Por que meu Android não funciona? O Z-DeviceTest tem a resposta

Por que meu Android não funciona? Z-DeviceTest tem a resposta

“Querido celular, o que está acontecendo?”, perguntei ao meu Android que não funciona. Como ele não me respondeu, comecei a buscar um aplicativo de diagnóstico de hardware. E descobri o Z-DeviceTest.

Em questão de dois anos, inclusive o melhor dos dispositivos Android começa a apresentar problemas. Tanto faz a marca ou o valor que você pagou: seu precioso telefone celular tem data de validade. Um dia, será abatido pela foice da obsolescência programada, tática usada pelos fabricantes de eletrônicos para obrigar as pessoas a comprarem novos gadgets todos os anos.

Entre as avarias mais incômodas estão falhas nos sensores de proximidade, que fazem com que a tela se desligue ao fim de uma chamada, e nas antenas wi-fi, que deixam o aparelho desconectado quando você está em casa, por exemplo. Mas também surgem erros em outros componentes. E assim vemos cartões SD desaparecerem, apps sendo abertos com lentidão e baterias que se esgotam facilmente.

Em alguns casos, saber o que acontece com seu Android é muito difícil (fonte)

Para obter mais informações nesse contexto, interrogar seu Android é inútil: não há funções que ajudem a entender o que ocorre. Mas, felizmente, existem apps grátis que ajudam a comprovar o funcionamento de cada “órgão” do aparelho. São recursos extremamente úteis para reunir informações antes de ligar para o serviço técnico ou levar seu smartphone à loja do bairro.

Z-DeviceTest: 33 análises de hardware em apenas um app

Um dos melhores apps de diagnóstico para Android é o Z-DeviceTest. São mais de 30 testes que comprovam o correto funcionamento do hardware de celulares e tablets. Algumas pessoas acreditam até que deve ser o primeiro app que você deve rodar em um telefone recém-comprado com a finalidade de ver se há anomalias que podem ser consertadas dentro do período de garantia.

As verificações disponíveis são as seguintes:

  • Câmeras (frontal e traseira)
  • Antenas (Rádio, GPS, wi-fi, Bluetooth, NFC, GSM / UMTS)
  • Sensores de movimento (acelerômetros, giroscópio, gravidade, aceleração, passos)
  • Tela
  • Bateria
  • CPU e memória
  • Som (saída e entrada)
  • Saídas áudio/vídeo
  • Emissor de infravermelho
  • Conexões USB
  • Vibração
  • Sensor de luz e proximidade
  • Sensores atmosféricos (pressão, temperatura e umidade)
  • Sistema operacional

O Z-DeviceTest não se destaca pelo design, mas sim pela qualidade e quantidade de ferramentas de diagnóstico. Para abri-las, basta tocar algum de seus ícones. Se o teste estiver disponível, você verá uma marca verde sobre o botão; caso contrário, haverá duas aspas vermelhas. A disponibilidade de um teste depende da possibilidade de reconhecer ou não um hardware.

Z-DeviceTest no meu Nexus 4 com Android 5.0 Lollipop

Cada teste traz uma planilha de dados que, às vezes, é atualizada em tempo real. É o caso, por exemplo, do exame dos acelerômetros – que são os sensores encarregados de medir a orientação do smartphone no espaço e a velocidade de giro. Alguns dados são muito técnicos, mas a análise dá uma ideia do status do funcionamento de cada componente.

Outras verificações são mais sofisticadas. A mais impressionante é a do GPS, que mostra a posição e disponibilidade dos satélites de posicionamento ao mesmo tempo em que os dados de localização: longitude, latitude, velocidade, elevação, azimute… Além do tempo que o GPS demora para fixar a primeira posição.

A maioria dos testes permite comprovar rapidamente a saúde destes elementos tão importantes a partir de dados proporcionados pelo Android, mas que o próprio sistema operacional nunca apresenta diretamente aos usuários. Com o Z-DeviceTest, é possível saber também do que seu celular é capaz, comprovando se o que os fabricantes dizem é correto.

Mas nem todas as análises funcionam. Se seu celular tem um hardware exótico, é possível que o Z-DeviceTest não consiga acessá-lo. Também pode acontecer de o celular ou tablet não ter determinados componentes. Alguns testes podem fazer com que o app se feche inesperadamente, mas são falhas que o autor tenta corrigir a cada atualização do aplicativo.

Uma segunda opinião grátis

Ao suspeitar de que algo não funciona bem no seu Android, é útil executar o Z-DeviceTest para delimitar o alcance do problema e fazer que a comunicação com o serviço técnico seja mais eficiente. Por exemplo, você pode fazer uma captura de tela de um dos testes e enviá-la via WhatsApp.

Por que essa funcionalidade não vem de fábrica no Android? Porque o Google opina que é uma tarefa dos fabricantes. Por isso mesmo existem apps oficiais de algumas marcas, como Samsung Smart CareXperia Diagnostics. A vantagem do Z-DeviceTest, neste sentido, é que é um app universal, compatível com celulares que carecem de apps de diagnóstico oficiais.

Baixar Z-DeviceTest para Android

[Artigo original em espanhol]

Imagem de abertura: Fraunhofer, Analogic Corp.

Carregando comentários