcionar, enquanto outros são menos dependentes. Já que falta pouco para o encerramento, é bom destacar o que essa mudança significa e algumas maneiras para contornar o problema.

Games for Windows Live shutdown

Responsabilidade do Estúdio

Iron Brigade

Existem atualmente mais de 70 jogos que usam o Games for Windows Live (GFWL), sendo 15 deles lançados pela Microsoft Studios. Entre os títulos mais populares estão o Fable III, Gears of War e Halo 2. Todos esses jogos têm algum tipo de modo de cooperação ou multiplayer, que parece importante ser preservado depois do fim de GFWL. Espera-se que a Microsoft ofereça patches para manter as funções do GFWL, e transferi-los possivelmente para um novo serviço (talvez integrá-los diretamente ao Xbox Live).

Fable III pc

É importante lembrar que a Microsoft não tem que cuidar da preservação de jogos de terceiros que precisam do GFWL. A Capcom tem dez games que usam o serviço, muitos dos quais possuem recursos online e multiplataforma. A Sega e a Codemasters também têm, no mínimo, cinco títulos que usam o GFWL para o multiplayer e o match-making. É responsabilidade dos próprios estúdios corrigirem a dependência do GFWL e consertarem seus jogos. As perguntas sobre quando as correções serão feitas continuam, e também se as atualizações vão simular tudo o que o GFWL oferecia.

Multiplayer

Cooperação online e modos competitivos estão entre as principais características de muitos dos jogos GFWL. Para alguns jogos, isso inclui tanto o match-making e as próprias sessões de multiplayer, enquanto outros usam métodos diretos P2P para encontrar outros jogadores.

Dark Souls arena

Entre os títulos mais populares que podem ser danificados pelo fim do GFWL estão: Grand Theft Auto IV, da Rockstar; Dark Souls, da Namco Bandai; Warhammmer 40,000: Dawn of War II, da THQ; e Street Fighter IV, da Capcom.

Conteúdo para baixar

O GFWL não apenas cuida dos jogos e dos seus modos online, como também de qualquer conteúdo para baixar ou extensões (DLC) para os títulos. Entre os maiores estão os cinco cenários DLC para o Fallout, começando com Operation: Anchorage e terminando com Mothership Zeta.

Mothership Zeta PC

A campanha opcional Minerva’s Den, do Bioshock 2, também era dependente do GFWL, mas um patch da 2K Games trocou o uso do serviço da Microsoft pelo Steamworks. Quem possui o game, com ou sem a extensão, pode transferir a licença de uso para o Steam seguindo as instruções deste guia (em inglês).

Acessando conteúdos salvos e outros aspectos do jogo

Para acessar o conteúdo salvo para muitos títulos, é necessário fazer a identificação na sua conta Games para o Windows Live, mesmo que queira jogar no modo singleplayer. Alguns títulos como Batman Arkham City, por exemplo, fazem o contrário: salvam o conteúdo na nuvem e permitem salvar e carregar o jogo de qualquer lugar, mesmo que o GFWL não esteja funcionando.

O GFWL também pode cuidar de outros aspectos do jogo, como o bate-papo com voz, organização da lista de amigos, rankings e conquistas. Muitas conquistas precisam ser alcançadas antes do fechamento do GFWL para dar o empurrão no seu Gamerscore por meio das suas contas Microsoft.

Alívio no Steam

Algumas das questões relacionadas ao fechamento do GFWL estão sendo cuidadas graças a patches e a implementação no Steam. Batman Arkham Asylum, Batman Arkham City e Bioshock 2 já receberam “Conquistas Steam”, com achievements idênticos àqueles encontrados no GFWL.

steam achivements

Esse é um grande começo, já que o Steam é uma plataforma online estabelecida e mais estável que o Games for Windows Live. Uma das formas mais fáceis que os estúdios podem escolher para se preparar para o encerramento do GFWL é transferir os conteúdos para a API do Steamworks. Essa ferramenta permite que os jogos se integrem totalmente com o cliente Steam. Ela também dá acesso aos recursos de rede, autenticação de jogador, match-making e bate-papo com voz. O Steamworks ainda oferece integração com a Comunidade Steam e seus grupos de amigos e, como mencionado acima, fácil migração das listas de conquistas. Como bônus final, os jogos podem usar o Steam Cloud para ajudar a gerenciar o conteúdo salvo, além de ter opções anti-trapaça.

Bioshock 2 Reg

No geral, o Steamworks parece um maneira ótima de preservar a funcionalidade de muitos jogos. Muitos títulos do GFWL também estão disponíveis no Steam. A grande questão é se e quando os estúdios irão se adaptar, se eles irão optar por algum outro sistema, ou se simplesmente deixarão seus jogos perderem recursos ou deixarem de funcionar. A Microsoft parece não se importar que o Age of Empires Online morra completamente quando o GFWL se encerrar. Mas, o que farão os outros estúdios?

E qual é a sua opinião sobre o fim do Games for Windows Live?

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários