Como funciona o Spotify?

O Spotify possui um dos maiores acervos de música online, acessível a qualquer pessoa, assinante do serviço ou não. Neste artigo, você aprenderá a pesquisar, ouvir e compartilhar as canções deste player.

Para quem nunca o usou – ainda é recente no Brasil – Spotify reproduz milhares de músicas. No programa oficial, você pode fazer algumas coisas interessantes como:

  • Pesquisar canções, discos, artistas e escutar listas personalizadas
  • Não ficar preocupado com pirataria ou ilegalidade
  • Compartilhar músicas ou playlists com seus amigos
  • Instalar aplicativos específicos para o Spotify
  • Baixar ou escutar qualquer música desconectado da internet

No entanto, o Spotify faz mais. E é isso que você verá neste guia de introdução.

Como se inscrever no Spotify?

Para começar, você precisa baixar o programa oficial. O guia a seguir usa a versão do Windows para mostrar o procedimento, mas o Spotify está disponível para Mac, Android, iPhone, Symbian, BlackBerry e Windows Phone.

Também é preciso criar uma conta online. Existem dois tipos disponíveis:

Tipos de inscrição no Spotify: gratuito e pago

Account Free: permite ouvir a música do seu computador de graça, o tempo que você quiser, mas a cada três ou quatro músicas há anúncios publicitários. Se você for para o exterior em um país onde o serviço Spotify não está presente, você ainda pode usá-lo por 14 dias.

Você também pode usar o Spotify para celular, mas apenas no modo aleatório.

Premium: custa 14,90 reais por mês. Não existem anúncios, não há limite para ouvir (mesmo no exterior) e há a possibilidade de baixar localmente as músicas para ouvi-las offline.

Ao baixar uma canção no PC ou celular, você tem 30 dias para escutar. Após este período, você precisar se reconectar à internet para o Spotify verificar se a sua conta premium continua ativa.

Um lembrete: contas premium podem ser testadas por 30 dias de graça.

Como buscar as músicas?

Isto é, evidentemente, o coração do Spotify. Encontrar música é fácil: digite no campo de busca no canto superior esquerdo o nome de uma música ou de um artista. No nosso exemplo, procuramos o St. Vincent.

Na aba Visão geral, vemos suas cinco canções mais populares, os concertos agendados mais próximos de onde você está e os álbuns. A guia Artistas Relacionados sugere artistas que tem algo em comum com o que você procura, seja pelo estilo ou gênero. Por úlitmo, Biografia (Biografy) oferece sua história musical e fotos.

Interface geral do Spotify
O catálogo oferece canções e é praticamente impossível não encontrar o que você está procurando. Quando encontrar a música desejada, você pode criar listas de reprodução.

Como salvar álbuns, músicas e playlists?

Se você encontrar algo legal e quiser guardar, existem duas opções:

  • Usar uma lista de reprodução existente ou criar uma nova.
  • Adicionar na seção Your Music.

Para adicionar música a uma lista, clique com o botão direito do mouse na música e selecione Adicionar a…> Nova Playlist ou escolha uma já existente.

Como adicionar uma música à playlist do Spotify

Para adicionar música à seção Suas músicas, clique com o botão direito sobre a capa do álbum ou na música e escolha Salvar.

Opção para salvar na sua coleção

Como compartilhar músicas?

Compartilhar com seus amigos é tão simples quanto salvar. Clique com o botão direito sobre o disco, música etc. e escolha Compartilhar…

Na guia Postar no feed, você compartilhará a canção nos mídias sociais (Facebook, Twitter, Thumblr). Já na opção Enviar para… , no entanto, você enviará sua dica diretamente alguém do Spotify.

Você pode compartilhar suas músicas de duas maneiras

Você também pode compartilhar usando o link HTTP da música ou do álbum: basta clicar sobre uma música ou um álbum, selecionar Copiar o link HTTP e colá-lo em um e-mail ou chat.

E não fique preocupado se o destinatário não instalou o Spotify: ao clicar no link, o seu amigo será redirecionado para a versão online do Spotify e poderá escutar a música sem problema.

Como adicionar amigos?

Se você associou o perfil do Facebook com o Spotify, todos os seus contatos da rede social aparecerão automaticamente na lista de amigos na aba Seguir (quarta coluna à esquerda da interface). Além disso, a música que você ouve será publicada automaticamente sua linha do tempo.

Se você não tiver o FB e o Spotify associados ou se você estiver interessado em adicionar um contato que não usa o FB, ainda pode adicioná-lo à sua lista de contatos. Basta apenas saber o nome do usuário.

No canto superior esquerdo, no campo que você usa para procurar música, digite spotify:user:USERNAME. Você será levado para o perfil do seu amigo. Ao clicar no botão Seguir, irá adicionar a seus contatos do Spotify.

Para seguir alguém, clique no botão Seguir

A partir de agora, você pode enviar recomendações de músicas com o processo que acabamos de descrever acima. Obviamente, ao adicioná-lo como um contato no seu perfil, ele também poderá fazer o mesmo. Todas as sugestões de seus amigos e suas conversas são armazenadas em Mensagens.

Como editar seu perfil e conta?

Se você clicar no seu nome de usuário no canto superior direito da interface e, depois, em Perfil, você será levado para as configurações no seu perfil público. Aqui, você pode gerenciar as pessoas seguidas e descobrir quem o segue. Ao se tornar amigo de alguém no Spotify, esta pessoa tem acesso ao que você escutou e as suas listas.

Amigos do Spotify tem acesso as suas atividades

Se você clicar no seu nome de usuário e em Conta…, a página de edição da conta será aberta.

As músicas na fila

Além disto tudo que você viu, o Spotify permite a criação de listas instântaneas. Escolha uma música, clique com o botão de música do mouse nela, selecione Adicionar à Fila e pronto: você criará uma lista de reprodução descartável. As canções são tocadas uma após a outra até acabar a lista.

Localizando Apps

O Spotify tem uma lista de aplicativos que você pode instalar e usar.

Localizador de apps no Spotify

Ao acessar o Localizador, na coluna da esquerda, você pode navegar pelas listas, escolher o apps que o interessam e instalá-los com o botão verde Adicionarao lado de cada um deles.

Esses são aplicativos de aprofundamento músical, revistas online (algumas de grande prestígio, incluindo a Pitchfork, uma obrigação para qualquer amante de música) e calendários personalizáveis ​​de shows, mas também rádio, canais temáticos e apps oficiais de grupos.

Pithcfork é a bíblia da música independente

Os aplicativos que você instala formarão uma lista na coluna da esquerda na seção Main.

Como gerenciar a música armazenada no PC?

O Spotify permite incluir seu arquivo local em Spotify para ter toda a sua música acessível no mesmo aplicativo. A pasta Música, por padrão é automaticamente importada e também a biblioteca do iTunes. O Spotify é compatível com MP3, MP4, M4A, e M4R.

Pode encontrar o menu Arquivos locais na coluna da esquerda, na seção Sua música (Your Music).

Você também pode selecionar outras pastas onde guardar automaticamente a sua música local: basta ir para Editar> Preferências (Ctrl + P) e, no menu Arquivos Locais, selecione uma nova pasta em seu PC, clicando no botão Adicionar Origem.

Clique em Adicionar origem para redefinir pasta local

Sincronização

O Spotify, como dissemos, sincroniza as músicas em todos os seus dispositivos. Usando o menu Dispositivos, na coluna da esquerda da interface, você pode sincronizar os MP3s do seu computador e ou celular e até um máximo de 3.333 músicas selecionadas do arquivo Spotify para ouvir offline.

A sincronização pode ser feita através de um cabo USB ou via rede Wi-Fi, graças à aplicação mobile de Spotify (neste caso, os dispositivos devem estar conectados à mesma rede).

Ótimo serviço, apps mais ou menos

A única falha real que pode ser atribuída ao Spotify é a qualidade questionável do aplicativo para celualr, que sempre foi lento e instável. Uma pena, porque o serviço é muito bom e muito rico, especialmente se você tiver uma conta Premium.

No geral, podemos promovê-lo com uma boa nota e recomendaríamos a todos aqueles que ouvem música regularmente.

Você já viu o que nós usamos para escutar música na internet?

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários