Ringo, o aplicativo que vai fazer você esquecer do Viber, Skype e cia

Este app me faz lembrar da música “Video Killed The Radio Star“. No meu smartphone, Ringo substituiu e matou o Skype e o Viber. Agora é um aplicativo indispensável, graças ao qual eu tenho economizado muito dinheiro.

A primeira vez que o meu colega Sam recomendou o Ringo eu ainda era cético. Por que eu pagaria por um aplicativo para fazer ligações se existem aplicativos como o Viber e o Skype?

Embora desconfiado, eu não me deixo condicionar pelos preconceitos. O desejo de explorar me incentivou a instalar o aplicativo. Talvez eu tenha baixado o app só quando descobri que era gratuito, por ser mão de vaca, como outro colega sempre me diz, e também porque as primeiras ligações são gratuitas.

Por isso eu instalei o Ringo no meu Android, mas eu também poderia baixar o Ringo em um iPhone ou Windows Phone.

Ringo: uma ideia simples e genial

Antes de ligar para a minha avó no exterior, eu queria saber como o aplicativo funciona. O excelente vídeo promocional ajudou a entender em linhas gerais como funciona. Ao ligar do celular para o número no exterior, o Ringo cria um número virtual e redireciona a chamada para um número local. Tudo sem que o destinatário tenha o app instalado: você pode, de fato, ligar tanto para celulares como para telefones fixos.

Ringo transforma o número do telefone em local para qualquer país

O conceito para o usuário é muito simples: você paga a taxa que corresponde à tarifa de uma chamada para um número fixo em seu país (se já estiver incluída no seu plano tarifário, você não paga), o resto é abatido do seu crédito no Ringo.

“Bem, parece pouco econômico, pois pago duas tarifas”… é isso que você está pensando? Nada poderia estar mais errado! As chamadas no Ringo são muito baratas (25% a menos que a concorrência, garantem), e as tarifas podem ser encontradas no site do Ringo.

Excelente qualidade mesmo sem internet

Tentei usar o Ringo pela primeira vez ligando para minha avó, que raramente se conecta ao Skype, ou quando isso acontece, eu estou quase sempre no trabalho, e nunca consigo falar com ela. Sem abrir o app, eu entrei na agenda do meu telefone e selecionei o contato.

Em vez de iniciar a chamada, o Ringo lançou um pop-up automático, que é executado toda vez que ligar para um número estrangeiro. A notificação informa que você pode ligar de forma mais barata usando o app. Basta apertar o Ringo call para usar o serviço alternativo.

Ringo Call ajuda a economizar uns bons trocados

A primeira chamada teve uma excelente qualidade. Com outras eu tive um pouco de atraso, e com uma em particular não ouvia a outra pessoa. Mas são problemas pontuais que ocorrem mesmo quando se utiliza a linha telefônica normal.

O que eu mais gostei do Ringo é o fato de não ser obrigatório ter uma conexão à internet. Este fim de semana eu estava no acampamento e eu só tinha cobertura de rede, sem acesso à internet. Em vez de mandar mensagens tristes via WhatsApp para o meu amigo em Roma, eu pude ligar gastando muito pouco e fazer uma pessoa (provavelmente) mais feliz.

Eu fiz a minha escolha. E você?

Assim que terminei o crédito gratuito oferecido pelo Ringo, eu recarreguei o crédito no próprio aplicativo usando o cartão, mas eu poderia fazer o mesmo no site oficial.

É fato: antes de experimentar o Ringo, eu não ligava muito para minha família e amigos no celular porque a minha companhia telefônica tem taxas exorbitantes para chamadas ao exterior. Por razões de qualidade da rede móvel, o Viber nunca funcionou bem e o Skype era a única solução, mas para conversar eu tinha que esperar os interlocutores estarem conectados no PC.

Agora, graças ao Ringo, eu voltei a ligar para todos em qualquer ocasião. Se eu precisar falar com alguém no exterior, ligo diretamente do meu celular, e se eu não quero escrever mensagens longas pelo WhatsApp, também.

Baixar Ringo para Android

Baixar Ringo para iPhone

Baixar Ringo para Windows Phone

Quer saber qual é o melhor app de VoIP? Leia a nossa comparação entre Skype e Viber

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários