Preview do Evolve confirma expectativa: será um jogão

Já falamos do Evolve há uns meses, testamos o jogo em uma fase bastante antecipada e as impressões que nos deixou foram realmente positivas. Na E3 2014, pudemos analisá-lo melhor, e isso só confirmou o que já sabíamos: o Evolve será um grande título multiplayer.

Para quem não esteve em Los Angeles, Evolve foi uma das sensações da E3 e ganhou quatro prêmios Game Critics Awards, incluindo o Best of Show – o melhor jogo da feira. Ou seja, não é um jogo qualquer, mas possivelmente um dos games do ano.

Evolve foi uma das grandes sensações da E3

O Evolve é dos criadores do Left 4 Dead, e assim como aconteceu com aquele game, este novo jogo promete revolucionar e talvez fazer evoluir o conceito multiplayer. O que vi na E3 2014 não era radicalmente diferente do que já havia experimentado em fevereiro. O jogo conserva sua essência intacta, em que um grupo de quatro pessoas, atuando em equipe, deve lutar contra um gigantesco e poderosíssimo monstro controlado por um quinto jogador.

No entanto, na feira, já era possível ver um título mais completo, mais equilibrado e que indicava já estar em fase final de produção (começa a ser vendido em 21 de outubro). Também foi possível ver mais personagens e um terceiro monstro chamado Kraken, totalmente diferente dos anteriores.

Kraken e os novos personagens

Kraken, o monstro em forma de lula que flutua no ar como uma medusa tem duas características principais: a primeira é a habilidade de voar. A segunda habilidade são ataques a distância, lançando bolas de energia. Contra ele pesa o fato de que é o monstro mais fraco de todos.

Também foram apresentados os últimos quatro caçadores. Haverá, no total, três para cada uma das classes (Assalto, Caçador, Médico e Apoio). Talvez o mais diferente seja Maggie, uma caçadora cuja característica única é a companhia de um estranho animal-cachorro que fareja a localização do monstro, sendo o único personagem além dos animais que aparecem no mapa controlado pela IA.

Kraken consegue voar, mas é um dos monstros mais fracos

Ação e tensão multiplayer

O Evolve é um jogo orientado à ação, mas sempre pensei que também tinha um ponto de tensão incômoda. Se você é caçador, vive em estado de alerta, buscando um monstro tremendamente forte que tentará se alimentar de animais para evoluir e tornar-se ainda mais poderoso. Como monstro, a tensão provém dessa perseguição constante, essa sensação de ameaça e encurralamento por um grupo de energúmenos que deseja sua morte.

Os mapas são enormes, e a nova fase mostrada (The Dam) apenas confirma isso. Este ponto adiciona um ar de exploração e mais incerteza às primeiras partidas. Até agora, todos os níveis que vi têm uma grande tendência a serem terrenos elevados e pequenos vales. Talvez para fomentar emboscadas e o uso do jetpack dos caçadores.

Novo cenário confirma largura do mapa

Em ponto de partida

Muitos detalhes do Evolve ainda precisam ser melhorados e, obviamente, há coisas que não foram ditas. Fiquei com a dúvida pessoal sobre se três monstros iam ser pouco paraa um jogo que tem potencil para ser ainda maior. Não sei por quê, mas sinto que, no futuro, haverá ainda mais personagens e fases. De qualquer forma, é a demonstração absoluta de que a Turtle Rock Studios sabe bem o que faz, e que o sucesso alcançado com o Left 4 Dead não foi sorte, mas sim o resultado do talento e de um trabalho bem-feito.

Confira todos os artigos sobre a E3 e nossa opinião sobre as prévias

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários