Segurança na nuvem: apps para criptografar no Dropbox, OneDrive e similares

Como proteger seus arquivos armazenados na internet

Serviços para guardar arquivos na nuvem, como o Dropbox, são muito práticos, mas também estão expostos a muitos riscos. Usando as informações de login, os bandidos poderiam ter acesso total a seus arquivos. No entanto, graças a um aplicativo, você também pode proteger a sua privacidade na nuvem.

É necessário adotar uma abordagem específica para lidar com a questão da criptografia para serviços na nuvem. Na verdade, você não só irá proteger os dados do seu PC em casa, mas também de outros dispositivos a partir dos quais eles são acessados​​. O aplicativo que sugiro vai ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Boxcryptor

O BoxCryptor criptografa automaticamente todos os arquivos em um drive virtual. Os serviços de nuvem usados ​​no sistema, como OneDrive, Dropbox e Google Drive aparecerão automaticamente na BoxCryptor, unidade que permite adicionar manualmente pastas de outros serviços. Clicando no botão direito do mouse, o aplicativo irá automaticamente criptografar arquivos e pastas selecionadas pelo algoritmo AES 256-bit ou o RSA padrão com cifra 3072-bit.

Os nomes dos arquivos e dados não podem ser lidos fora do BoxCryptor. Isto significa que, sem a senha definida no aplicativo, a informação encriptada não pode ser usada – nem mesmo a nuvem pode fazê-lo. Com diversos aplicativos que foram disponibilizados para todos os principais sistemas, você pode acessar seus dados fora do escritório.

Baixar Boxcryptor para Windows

Baixar Boxcryptor para Windows 8 / Windows RT

Baixar Boxcryptor para Mac OS X

Baixar Boxcryptor para iOS

Baixar Boxcryptor para Android

Baixar Boxcryptor para Windows Phone

Baixar Boxcryptor para Blackberry

Baixar Boxcryptor para Google Chrome (Beta)

Viivo

Como o BoxCryptor, o Viivo está baseado em uma pasta de criptografia que pode ser colocada em uma unidade na nuvem. Isso permite que o aplicativo para Viivo suporte todos os prestadores de serviços de nuvem, assim, Dropbox, Box, Google e Microsoft OneDrive são reconhecidos automaticamente pelo Viivo e são também aqueles com os quais ele funciona melhor.

Além disso, graças à compressão automática de todos os dados criptografados, o Viivo ocupa um espaço reduzido de armazenamento na nuvem. O arquivo só pode ser desbloqueado para ser compartilhado com outros usuários do Viivo. Este app está baseado no algoritmo AES com 256 bit para os dados compartilhados sob a segurança do padrão RSA com 2048 bit.

Baixar Viivo para Windows

Baixar Viivo para Mac OS X

Baixar Viivo para iOS

Baixar Viivo para Android

Cloudfogger

O Cloudfogger também funciona com o mesmo princípio da BoxCryptor e criptografa todos os dados antes que sejam armazenados nos servidores do OneDrive e companhia. Durante a instalação, o Cloudfogger detecta os serviços mais importantes, como o OneDrive Dropbox e Google Drive.

Por meio de uma função especial que você pode compartilhar arquivos criptografados com outros usuários do Cloudfogger, sem revelar sua senha pessoal. Também neste caso, o aplicativo é baseado na criptografia AES de 256 bit.

Baixar Cloudfogger para Windows

Baixar Cloudfogger para Mac OS X

Baixar Cloudfogger para iOS

Baixar Cloudfogger para Android

Sookasa

O Sookasa só funciona com o Dropbox e é otimizado para este serviço. O aplicativo se conecta automaticamente à sua pasta Dropbox e criptografa todos os dados em uma subpasta segura com o padrão AES de 256 bit. Você pode compartilhar arquivos criptografados com alguém através de um link para download.

Graças às funções para grupo de trabalho, o Sookasa permite gerenciar como preferir até mesmo as permissões para usuários. Em caso de emergência, você pode bloquear o acesso aos dados para determinados dispositivos remotamente, e para tais grupos de trabalho também.

Baixar Sookasa para Windows

Baixar Sookasa para Mac OS X

Baixar Sookasa para iOS

Baixar Sookasa para Android

Safemonk

O Safemonk também trabalha apenas com Dropbox e está baseado em criptografia AES de 256 bits. Esse serviço cria uma subpasta no Dropbox, onde todo o conteúdo é criptografado automaticamente. Ao contrário do Sookasa, é muito fácil compartilhar conteúdo com outros usuários Safemonk via Dropbox. É possível desbloquear os links para download de contatos que não usam o Safemonk através do site do serviço.

Baixar Safemonk para Windows Vista, 7, 8

Baixar Safemonk para Windows XP

Baixar Safemonk para Mac OS X

Baixar Safemonk para iOS

Baixar Safemonk para Android

Como você pode ver, tornou-se fácil criptografar dados também na nuvem. Dependendo de suas necessidades, você pode escolher o serviço que lhe atenda melhor.

Por exemplo, o Boxcryptor é o único com aplicativo para Windows Phone e Blackberry; o Viivo comprime os dados criptografados e o Sookasa permite compartilhar dados com alguém que você gosta. Todos os serviços são baseados na criptografia AES de pelo menos 256 bits, garantindo um nível de segurança satisfatório e são gratuitas.

Para saber mais, conheça o BitLocker, a alternativa ao TrueCrypt para criptografar os dados no seu disco rígido do Windows.

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários