Qual sistema operacional móvel é o seu melhor parceiro de negócios?

Melhor sistema operacional móvel para produtividade

Qual é o sistema operacional móvel mais adequado às necessidades de quem usa o smartphone e o tablet para trabalhar? Analisamos o iOS, Android e Windows Phone, para escolher o sistema que torna a vida mais fácil. Os smartphones e tablets mudaram muitos de nossos hábitos.

Eles tornaram-se nossos companheiros, os nossos secretários pessoais, nossos instrumentos musicais, nossos rádios, nossos personal trainers. E também ferramentas poderosas para trabalhar. Por esta razão decidimos analisar o iOS, Android e Windows Phone para descobrir qual dos três sistemas operacionais é o colega de trabalho ideal.

Entre os fatores que analisamos estão a usabilidade do sistema operacional, sua confiabilidade, a qualidade e quantidade de categorias de aplicativos de negócios e produtividade, sua usabilidade, as opções de compartilhamento de arquivos e a integração com aplicativos de desktop. Vemos, então, o que oferecem os três sistemas operacionais mais populares para todos aqueles que precisam de um computador de bolso, que integra o arsenal de ferramentas de produtividade digital.

Duas premissas

Por mais potentes que sejam, os smartphones e tablets não podem substituir completamente um computador. Eles podem ser considerados complementos, ferramentas extras que complementam e completam as principais, que são (em relação às ferramentas de produtividade “padrão”) os aplicativos para o computador.

Um exemplo típico são os pacotes do Office. Os aplicativos para Mac ou PC são as ferramentas com as quais criar e modificar a maioria dos documentos. As contrapartes para dispositivos móveis (como o Office Mobile para Windows Phone, o iWork para iOS ou os apps de produtividade de Google Drive para Android) são úteis, mas principalmente para cuidar dos detalhes quando você está viajando, ou se outra opção não é possível.

Segunda premissa: deve ser feita uma distinção entre smartphone e tablet. Este último, em função do tamanho da tela, está mais próximo de um computador clássico que o smartphone.

iPad and iPhone

Diante disso, e dado que os tablets Windows não rodam no sistema operacional Windows Phone, mas no Windows 8 (Apple e Google têm o mesmo sistema operacional para seus smartphones e tablets), não iremos levá-los em consideração.

Bom ambiente: bom amigo

Como acabamos de dizer, um dispositivo móvel, pelo tamanho de sua tela, é inevitavelmente menos conveniente de usar que um computador quando se trata de trabalhar, por exemplo, em documentos, planilhas e apresentações. Por esta razão, é particularmente importante que o sistema operacional esteja organizado de forma racional, seja fácil de usar e confiável.

Windows Phone ganha na simplicidadeDo ponto de vista da quantidade de itens com os quais você precisa se ​​familiarizar com o seu telefone ou tablet para explorá-lo a fundo, o iOS 7 e o Windows Phone se posicionam melhor que o Android. Eles têm interfaces claras, que fornecem uma curva de aprendizagem rápida, enquanto o Android requer um pouco mais de esforço, porque é mais dispersivo.

Mas há uma desvantagem: o sistema operacional do Google tem muito mais ferramentas. Se tomarmos, por exemplo, a versão Samsung do Android, teremos quase 100 apps e widgets, cerca de quatro vezes mais do que os presentes por padrão no iOS 7. Isso significa que mais possibilidades de personalização, mas também mais tempo antes de conhecer tudo a fundo.

Se é certo que o iOS 7 tem menos ferramentas padrão em comparação com as versões mais opulentas do Android, o sistema operacional continua a ser rico e eficiente. A simplicidade do Windows Phone, que mencionamos acima, corresponde a um conjunto limitado de ferramentas. Isso pode, no entanto, ser apreciado por alguns usuários, que têm necessidades limitadas e querem satisfazê-las da forma mais simples possível, sem investir muito tempo e energia. Então, para resumir: o Android ganha em quantidade de ferramentas, o Windows Phone pela essencialidade e o iOS na relação entre usabilidade e recurso.

O escritório no seu bolso

Google Drive productivity appsCada um dos três candidatos tem um específico pacote de apps de escritório de referência: o Windows Phone tem, é claro, o Microsoft Office Mobile, o iOS 7 tem PagesNumbersKeynote, o Android tem o Google DocsGoogle SheetsGoogle Slides.

Não estamos falando de exclusividade. O Microsoft Office Mobile, por exemplo, está disponível também para iOS e Android. Mas, para cada OS a integração com os apps da “família” é obviamente melhor. As três suítes não diferem muito em termos de qualidade, muito alta em todos os três casos. O Office Mobile está incluído gratuitamente em todos os aparelhos Windows Phone. As versões dos programas da suíte para iOS e Android também são gratuitas, mas se você não tiver uma assinatura do Office 365, não é possível editar os documentos e funcionarão apenas como simples visualizadores.

Os três programas da Apple (Pages, Numbers e Keynote) são pagos, e existem somente para iOS, enquanto o Google Docs, Google Sheets e Google Slides são gratuitos e estão disponíveis tanto para Android como para iOS. No Android, no entanto, a integração com o sistema operacional e o resto dos apps do ecossistema Google torna o pacote particularmente atraente.

Ecosistema Google

O círculo virtuoso de Gmail, Google Calendar, a nuvem do Google Drive, Google Maps e Google Translate, só para citar alguns, faz com que os aplicativos para escritório da Google sejam muito mais que uma coleção de ferramentas para o trabalho: quase poderíamos considerá-los a raiz da uma árvore frondosa que oferece frutas doces e gratuitas, cuja sombra você nunca poderia se afastar, porque não precisa de nada mais.

A integração com o aplicativo web Google Drive, que permite que você inicie um trabalho no navegador de seu PC, continuá-lo em seu smartphone, editá-lo do Mac e mostrá-la aos colegas sobre o tablet sem qualquer interrupção, também é interessante. Além disso, permite a edição simultânea do mesmo documento por várias pessoas, e as opções de compartilhamento de arquivos são excelentes.

Um círculo perfeito de apps tão completos, portanto, é a escolha mais eficaz para aqueles que querem usar seu smartphone ou tablet como uma ferramenta de negócios móvel. E, claro, o habitat natural desta abundância de serviços é o Android.

Não existe apenas o Office!

Além dos aplicativos de produtividade clássicos dos vários pacotes de escritório, devemos também considerar outros complementos úteis para a produtividade. Há alguns que acreditamos que são de particular interesse.Evernote

O Evernote [Android | iOS | Windows Phone]: bloco de notas de qualquer tipo (notas escritas, áudio, foto), armazenamento, lembretes, listas de coisas a fazer, e tudo sempre sincronizado em qualquer dispositivo que você pode pensar. Praticamente indispensável. A versão para Windows Phone é instável: alguns usuários reclamam sobre bugs e uma falta geral de precisão na interface e nas funções.

wunderlistWunderlist [Android | iOS | Windows Phone]: para fazer uma lista de tarefas sempre sincronizada em todas as plataformas. No Android e iOS funciona muito bem. O aplicativo para Windows Phone, no entanto, não satisfaz os usuários, por causa de uma quantidade bastante significativa de bugs.
Divide

Divide [Android | iOS]: uma suite que integra muitos apps: um cliente de email, calendário, catálogo de endereços, um serviço de armazenamento de arquivos seguro, um browser para navegar anonimamente. Também sincroniza com os aplicativos da Google. Um microcosmo de trabalho sólido e gratuito.

IFTTTIFTTT [Android | iOS | Windows Phone]: um serviço quase mágico, que permite a criação de “conexões” entre vários aplicativos e serviços. Alguns exemplos: você pode configurar seu smartphone para passar do modo silencioso ao normal assim que você sair do escritório, ou que cada vez que um de seus contatos de LinkedIn muda de trabalho, esta informação seja automaticamente adicionada a uma planilha no Google Drive.

Um dos serviços mais inovadores nos últimos anos,  totalmente personalizável, e com infinitas possibilidades. A lista de apps úteis poderia ser interminável, e há para cada necessidade. Em termos de quantidade e qualidade, o sistema operacional Windows Phone é o menos favorecido, enquanto iOS e Android podem contar com uma rica oferta. Neste ponto de vista os dois sistemas operacionais são iguais.

O Android trabalhador

Work in progress Android Em conclusão, o sistema operacional móvel que melhor atende às necessidades de quem procura uma ferramenta de produtividade portátil, poderosa e completa é o Android. As razões: integra melhor que os outros todos os apps do ecossistema da Google (incluindo aqueles úteis para a produtividade), a suíte Office “da casa” é gratuita e oferece as melhores opções para o compartilhamento, e o Play Store é uma mina inesgotável de apps para negócios e trabalho.

No nível da usabilidade do sistema operacional o iOS é superior, mas este aspecto não é suficiente, neste caso particular, para preferir a Apple ao Google. Isso, no entanto, não significa que um iPhone ou um iPad não sejam bons colegas de trabalho. Com o lançamento do iOS, o novo gerenciador de arquivos do iCloud transforma o ecossistema da Apple em um instrumento melhor e mais usável também para fins comerciais.

Mas a gratuidade e completude da contraparte Big G, por enquanto, são imbatíveis. O Windows Phone, por outro lado, embora ofereça gratuitamente o Office Mobile, não parece ideal para quem procura um sistema operacional móvel rico e confiável: há menos aplicativos de produtividade em sua loja, às vezes menos completos daqueles de iOS e Android, e as funções do sistema são limitadas.

Veja também qual o melhor:

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários