Como prevenir e recuperar senhas roubadas

O roubo de senhas é um dos crimes digitais mais comuns que existe. Diariamente, milhares de pessoas têm seus e-mails, contas bancárias, páginas em redes sociais e muito mais invadidos. A importância das senhas nas nossas vidas aumenta gradativamente e ter cuidado com elas é fundamental.

Nós já explicamos como ter a senha mais segura possível, mas isso nem sempre é tudo… Infelizmente, pode acontecer de vacilarmos e alguém se apoderar de nossa “vida digital” e causar muitos estragos. Neste artigo, mostramos como se prevenir e agir em caso de roubo de senhas:

1. Como saber se a senha foi roubada?

Alguns sinais de que sua senha foi roubada são muito claros, outros, nem tanto. Por exemplo: o gatuno que a roubou não fez nada (ainda!) e sua senha continua a mesma…Em outros casos, acontece o mesmo que na figura abaixo:

Quando a senha para de funcionar, algo está errado… Recebeu e-mails estranhos pedindo para que você complete os dados de algum formulário? Um link para redefinir a senha? Provavelmente é uma página que quer roubar sua senha – tal estratégia é conhecida por phishing e o resultado pode ser desastroso…

Conta de Twitter hackeada

Por outro lado, não é porque você conseguiu usar a sua senha que está tudo a salvo… Se alguma coisa estranha acontece, se faltam e-mails ou configurações que você tem certeza que estão diferentes, provavelmente você está diante de um malandro que já agiu, mas ainda não estragou tudo… Como descobrir? Em algumas páginas, existe o histórico de uso do serviço. O Gmail é um exemplo:

Qualquer discrepância pode ser motivo para aumentar a prevenção. Fique de olho!

2. Detecte keyloggers e programas de acesso remoto

Keyloggers são programas úteis para recuperar dados perdidos – inclusive senhas – e que, nas mãos de gente mal-intencionada, permitem rastrear tudo o que é digitado no computador. Um dos mais conhecidos é o Revealer Keylogger e podem causar estragos enormes, especialmente em PCs sem antivírus.

KL-Detector é um programa muito útil para encontrar keyloggers. Não requer instalação e, depois que você roda o programa, uma simulação é feita para detectar possíveis espiões.

Programas de acesso remoto também são a porta de entrada para ladrões de dados pessoais. Com a conexão aberta e o servidor instalado em modo silencioso, o ataque pode ser invisível, como se o bandido estivesse sentado ao seu lado, na frente do PC.

Monitores de processos avançados ajudam a identificar o que está em execução e é suspeito.

3. Hora de chamar o exército: antispywares e firewalls

Usar um antispyware é o próximo passo, ainda que nem todos os keyloggers sejam identificados. Às vezes, é necessário usá-los em conjunto com os antivírus e torcer prá dar certo… SUPERAntiSpyware é uma boa alternativa para varreduras rápidas e eficientes.

Depois de eliminar os keyloggers e outros vírus, falta ajustar a sua rede: foi por ela que eles entraram no PC. Hora de ativar o firewall do Windows ou baixar um no Softonic. Um bom firewall, além de prevenir infecções, também prender o ladrão dentro do seu PC.

Lembre-se que ter o PC livre de invasores também depende da maneira que você navega pela rede. Mas, como controlar isso? Aí vão algumas dicas:

– Não use a mesma senha para mais de um serviço;

– Melhore a segurança da sua rede sem-fio (caso tenha uma, claro);

– Muito cuidado com programas de chat;

– Pense duas vezes antes de completar qualquer cadastro na Internet.

Já passou por algum apuro? Qual foi a solução que você encontrou?

Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".