Criador de personagens em Sims 4 impressiona, mas ainda é limitado

Uma personalização espetacular de sims, mas limitado… Foi essa a impressão que tive do Criar um Sim, editor de personagens do The Sims 4.

The Sims 4 ganhará, em algumas semanas, uma demo prévia ao seu lançamento, na qual você poderá experimentar o modo Criar um Sim. Tive acesso antecipado a ele e comecei a criar sims, que poderei incluir nas minhas partidas quando o jogo chegar ao mercado, no dia 2 de setembro.

Para começar, decidi usar a mim mesma como cobaia, criando um sim que é, basicamente, meu alter ego. Agora, conto um pouco mais sobre minhas primeiras sensações com o editor, um modo com grandes melhorias mas também um pouco de retrocesso com relação ao The Sims 3. Continue lendo para conhecer todos os seus segredos.

Modelando sims milimetricamente

O que mais me surpreendeu no modo Criar um Sim do The Sims 4 é o alto grau de personalização de rostos e corpos. Mesmo sabendo como o sistema funciona, já que o testei no ano passado, só agora vi todas as suas possibilidades.

Criar a fisionomia e a anatomia de um sim é tão simples como modelar seus traços com o cursor do mouse. A escolha de formas e tamanhos é lenta para que você possa decidir cada milímetro da forma de seu personagem.

The Sims 4 permite desenhar a fisionomia em milímetrosSelecione um modelo ou acesse os detalhes de uma característica; você decide

Quanto ao corpo, você pode modificar absolutamente qualquer zona: tronco, abdômen, seios, quadril, pernas, braços, pés. Nem alguns mods amadores de versões anteriores do The Sims haviam conseguido tamanho nível de detalhe.

Este mesma tipo de personalização pode ser aplicada aos rostos. Para cada característica (olhos, boca, nariz…), assim como para o rosto inteiro, você tem modelos pré-definidos que coincidem com aspectos típicos de todas as etnias. Mesmo assim, também pode manipulá-los um por um.

Com todas estas opções, tentei recriar a mim mesma. E tenho a sensação de que, se o sim criado não se parece mais a mim, não é pelas limitações técnicas do editor, e sim pela pressa e porque não tinha um espelho na minha frente para analisar cada um dos meus traços. Tenho certeza de que, se um amigo decidir me recriar no The Sims 4, fará um clone digital.

The Sims 4 inspirado na redatora MariaCom paciência, você pode criar um autêntico clone

O que aconteceu com as cores e texturas?

Mesmo que a personalização corporal e facial tenha me surpreendido positivamente, não posso dizer que o mesmo aconteceu com a roupa, os penteados ou os complementos. Se no The Sims 3 você poderia escolher qualquer cor para seu cabelo (e cada penteado tinha 4 tons selecionáveis) –  assim como qualquer outra cor e estampa a roupa ou os acessórios -, isso não ocorre no The Sims 4.

Criar um Sim inclui diferentes cores e estampas para cada roupa, acessório ou maquiagem. O mesmo acontece com os tons de penteados e pele, limitados a uma paleta bastante convencional.

Espero que esta limitação esteja apenas na demo e que, no jogo final, não haja estas barreiras, e isso porque poderia passar horas e horas editando cada detalhe do look dos meus personagens no The Sims 3… Me nego a perder isso!

A paleta de cores no Sims 4 é limitada se comparada aos jogos anterioresSerá que teremos cores infinitas de cabelo?

Decida seu caminho

Antes de terminar de criar meu alter ego, falta completar um aspecto muito importante: selecionar sua aspiração vital e suas qualidades.

Objetivos escolhidos pelo SimO desejo é um elemento-chave na vida dos sims

A aspiração é um desejo que seu Sim adoraria cumprir antes de morrer. Ela se divide em vários campos (esporte, criatividade, família, amor…) e, dentro deles, estão incluídos desejos específicos. Como uma de minhas paixões é a literatura, decidi que meu sim quer ser um autor reconhecido.

É preciso ver como estes desejos influenciam a vida do seu sim, mas o que já posso adiantar é que, selecionando uma aspiração, você desbloqueia uma característica bônus. No meu caso, é o “Muser“, uma qualidade que me dará “Inspiração” para algumas atividades.

Qualidade bônus é peça-chave para atingir aspiraçõesA qualidade bônus pode ajudar muito na sua carreira

Depois da Aspiração, faltará selecionar os traços; desta vez são três. Estes assemelham-se aos que já vimos no The Sims 3 e incluem de habilidades físicas a sociais, passando por aflições ou traços variados de carácter. No meu caso, ao tentar criar um reflexo da Maria real, optei pelos traços Criativa, Amante da Música e Gulosa, três das características com as quais as pessoas mais me definem.

Como você pode ver, passamos dos cinco traços do The Sims 3 a apenas três. Como isso afeta a personalidade dos sims? A princípio, você deveria limitar as opções, mas não será assim. A EA garante que os sims serão mais únicos do que nunca, o que se conseguirá unindo características próprias com o entorno e outros sims. Mas, para saber mais sobre isso, devemos esperar o lançamento do jogo.

Personagem criado e finalizado no The Sims 4Meu primeiro sim já está criado! Começo o próxmo?

Como serão as crianças e pessoas idosas? Teremos de esperar

Também teremos de esperar para saber como serão os sims em outras etapas vitais que não sejam a idade adulta, porque, na demo Criar um Sim, só dá para criar adultos. Apesar de já ter visto idosos, adolescentes e crianças em alguns trailers do jogo, a verdade é que sabemos muito pouco sobre eles. Supomos que sua evolução será parecida ao The Sims 3, mas não esqueçamos que, nesta ocasião, pularemos uma etapa vital: as crianças (os “toddlers“, em inglês), aspecto muito polêmico entre os fãs mais fiéis do The Sims.

Você já testou o novo criador de Sim?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários