Por que eu deixei o Google Drive pelo Office Online

Depois de muitos anos ​​com o Google Drive, eu troquei pelo novo Office Online. As razões são muitas e podem até mesmo ser as suas.

Era uma vez um usuário apaixonado pelo Google Drive. Não foi amor à primeira vista, a interface não é tão sexy para perder a cabeça imediatamente, apesar de ter sido realmente um grande serviço. A história começou como uma amizade, mas depois de um tempo, como muitas vezes acontece entre o usuário e o aplicativo, foram se conhecendo cada vez mais.

Ele começou a tratá-lo com cuidado, a entregar mais documentos confidenciais, e a interface respondia com novas funções inesperadas. Entre um documento de texto e uma planilha, antes que pudesse perceber, juraram amor eterno.

Mas, como um velho amigo meu costumava dizer, toda história tem um começo e um fim. Depois dessa fantástica lua de mel, passaram alguns meses, e o Google Drive começou a negligenciar a sua interface e não renovar suas funções, que eram sempre as mesmas. Ele, o nosso usuário, lentamente começou a perder o interesse nos seus aplicativos, continuou a usá-los, mas a paixão por aquele editor de texto não era mais a mesma.

E então um dia ela apareceu. Bastou uma mudança de nome, de Office Web Apps para o Office Online, e permitiu que ele experimentasse seu salvamento na nuvem, sua sincronização e seu layout perfeito, para ajudá-lo a esquecer o que foi o seu grande amor.

Esta história contada na terceira pessoa na verdade é a minha, aquela de um ávido usuário do Google Drive, que de repente viu-se mudar para uma versão online quase de um dia para o outro. Por quê? Por várias razões…

Edição muito mais fácil e completa

Trabalhar no Office Online é quase como utilizar os programas no Windows, e isso é uma vantagem enorme. Eu cresci usando o Word, Excel e companhia e estou acostumado a trabalhar com estes programas e, para dizer a verdade, eu acho que eles funcionam bem.

O Google Drive sofria de inexperiência, manifestada por meio das poucas funções e de uma interface muito textual e pouco visual. No Office Online, eu achei de novo a barra de ferramentas e o Ribbon, introduzidos no Office 2007. Há uma infinidade de tipos de letra e os recursos principais são imediatamente visíveis e de fácil acesso.

Interface do Word no Office Online

A outra grande vantagem é o corretor ortográfico: o serviço do Google não tem um e usa o do navegador. Com o Office Online, você pode escolher entre todos os disponíveis, com a diferença que, embora ali sejam pagos, aqui são grátis!

Integração no ambiente de trabalho

Admito que a maior parte do tempo no qual utilizo o Drive ou o Office, também estou conectado à internet em casa ou na redação. Mas também tenho que trabalhar em documentos offline, talvez na estrada ou em um lugar isolado. Enquanto com o Google Drive eu tenho que baixar o arquivo e enviá-lo novamente, com o serviço da Microsoft há uma integração direta com os programas no PC.

Edição no PC ou online

Eu criei um arquivo do Word, escrevi por um tempo e depois o deixei no OneDrive. No dia seguinte eu abri o documento e na barra superior escolhi Editar documento > Word: o arquivo foi aberto com o programa do computador.

Desta forma, eu fui capaz de editar o documento, enquanto eu estava usando o laptop fora da casa e, assim que eu tive uma conexão novamente disponível, salvei no OneDrive diretamente no Word, como se fosse uma unidade de disco rígido do computador.

Diferentes opções para gravação de um documento

Office 2013 permite salvar os arquivos diretamente no OneDrive

Além disso, agora que o Office Online é gratuito também para Android, eu posso fazer o mesmo com meu celular, ou seja, criar e editá-los com o Office no meu dispositivo. E se você tem um iPad, você também pode fazer o mesmo.

Conversão mais eficaz e linear

Como observado pela mesma empresa de Redmond em seu blog, a conversão de arquivos com o Office Online funciona melhor que no Google Drive, respeitando quase sempre o formato e a aparência do documento original que vamos abrir.

Apresentação no PowerPoint Online

Apresentação carregada no Office Online

É quase desnecessário dizer que o conteúdo criado nas versões desktop de Word, Excel e PowerPoint se integram melhor na suíte online da Microsoft que no Google Drive. Mas a vantagem não é um detalhe insignificante, uma vez que os arquivos com os quais trabalhamos diariamente são criados com as versões desktop do Office.

Mesma apresentação carregada no Google Drive

Apresentação carregada no Google Drive

O Google Drive sempre requer uma etapa extra quando você precisa abrir um documento. Você precisa carregar online, pré-visualizar, abrir e depois converter no formato compatível com um dos aplicativos do Google. Só que, em muitas vezes, o Drive não respeita a formatação original, como na imagem acima.

Além disso, com o Office Online eu pude fazer o upload de arquivos PDF e depois editá-los. Nas poucas vezes que isso aconteceu, a conversão dos arquivos PDF em DOC foi praticamente perfeita.

O Google Drive continua a ter o seu porquê, mas a vida (digital) continua

Embora haja muitas razões pelas quais eu gosto mais do Office Online, o Google Drive continua a ter suas vantagens. Em primeiro lugar, o fato que, se você usar os diversos serviços de Google, e até mesmo o Chrome, você pode fazer quase tudo com uma única conta, como anexar um arquivo do Drive diretamente para o Gmail.

Anexando arquivo no Gmail, hospedado no Google Drive

Anexar um arquivo do Drive no Gmail é fácil

Eu achei o Google Drive até mais rápido, você pode escolher o formato de download e converter os arquivos para PDF antes de baixá-los, a organização do conteúdo é melhor e ele funciona bem.

Apesar disso, a interface mais atraente, as ferramentas poderosas e a integração da suíte com a área de trabalho me fizeram mudar, escolhendo entre os dois, o Office Online.

Mas, por outro lado, uma parte do meu coração estará sempre com a velha paixão. E tratando-se de aplicativos, e não de um relacionamento real, eu posso usar tranquilamente os dois serviços e tirar partido dos benefícios, certo?

Descubra no nosso artigo o que o Office Online oferece em detalhes

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários