Por que gostamos (e não gostamos) do aplicativo Facebook Messenger

O Facebook anunciou que está pondo fim ao serviço de mensagens de seu aplicativo para celular, forçando os usuários a baixar e usar o app Facebook Messenger para poder conversar com amigos por meio da rede social. Aqui no Softonic, temos diferentes opiniões sobre a decisão do Facebook: Jon não está muito contente, enquanto Suzie apoia a ideia completamente. Vamos ver o porquê.

Jon: o Facebook não deve nos forçar a usar o Messenger

Instalei o Facebook Messenger quando foi lançado, por curiosidade, mas fiz a desinstalação em seguida, preferindo ter tudo o que for relacionado com o Facebook em um único app. O serviço de mensagens funciona bem no app do Facebook, então por que instalar outro programa? O Facebook é famoso por gastar muita bateria, e não quero ter mais aplicativos do tipo no celular.

Como já informamos aqui, o Facebook está eliminando o serviço de mensagens de seus aplicativos para iOS e Android. A medida poderia ter como objetivo tornar o app mais leve e rápido, permitindo que a rede social adicione novas funções ao Messenger sem problemas, por exemplo as Chamadas de Voz.

Mas para as pessoas que simplesmente usam as mensagens do Facebook para chats rápidos, é irritante ter que abrir outro app. Não uso o Facebook para trocar mensagens de texto como faço com o WhatsApp, mas parece que é isso o que o Facebook quer. Estou feliz com minha experiência atual no iOS (com um iPhone 5S), e realmente não quero começar a encher minha tela de início com outros aplicativos do Facebook. Infelizmente, o Facebook está planejando todo uma suíte de apps para seus serviços, e parece que os usuários do iOS terão de fazer uma pasta separada só para isso.

O Facebook diz que a divisão de um app em vários vai melhorar a performance de cada um, mas, até agora, não acho que seja o caso. Até a ágil transição entre os apps no iOS leva tempo, e é irritante quando você vai do seu Feed de Notícias para uma conversa.

Outra coisa confusa sobre a expansão do Facebook Messenger é o WhatsApp. Agora este app também é parte do Facebook, mas qual será seu futuro? O CEO do WhatsApp, Jam Koum, prometeu que nada mudaria, mas, ao mesmo tempo, é muito estranho uma empresa manter dois serviços concorrentes.

O Facebook tem um histórico de criação de apps ineficazes, que usam muita bateria. Não quero ser forçado a usar um app de mensagens extra que use recursos do celular e precise rodar o tempo todo em segundo plano para funcionar bem. Trocar de um app para outro nunca será tão confortável ou rápido como fazer tudo isso dentro de um único software.

Suzie e Jon discutem vantanges e desvantagens do Facebook Messenger

Suzie: Não vejo a hora de que o serviço de mensagens seja eliminado do app do Facebook

Realmente gosto de usar um aplicativo dedicado do Facebook Messenger. Instalei o app quando surgiu no mercado e nunca mais olhei para trás. Como uso um iPhone 4 com iOS 7.1, nota-se que o app do Facebook é bastante lento; e ter de usá-lo como app de mensagens não facilita a minha experiência de usuário.

Sim, um app do Messenger pode ser um pouco desajeitado, exigindo alternância constante entre o bate-papo e a rede social, mas é muito mais amigável. E estou acostumada à velocidade baixa do antigo modelo de iPhone quando rodo a maioria dos apps.

O celular também é um dispositivo em que uso voluntariamente o Facebook e o Messenger de forma 100% individual. Para mim, as funções Feed de Notícias e Messenger têm objetivos diferentes, o que é suficiente para justificar dois apps separados.

No desktop, uso o Facebook para checar meu Feed de Notícias, deixando o Messenger em segundo plano; no celular, sou mais propensa a usar o Messenger como app de chat, ou para falar com os amigos. Apesar de eu recorrer principalmente ao WhatsApp para chats, tenho tendência a usar o Messenger um pouco também, ao contrário do Jon. Ter um app separado facilita muito a comunicação com os amigos via Facebook.

Com todas as atualizações e mudanças programadas para o Messenger, especialmente a chegada das recém-adicionadas chamadas de voz, acredito que faz muito mais sentido se o Messenger se torna um app individual. Apesar disso, concordo com o Jon que é estranho o Facebook expandir seu produto para competir diretamente com o WhatsApp. Claro, isso poderia ser também uma forma deles aumentaram a participação no mercado.

Em qualquer caso, ficarei feliz de pôr fim às notificações duplicadas no meu app do Facebook e deixar as mensagens apenas para o Messenger.

Você não pode combater o inevitável

Independentemente de como você se sinta sobre isso, a mudança vai chegar em breve tanto para usuários do Android como para do iOS. Você pode ser um dos primeiros a conferir a novidade fazendo o download do Messenger para iOS ou Android.

O que você achou do Facebook Messenger? É uma boa ideia?

[Artigo original em inglês]

Artigos Relacionados:

Carregando comentários