6 termos de uso perturbadores provavelmente aceitos por você

Ninguém lê os termos e condições, todo o mundo sabe disso. No entanto, são esses documentos incompreensíveis e infinitos que definem o que os seus aplicativos favoritos e serviços têm direito a fazer com seus dados.

Depois do escândalo do experimento do Facebook, queríamos aprofundar o conhecimento sobre as condições de uso da rede social, mas também as do Google, Facebook, Amazon, Apple, Instagram e WhatsApp. Nós selecionamos os seis pontos mais surpreendentes para ter uma idéia melhor daquilo que aceitamos todos os dias sem perceber.

Google

O Google pode reutilizar, armazenar, reproduzir e modificar tudo o que você postar em seus serviços (YouTube, Google+, Google Play) para fins promocionais.

Quando você faz upload, submete, armazena, envia ou recebe conteúdo a nossos Serviços ou por meio deles, você concede ao Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, criar obras derivadas (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e exibir publicamente e distribuir tal conteúdo.

Accesse os Termos de Uso do Google

Facebook

O Facebook divide seus dados (identificação do usuário, lista de amigos e informações públicas) com muitos outros serviços, tais como Bing, Pandora, TripAdvisor e Yelp automaticamente, a menos que você saia manualmente.

Quando você visita um site ou aplicativo que usa a personalização instantânea, fornecemos ao site ou ao aplicativo seu número de identificação de usuário e sua lista de amigos (bem como sua faixa etária, localidade e gênero). O site também pode acessar as informações públicas associadas a qualquer uma dos números de identificação de usuário que recebe, que pode ser usada para torná-las instantaneamente personalizadas.

Acesse os Termos de Uso do Facebook

Ao subir uma imagem no Google, você permite a empresa reutilizar sua foto à vontade

Google pode reutilizar suas fotos para fins promocionais…

Amazon

O Amazon pode vender seus dados a terceiros, como parte de uma transmissão entre empresas.

Como estamos sempre desenvolvendo nosso negócio, podemos vender ou comprar lojas, subsidiárias ou unidades de negócios. Nessas transações, as informações dos clientes são geralmente um dos ativos comerciais transferidos, mas ficam sempre sujeitas às promessas feitas em qualquer Notificação de Privacidade feita (a menos, evidentemente, que o cliente autorize de outro modo).

Acesse os Termos de Uso do Amazon

Apple

Os aplicativos que você compra na App Store da Apple não pertencem a você.

Os produtos de software disponibilizados através da Mac App Store e App Store (em conjunto, os “Produtos App Store”) são licenciados e não vendidos para você.

Acesse os Termos de Uso da Apple

Você só adquire a licença do aplicativo no iTunes App Store

Você não “possui” nenhum dos aplicativos que você comprou na App Store…

Instagram

Em teoria, o Instagram é livre para fazer o que quiser com suas fotos.

Ao usar o app, você concede ao Instagram uma licença de uso não exclusiva, isenta de royalties, sub-licenciável e transferível sobre o conteúdo que você postar no ou através do serviço.

Acesse os Termos de Uso do Instagram (em inglês)

WhatsApp

O WhatsApp pode modificar as condições a qualquer momento, sem avisar a você. Em caso de alteração, serão os usuários que precisarão se informar. O mais preocupante: a mera utilização do aplicativo é um acordo tácito!

O WhatsApp reserva-se o direito de alterar ou revisar estes termos de uso a qualquer momento e é sua a responsabilidade de rever estes [últimos] em caso de alteração. Se você não aceitar os Termos e Condições revisados, a única solução é descontinuar o uso dos serviços do WhatsApp. O uso continuado do serviço do WhatsApp após quaisquer alterações a estes Termos de Uso implicará o consentimento e a aceitação.

Acesse os Termos de Uso do WhatsApp (em inglês)

Você não tem direitos autorais sobre as imagens postadas no Instagram

O Instagram pode usar suas fotos como lhe convier, em teoria…

Bom, agora você sabe um pouco mais sobre o que está fundamentado no Termos de Uso dos seus aplicativos favoritos. Se as condições de uso de serviços web e aplicativos não lhe convêm, apenas uma solução é oferecida: não usá-los mais.

Qual é a licença de uso ideal para você?

[Artigo original em francês]

Leia também:

Carregando comentários