Porque o Skype pode se tornar o comunicador mais legal do mundo

Skype para desktop permite adicionar amigos do Facebook

Uma coisa não dá para discutir: quando o assunto são chamadas de voz, o Skype domina o mundo. Para se ter uma ideia, o aplicativo, comprado em maio de 2011 pela Microsoft, responde por 40% de todas as ligações internacionais feitas no planeta. Levando-se em conta o tamanho da concorrência nesse setor, é um domínio equivalente ao do Google no mercado de buscas.

Mas se o Skype é lembrado por quase todo mundo quando o assunto são chamadas de voz de baixo custo, o mesmo não se pode dizer sobre os outros recursos que o app oferece, focados principalmente no mundo mobile. Nessa área, a empresa enfrenta uma concorrência bem mais forte e sua participação já é bem mais humilde. Afinal, quando queremos trocar mensagens com alguém, por exemplo, optamos pelo WhatsApp, Viber, Facebook Messenger e até mesmo o LINE. Estes apps são mais leves e práticos, trazem diversas funções que o Skype também traz (a maioria faz ligações, por exemplo) e, o mais importante: nossos amigos estão lá.

Mas a Microsoft sabe que o mundo mobile é o futuro e quer transformar o Skype no novo WhatsApp (ou no app comunicador mobile preferido das multidões). Para isso, a empresa de Redmond vem incorporando recursos que tornam o programa mais dinâmico e, claro, bem parecido com os rivais.

Confira abaixo cinco funcionalidades que podem transformar o Skype no comunicador mais legal do mundo:

O Skype vai localizar seus contatos via agenda do celular

Para localizar seus amigos no Skype, você sempre precisa do e-mail ou dos nomes de usuário. Agora, a exemplo do WhatsApp, o aplicativo da Microsoft, na versão para Android, conseguirá localizar nossos amigos automaticamente usando a agenda do celular. Logo, como você vê na imagem abaixo, não estranhe se o Skype solicitar autorização para acessar sua lista de contatos.

Skype agenda telefone

Melhor sincronização com o Facebook

Sincronizar contatos entre diferentes plataformas sempre foi complicado. Bugs são comuns e, muitas vezes, o resultado é tão ruim que seria melhor ter feito tudo à mão. Mas a partir da versão 6.18 do Skype para desktop essa interoperabilidade foi aperfeiçoada com ninguém menos do que o Facebook. O processo de assinatura e integração ficou bem melhor e você consegue visualizar todos os dados dos usuários importados da rede social.

Skype para desktop permite adicionar amigos do Facebook

As videochamadas em grupo do Skype agora são grátis

Até pouco tempo, as videochamadas em grupo eram um recurso reservado apenas aos assinantes do serviço premium do Skype. Mas em abril último a Microsoft resolveu liberar a funcionalidade a todos os usuários do aplicativo. E, para mostrar que o app quer brigar forte com WhatsApp e companhia, as videochamadas funcionarão não apenas no computador, mas também em todas as suas versões mobile, do Android ao iOS, passando pelo Windows Phone, claro.

Videochamadas gratuitas no Skype

O Skype vai aceitar comandos do Cortana, o “Siri” do Windows Phone

Ok, eu sei que esse recurso é restrito apenas a quem tem um celular com o recém-lançado Windows Phone 8.1, mas não deixa de ser legal. É que o Skype passa a aceitar comandos de voz do Cortana, o assistente de voz presente na nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft.

Skype e Cortana

Com essa integração, você poderá, por exemplo, ativar o Skype com um simples comando de voz. O mesmo vale para iniciar uma chamada de voz ou vídeo. Além disso, as notificações do aplicativo VoIP também aparecerão na Central de Ações da plataforma.

O mais legal: o Skype terá um tradutor de chamadas de voz

O título acima já resume bem qual será o próximo grande recurso do Skype – e que muitos consideravam algo reservado a um futuro distante. Sim, o app terá uma funcionalidade que traduzirá de forma quase simultânea as chamadas de voz feitas entre pessoas que falam idiomas diferentes.

Em outras palavras: você, brasileiro, pode falar em português com um americano, por exemplo (desde que ele não entenda a nossa língua, claro), que o tradutor no Skype tratará de transformar o que foi falado para o inglês. E vice-versa.

Para entender melhor, nada melhor que ver uma demonstração de como o recurso funciona na prática.


E aí? Você acha que todos esses recursos transformarão o Skype no seu comunicador predileto? Dê sua opinião em nosso espaço de comentário ou em nossas redes sociais (Facebook e Twitter).

Leia também

Carregando comentários