Qual é a versão que eu estou usando do…?

Toda vez que eu vou instalar algum programa, dou uma olhada nos requisitos mínimos para ver se vai funcionar direito no meu computador. Saber, por exemplo, qual é o Windows que eu uso é fácil, mas a coisa fica mais complicada com outros dados como DirectX, Java, Flash ou .NET Framework.


Consultar a opção Sobre (ou About, se estiver em inglês) é suficiente para saber qual é a versão da maioria dos programas.

Que versão de DirectX estou usando?
O processo é muito simples. Vá a Iniciar>Executar e escreva dxdiag. Aperte o botao Não da janela que se abre pedindo se quer verificar os controladores. Depois de alguns instantes aparece a janela final com a versão de DirectX.


Que versão do Windows eu tenho?

Realmente você não sabe qual é o seu Windows? Não se preocupe, às vezes pode acontecer mesmo… Vá a Iniciar>Executar e escreva winver.

Ok, agora já sei, mas meu sistema é de 32 bits ou de 64 bits?
Também há solução para sabermos isso. Utilize o atalho de teclado Win+Pausa para abrir a janela de Propriedades do sistema. O campo Tipo de sistema tem a resposta certa para sua pergunta.

Quais os Service Pack instalados no meu PC?
Os Service Pack são os pacotes com atualizações do sistema que a Microsoft publica periodicamente para corrigir erros e turbinar o Windows. Estes pacotes são acumulativos, de forma que o computador que tem o Service Pack 3, terá o 2 e o 1 também instalados. Clique Iniciar>Executar e digite winver.

Que .NET Framework estou usando?
Diferentemente do que acontece com os Service Pack, o .NET Framwork não é acumulativo e você pode instalar várias versões não correlativas de forma independente. Para saber quais são as versões que tenho, eu utilizo .NET Framework Detector ou Framework Detector. Ambos programinhas fornecem informação detalhada.

Que versão de Java eu tenho?
Abra o Painel de Controle e clique no ícone de Java para abrir o painel específico da ferramenta. Finalmente, entre na aba Geral e clique em Sobre…

Que versão de Flash estou usando?
Esta dá pra saber quase sem fazer nada. Basta acessar esta página na internet e ler o quadro de Version Information.

Carregando comentários