Quanto consomem aplicativos mobile para chat, chamadas de voz e vídeo?

Quanto megabytes (MB) são consumidos para enviar uma foto no WhatsApp? E para uma chamada de vídeo com o WeChat? E uma telefonema com Viber?

Aqui está um panorama completo dos dados de consumo dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares para chat e VoIP: WhatsApp, Viber, Skype, LINE, Facebook Messenger e WeChat.

Muitos de nós temos planos de dados de internet para smartphones, com limites de tráfego mensal. Por esta razão, é importante saber quanto os aplicativos “consomem”.

Nós escolhemos os 6 apps mais utilizados para chats, chamadas de voz e vídeo e calculamos a quantidade de dados de tráfego usados, para entender qual é o mais conveniente.

Como nós calculamos o consumo

O teste foi realizado com um celular Android Galaxy S com Android 4.3. Para calcular o consumo exato de cada programa, nós bloqueamos o tráfego de entrada e saída dos dados, exceto o referente ao app monitorado. Para isso, utilizamos um firewall para Android que não requer root:  o Mobiwol No Root Firewall.

Screenshot firewall

Nós levamos em conta apenas os dados de consumo dos aplicativos quando eles estavam em primeiro plano, para que outras tarefas não pudessem afetar os dados coletados.

Por fim, para medir o consumo em diferentes operações, usamos critérios uniformes: o mesmo texto de 200 caracteres, incluindo espaços, para mensagens; a mesma foto de 75 KB para enviar e receber imagens, áudio chamadas de 60 segundos para ligações e chamadas de vídeo de 30 segundos. Vejamos o resultado.

WhatsApp, o rei do chat

Enviar mensagem : 0,94 KB

Receber mensagem: 1,88 KB

Enviar foto: 86,85 KB

Receber foto: 84,15 KB

Enviar localização: 485,56 KB

Receber localização: 20 KB

WhatsApp logoPara enviar e receber mensagens, o WhatsApp parece ser, em média, a opção mais econômica. Mesmo para fotos, ele se comportou bem, mantendo a qualidade, mas o envio da localização é um pouco abaixo da média em comparação aos concorrentes. Enfim, a sua reputação é merecida. E ainda que ofereça menos recursos que outros concorrentes, ele ajuda a não gastar todo seu plano de dados em apenas um programa.

Recomendado para quem? – excelente para todos, mas especialmente para aqueles que utilizam massivamente o bate papo.

LINE: sticker, sticker, sticker

Enviar mensagem: 8,96 KB

Receber mensagem: 9,21 KB

Enviar sticker: 6,00 KB

Receber sticker: 5 KB

Enviar foto: 61 KB

Receber foto: 56 KB [*]

Chamada áudio: 374 KB

LINE-appO LINE é, entre todos os app testados, o que mais consumiu dados. Oferece muitos recursos e, se você adora etiquetas, emoji e emoticons variados, é um produto atraente. Ainda mais porque a troca desses adesivos divertidos afeta pouco o tráfego de dados comparado à concorrência.

Já o envio de uma mensagem consome uma quantidade enorme de kilobytes. Enviar e receber fotos não gasta tantos dados. O problema é que as imagens são compactadas e o resultado é questionável. As chamadas de voz consomem pouco, mas a qualidade é sofrível.

Recomendado para quem? – Para aqueles que preferem conversar com imagens bonitinhas… e consumir muitos dados.

[*]: A foto que usamos para calcular o consumo de envio de dados é a mesma do teste inteiro. O LINE aplicou uma compressão de imagens drástica. Você pode reparar que a quantidade de dados necessários para enviar a fotografia do teste é inferior ao peso original da mesma.

Viber, o faz-tudo

Enviar mensagem: 1,66 KB

Receber mensagem: 1,58 KB

Enviar foto: 256,69 KB

Receber foto: 196 KB

Chamada áudio: 553,32 KB

Enviar sticker grande: 10 KB

Receber sticker grande: 70 KB

Enviar doodle: 44,12 KB

Receber doodle: 47 KB

Enviar localização geográfica: 696,32 KB

Receber localização geográfica: 10,24 KB

viber-iconO Viber enriqueceu  sua quantidade de funções e é agora um dos aplicativos de comunicação mobile mais completos do mercado. Para mensagens, é bastante barato. Já para envio de imagens é um dos programas que mais consomem dados, bem como para dizer a localização geográfica.

O consumo de dados para chamadas telefônicas corresponde à média dos outros concorrentes.

Recomendado para quem? – Para aqueles que querem um produto completo, mas, principalmente, usam para transmitir mensagens e chamadas.

Facebook Messenger, o comilão de dados

Enviar mensagem (com geolocalização): 36,36 KB

Receber mensagem (com geolocalização): 29,61 KB

Enviar sticker Like: 12,46 KB

Receber sticker Like: 11 KB

Enviar sticker grande: 555 KB

Receber sticker grande: 12 KB

Enviar foto: 29 KB

Receber foto: 135,28 KB

facebook-messenger-iconAs mensagens consomem muitos kilobytes. Sem geolocalização, o consumo diminui de 36.36 KB até 10 KB, que, ainda sim, é uma enorme quantidade. Enviar e receber um adesivo não fica tão caro.

A troca de fotos é desequilibrada. Para enviar uma imagem o aplicativo consome poucos dados, mas para receber a mesma ele consome quatro vezes mais.

Recomendado para quem? – Para quem usa o messenger do FB o tempo inteiro e passa a maior parte do tempo conectado numa rede wireless. Este aplicativo “bebe” como uma Ferrari consome gasolina. É muita coisa.

WeChat, muitos serviços e consumo razoável

Enviar mensagem: 3,95 KB

Receber mensagem: 1,43 KB

Enviar foto: 120 KB

Receber foto: 150 KB

Chamada vídeo: 1,66 MB

Chamada áudio: 593,92 KB

Enviar localização: 178 KB

Receber localização: 3 KB

WeChat logoO consumo de dados para as mensagens está na média. Em compensação, o gasto para a troca de imagens é bastante alto.

Dentro da média estão também as chamadas de áudio, vídeo e compartilhamento de localização, que não afetam seu plano de dados.

Recomendado para quem? –  O WeChat oferece muitos serviços que consideramos razoáveis. É bom para quem tem a predisposição multimídia e possa contar com um plano de tarifa menos limitado.

Skype, chamadas de vídeo mais baratas

Enviar mensagem: 66 KB

Receber mensagem: 20 KB

Chamada de vídeo: 573 KB

Chamada áudio: 798,72 KB

Enviar foto: 194,84 KB

Receber foto: 194,56 KB

Skype logoO Skype consome bastante dados para trocar mensagens escritas ou compartilhar fotos. As chamadas de áudio não são baratas em termos de tráfego de dados. Contudo, nas chamadas de vídeo, não há rival. O app tem o melhor desempenho entre os aplicativos do gênero. Especialmente se comparado com o WeChat. A qualidade do Skype, deste ponto de vista, é acima da média.

Recomendado para quem? – Para quem prefere as chamadas de vídeo, seja para uso pessoal ou trabalho.

Cada um com seu aplicativo, mas na dúvida…

Cada aplicativo testado tem pontos fortes e fracos. Se você pretende economizar, o ideal é instalar usar os serviços que são mais barato que a concorrência.

Isto significa: o WhatsApp para mensagens, chats e fotos, Viber para chamadas de áudio (considerando a “qualidade/preço”), o Skype para chamadas de vídeo, o LINE para emoticons e adesivos, o WeChat para comunicar a localização e o Facebook Messenger para… nada!

Obviamente a comodidade pode ser afetada. Além disso, nem todos os aplicativos oferecem todos os serviços que você quer.

Por isso, o Viber parece ser a melhor solução pela quantidade de serviços, qualidade e consumo de dados. Se colocarmos o Skype para chamadas de vídeo, os dois seriam a melhor solução.

Sem dúvida, o aplicativo mais inútil é o Facebook Messenger, que continua a ser uma escolha sensata para aqueles que fizeram do Facebook a peça central do próprio mundo virtual e vivem eternamente conectados à uma rede sem fio.

Já escolheu seu programa de comunicação favorito?

[artigo original em italiano]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários