Como remover programas que iniciam com o Windows?

Fechar os programas executados automaticamente é um dos métodos mais eficazes para acelerar a inicialização do Windows. Vamos explicar três formas de fazer isso.

Se você nota que seu PC é lento ao carregar o sistema operacional, isso pode ser pelos vários programas que são executados junto com o Windows.

Ao longo dos meses e anos, acumulamos cada vez mais softwares em nossos computadores. Muitos desses programas, mesmo se você não usá-los, se abrem junto com o Windows, e o deixam mais lento.

Mesmo em laptops que saem da loja, há sempre muitos programas que já vêm do fabricante (HP, Dell, Toshiba, Compaq, Acer, Asus, etc.) instalados no Windows e que se iniciam junto com o computador.

Muitos desses softwares de execução automática você pode vê-los na bandeja de sistema do Windows, na parte inferior do painel à direita. Há três maneiras de fazer para que não se abram mais de forma automática e para acelerar seu PC.

Com o utiltitário do Windows

O Windows tem um programa integrado para desabilitar a execução automática de programas. No Windows 8 se chama Gerenciador de Tarefas, enquanto no Windows 7, Vista e XP é o velho Msconfig que resolve a situação.

Com esse procedimento você pode desativar programas importantes e necessários para o bom funcionamento de seu PC, como o antivírus. Tome cuidado sobre quais processos você vai modificar. Em caso de dúvida, pesquise na internet o nome do programa e, se não descobrir o que é, melhor não desativá-lo. Neste artigo aconselhamos 20 processos do Windows que é melhor fechar.

Vemos os procedimentos a serem seguidos em Windows 8 e 7.

Procedimento 1: Windows 8

Se estiver usando o Windows 8, vá para a área de trabalho, mova o mouse sobre a barra das tarefas, e com o botão direito selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas.

Clique na barra de tarefas e selecione o Gerenciador de Tarefas

Ao abrir a janela do Gerenciador de tarefas, clique na aba Iniciar (Startup). A partir daí pode desativar os programas que não quer que sejam executados com o Windows. Para fazer isso, basta selecionar o programa e clicar em Desativar (Disable).

Listas de programas iniciados juntos com o Windows 8

Procedimento 2: Windows 7

O Msconfig é a utilidade integrada no Windows para  remover os processos em execução automática. No Windows 7 é suficiente clicar no botão de Início, digitar o comando msconfig na barra de pesquisa e pressionar Enter.

Digite msconfig no campo de pesquisa do Windows 7

Quando estiver dentro da Configuração de sistema, vá até a aba Início do Windows, remova a marca de seleção nos programas que você não quer que sejam executados ao iniciar o Windows e pressione OK.

Listas de programas iniciados juntos com o Windows 7

Programas especializados

Existem vários softwares capazes de realizar a mesma função do Gerenciador de Tarefas e do Configurações do sistema. Alguns deles, como o TuneUp Utilities, Glary Utilities e o CCleaner integram esse recurso como um acessório dentro de suas suites. Existem também outras soluções independentes e especializadas, dentro das quais destacamos as mais interessantes (e gratuitas):

Uma boa alternativa: Startup Delayer

Startup Delayer é um gerenciador de inicialização que representa uma alternativa interessante. O software permite que os programas executados automaticamente sejam carregados mais tarde, acelerando assim a fase da inicialização do sistema. Você pode escolher depois de quanto tempo os processos poderão serem executados (por exemplo, 2 ou 3 minutos depois do início do OS).

O primeiro passo para um PC rápido e eficiente

Eliminar os programas que são executados automaticamente ao iniciar o Windows é um primeiro passo importante para otimizar e acelerar seu computador.

[Artigo original em italiano]

E se quiser aprender a configurar o gerenciador de tarefas do Windows 8, leia nosso artigo!

[Atualização de um artigo publicado dia 11/08/2011 e modificado em 16/06/2014]

Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".