The Sims 4: contamos os segredos para criar Sims únicos

The Sims 4 vai nos surpreender com o modo Criar um Sim, primeira novidade de tudo o que veremos e experimentaremos nesta E3 2014.

Como sabemos há alguns meses, The Sims 4 se centrará nos personagens, em fazer de cada uma das criaturas que povoam nosso bairro um indivíduo único, diferente e imprevisível. Morremos de vontade de vê-lo em ação, coisa que provavelmente poderemos fazer em questão de um mês, com a realização da E3 2014.

Por enquanto, podemos nos conformar – o que não é pouco – com os novos detalhes do modo Criar um Sim, graças ao trailer que a Electronic Arts colocou no ar. Nele, vemos este modo em detalhes, mas se escavarmos um pouco mais fundo, podemos deduzir algumas coisas que, apesar de não mencionadas no vídeo, são sutilmente sugeridas.

Adeus aos clones

Se algo me cansa no The Sims 3 é que, no geral, todos os Sims são muito parecidos fisicamente, sobretudo aqueles que o jogo cria aleatoriamente como habitantes do seu bairro. É possível que isso não aconteça mais no The Sims 4, já que o novo (e fácil de usar) editor do Sims permite modificar com precisão milimétrica cada um dos traços faciais e corporais do seu Sim – além, claro, de criar sims não tão proporcionais.

Como na vida real, haverá Sims de quadril considerável e ombros estreitos; gordinhos com pernas finas. Adicionalmente, diferentes etnias são agora muito mais visíveis. Tudo isso gera um realismo poucas vezes visto no jogo e uma infinidade de combinações.

The Sims 4 investe na personalização dos personagensThe Sims investe na diversidade para que seus personagens pareçam reais

Características físicas poderiam influenciar a personalidade

O nível de detalhes de Criar um Sim chegará ao ponto de oferecer a possibilidade de modificar o sorriso ou a forma de andar do seu Sim. Ao lado da forma física de cada um, isso pode influenciar a personalidade dele.

Por exemplo, um Sim que caminha rápido, com a cabeça levantada, é provavelmente mais seguro de si mesmo, e aqueles que tenham um sorriso bonito serão mais atraentes para os demais.

Vamos um pouco mais além. Por acaso, na vida real, nosso físico não influencia nossas atividades? Um Sim magrinho será melhor no esporte e poderá comer o que quiser sem engordar, graças à sua genética. Por outro lado, um gordinho pode ter mais dificuldade para o esporte mesmo que seja apaixonado por atividades físicas, e é provável que, mesmo que faça dieta e exercícios, ganhe peso com qualquer descuido da dieta.

Físico do Sim pode influenciar a personalidade

Até que ponto o físico influencia a personalidade dos Sims?

Menos traços, só que mais precisos

Que o físico influencie os traços dos Sims faz muito sentido, e mais ainda se levarmos em consideração que (ou, pelo menos, é o que se deduz do vídeo) só vamos selecionar três características por personagem no lugar de cinco, como até agora.

Tudo indica que os traços selecionáveis terão mais a ver com gostos e aspectos intelectuais, esses não muito influenciados pela aparência. Assim, tanto faz qual aspecto tenham, já que isso não se refletirá em propensões como o gosto pela leitura, a paixão pela ciência ou o romantismo.

Como no The Sims 3, seus traços influenciam o desejo de sua vida, esse objetivo difícil de conseguir, mas que proporciona uma grande recompensa. No The Sims 3, a recompensa eram muitos pontos de felicidade, mas, nesta ocasião, o jogo nos presenteará com algo mais, uma grande habilidade para nossa vida diária.

Nos exemplos do vídeo vemos que, se seu desejo vital se cumpre, os Sims terão habilidades tais como aprender rapidamente ou ter uma grande facilidade para se relacionar com outros personagens.

Habilidades restritas podem gerar surpresas na versão finalApenas três traços por Sim? Certeza que a limitação reserva surpresas

A importância da moda

No The Sims 3, o editor de Sims já oferecia muitas opções de personalização estilística de personagens. Você podia escolher partes de cima, debaixo, conjuntos completos e muitos acessórios. No The Sims 4, é certo que não se veem grandes alterações à primeira vista, mas espero que elas estejam lá.

Por exemplo, até agora, trocar as cores e estampas pré-definidas das peças de roupa era um pouco confuso, assim como salvar combinações para mais tarde. Isso exigia começar quase do zero sempre que fosse personalizar um sim.

The Sims 4 também vai estrear a função Style Book, que parece ser uma opção de conjuntos já salvos previamente, disponíveis não apenas para o sim em questão, mas também para todos os que você quiser editar. Com isso, ganharemos muitíssimo tempo ao trocar a roupa de nossos sims e escolher looks para ocasiões especiais.

Dado que a EA quer que, com o The Sims 4, dediquemos menos tempo a tarefas pesadas, não é de se estranhar que uma função similar à Style Book seja implementada também nos modos Comprar e Construir, permitindo salvar combinações de móveis, além das Coleções atuais ou dos quartos já configurados no The Sims 3.

Style Book traz ideias de roupas prontas para serem usadasAmantes da moda vão curtir o novo Style Book

O modo Construir está, enfim, mais simples

Falando do modo Construir, o trailer acaba com uma pequena prévia de como ele funciona. Não se vê quase nada, mas dá para ter uma ideia de que fazer reformas será mais simples que antes. Assim, vemos como é possível arrastar ambientes inteiros, e que não há necessidade de apagar paredes ou mover objetos de forma individual, algo especialmente cômodo quando queremos ampliar uma casa que já está mobiliada.

Se, a esta comodidade, somamos uma personalização mais confortável dos objetos, estaremos frente a um grande avanço na franquia The Sim. Desejamos conhecer este modo mais a fundo no próximo trailer do The Sims 4.

Personalização em The Sims promete avançar bastante

Construir será muito mais rápido do que no The Sims 3

O que veremos na E3 2014?

A Gamescom 2013 serviu para ver uma primeira demo jogável do The Sims 4, na qual apareceu de forma breve o modo Criar um Sim, que agora conhecemos melhor. Na E3 2014, possivelmente vamos dar mais um passo nessa direção, comprovando como é o modo Construir, assim como o modo Viver, um autêntico motor da franquia.

E você, do que mais gosta no The Sims?

[Artigo original em espanhol]

Leia também

Carregando comentários