Primeiras impressões do novo Google Maps para iOS

A nova versão do Google Maps finalmente chegou aos dispositivos iOS – iPad incluído – da Apple. E a boa notícia é que o que era bom, ficou ainda melhor, mas com algumas ressalvas… O novo Google Maps para iOS tem visual e navegação completamente renovados, assim como o novíssimo recurso “Explorar”.

Está claro que muitas coisas foram chupadas da versão 7.0, recentemente lançada para quem tem um Android – e o “Explorar” está entre elas. Mas, a pergunta que fica no ar é simples: será que quem tem um iOS, finalmente poderá usar um aplicativo de mapas confiável?

Evidentemente que isso vai depender do “gosto do cliente”. Mas, é óbvio que o pessoal do Google trabalhou duro para tentar superar o Maps e o Nokia Here.

Para começar, a função “Explorar” permite que você encontre diversos tipos de POIs (pontos de interesse), entre eles bares, restaurantes, lojas, hotéis e opções de lazer e cultura. Para ativá-la, basta realizar uma busca:

Incrivelmente intuitivo

Talvez, esta seja a melhor maneira de definir o Google Maps para iOS. O menu de opções está localizado ao lado esquerdo da barra de buscas.

Nele, estão as camadas de “Trânsito”, “Transporte Público”, “Bicicleta”, “Satélite” e um link para o “Google Earth”. Além, claro, das demais configurações e ajuda.

Também ao lado da barra de busca, só que do lado direito, estão o ícone de rotas e o de informações sobre o seu perfil. No primeiro, você estabelece o destino para onde deseja ir a partir do seu local e o Maps oferece as melhores opções de trajeto em carro, transporte público ou à pé.

Além de mostrar a melhor rota para o seu deslocamento, você consulta o histórico completo das suas rotas, para não ter que repetir buscas.

No ícone do seu perfil, é possível editar dados como endereço de casa e do trabalho, além de consultar os lugares em que você esteve recentemente.

Como na versão para Android, dá para identificar claramente o visual minimalista – também ao estilo do Gmail e de outros produtos do Google – do Maps para iOS.

Mas, ainda faltam algumas funções…

A impressão é que o Google estabeleceu como objetivo lançar um aplicativo de mapas para iOS que funcionasse, independentemente da quantidade de recursos. Se esta era a ideia, deu certo: o Google Maps para iOS funciona.

Entretanto, ainda faltam alguns detalhes: a otimização para iPad ainda não é perfeita, as camadas são limitadas apenas às imagens de satélite e aos mapas, existe um link “pega-bobo” para você instalar o Google Earth e pouco mais.

Além disso, esta nova versão traz uma espécie de “easter eggs de mapas” – você digita “ok maps” na barra de buscas para salvar no seu celular o trecho de mapa que você vê na tela – mas, que ainda só funciona nos States e na Inglaterra – frustrante…

Enfim, vale a pena o download? Sem dúvidas que o Google Maps é melhor que o aplicativo de mapas da Apple. Entretanto, o Nokia Here ainda dá um banho, sobretudo no que diz respeito à quantidade de recursos e funções.

E aí, já instalou o Google Maps no seu iOS? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Carregando comentários