Titanfall abre as cortinas para a nova geração dos jogos de tiro

Testamos Titanfall, o jogo de tiro mais esperado de 2014. O multiplayer online, com enormes robôs, pilotos ágeis e gráficos espetaculares fazem deste game a referência para a nova geração.

Claro, Titanfall não representa nenhuma revolução no cenário monótono do mercado de FPS. Mas, com a introdução de inovações pontuais e um bom equilíbrio entre estratégia e troca de tiros, entre jogadores experientes e novatos, adiciona recursos interessantes para o gênero, o que será uma fonte de inspiração para muitos jogos futuros.

Exclusividade da Microsoft, com lançamento para PC, Xbox 360 e Xbox One, Titanfall pode se tornar o novo Halo, ou pelo menos ser o motivo que fará muitos jogadores a optar por uma das plataformas da Live.

Titans e pilotos

Titanfall se passa em um cenário de ficção científica pós-apocalíptico, em uma área do universo chamada “The Frontier”, onde duas facções, a IMC (Interstellar Manufacturing Corporation) e a Milícia, lutam entre si.

No jogo você controla dois tipos de personagens: os Titans e os pilotos, humanos que controlam os enormes robôs. Ambos têm diferentes classes com características próprias, muitos dos quais só ficam disponíveis ​​depois de jogar várias partidas e adquirir experiência suficiente.

Os pilotos são extremamente ágeis, podem andar nas paredes e têm um jetpack que permite saltar mais alto e mover mais rápido. Além de um recurso especial permite ficar invisível para o inimigo por alguns segundos.

Os Titans são robôs gigantes. Eles são poderosos e têm um escudo que os protege, mas ele pode ser danificado, e os ataques então esgotam a energia do Titan. Seu movimento especial permite atrair balas do inimigo e, em seguida, atirá-las de volta ao oponente, ao invés de granadas ou lançar mísseis. Quando o Titan fica muito danificado, é preciso apertar rapidamente o botão de ejeção para ser disparado para cima, antes que o robô exploda.

Como diz o título do jogo, os Titans literalmente caem do céu. Na maioria dos modos de jogo, você começa como piloto e precisa juntar uma grande quantidade de pontos, ou esperar algum tempo, antes de chamar o Titan e vê-lo pousar perto de você.

Três modos de jogo, todos multiplayer online

Titanfall é jogado exclusivamente online e em multiplayer. No beta, os modos de jogo disponíveis são três: “Attrition”, “Hardpoint Domination” e “Last Titan Standing”, jogáveis em dois mapas: Angel City e Fracture.

Attrition é o modo mais acessível aos novos jogadores, já que se baseia em um sistema de pontos, determinado pelo número de inimigos mortos pela equipe. A primeira equipe a atingir o objetivo ou a que estiver na liderança quando o tempo acabar vence. Se você faz parte do time derrotado, ainda pode ganhar alguns pontos se chegar à nave de resgate, especialmente se você for o único sobrevivente.

Hardpoint Domination é um modo semelhante ao tradicional Capture the Flag (CTF, ou captura de bandeira), no qual você deve dominar os pontos-chave do mapa durante o maior tempo possível para marcar pontos. O Last Titan Standing, diferente dos anteriores, é o único modo em que todos começam com um Titan, vence a equipe que superou o adversário em melhor de três rounds.

Jogabilidade dinâmica, mas um pouco confusa

Titanfall é um jogo equilibrado nos principais elementos, e isso sem ser chato, muito pelo contrário. É rápido, definitivamente frenético, tanto em ação quanto em estratégia, com personagens que têm características diferentes, mas em geral não fazem a balança pender para nenhum lado.

A luta entre os Titãs e os pilotos, por exemplo, pode parecer um confronto entre um time da primeira divisão com uma equipe da várzea. Mas a agilidade dos pilotos e as armas de algumas classes deixam o resultado da luta em aberto.

Claro, um piloto pode morrer esmagado por um robô, um tiro é suficiente para matá-lo, e logo você terá a capacidade de montar em seu Titan para ficar em condição de igualdade, mas isso não significa que um robô é necessário para destruir outro mech. Basta pensar que saltar sobre um Titan pode comprometê-lo por poucos segundos.

Em comparação com outros títulos, Titanfall é muito acessível para jogadores não fanáticos, como eu. Algumas armas, como a pistola automática, são muito fáceis de usar, uma vez que ela mira automaticamente quando o alvo está perto o bastante do inimigo.

Os controles são intuitivos e as ações disponíveis não são complicadas. E mesmo que fossem para alguns, o excelente tutorial explica como usar os pilotos e robôs em cinco minutos. Além disso, os personagens controlados pelo computador tornam mais fácil a tarefa de matar os inimigos e, no geral, o game mais divertido.

A próxima geração está aqui

Se somarmos a isso os gráficos espetaculares com grande atenção aos detalhes (que, naturalmente, exigem especificações técnicas elevadas), podemos dizer que este é o primeiro FPS verdadeiro da nova geração.

Claro, ainda está em teste beta, e o produto final pode ser muito diferente, mas as chances do produto final ser ainda melhor do que o testado são grandes. O jeito é esperar o lançamento oficial do game, marcado para 11 de março no Brasil.

Jogou Titanfall? Confira cinco dicas fundamentais para vencer.

Carregando comentários