Testes para medir a velocidade da conexão

Existem dezenas de sites na internet que prometem medir a velocidade da sua conexão. O que a maioria deles faz é um pequeno teste para calcular a velocidade de download e upload do computador.

Serviços como TestMySpeed, Bandwidthplace ou, o mais popular de todos, SpeedTest, medem o tempo que demora para transferir alguns arquivos da rede para seu PC e do PC para a internet. Os resultados desses testes nem sempre são precisos e podem variar muito dependendo do medidor que você usa. Também influem na análise os programas e os arquivos abertos que utilizam a internet (por exemplo, navegadores, players de rádio e televisão online ou gerenciadores de download). Antes de fazer o teste, melhor fechar tudo isso.

Dos três testes comentados, o meu favorito é o Speedtest. Além de medir a velocidade, permite comparar seus resultados com os obtidos por outros usuários da mesma área geográfica. Você também pode compartilhar com outras pessoas os dados de seu teste no Facebook ou no Twitter.

Mesmo que os resultados não sejam 100% confiáveis, medir a nossa velocidade de conexão em vários sites pode ser interessante para obter uma média e saber – de forma aproximada, claro – como está a saúde da nossa internet.

E para você, qual é melhor teste de velocidade de conexão?

Carregando comentários