Transforme seu celular em uma TV ao vivo


Já pensou em gravar e compartilhar vídeos ao vivo e em tempo real? Apenas com o celular na mão e a câmera ativada, qualquer pessoa pode “assistir ao seu canal”. Mas, para quê? Simples: imagine que você foi a um show incrível ou resolveu escalar o Pão de Açucar. Transmitir estas imagens ao vivo pode ser muito legal.

Programas como Qik, Bambuser e Ustream gravam e transmitem ao vivo qualquer vídeo que você fizer pelo celular. É mais ou menos como usar a webcam do PC: a principal diferença é que, no celular, um plano de dados parrudo é imprescindível.

Como funciona?

Depois de criar uma conta no Qik, Bambuser ou Ustream, você terá um canal exclusivo para suas transmissões. A URL (endereço do canal) é exclusiva e você compartilha com quem quiser. Neste canal, serão exibidas as imagens escolhidas para serem compartilhadas.

Mas, quem pode ver meus vídeos?

Estes aplicativos permitem que você defina o grau de privacidade de cada transmissão. Assim, você pode escolher apenas os amigos ou toda a rede. No fim das contas, o que interessa é que todos os programas ajudam você a usar sua criatividade.

Qualidade da imagem e possíveis problemas

Claro que suas transmissões não serão em HD – há limitações com relação às câmeras dos celulares e aos serviços em si. A qualidade depende de vários fatores: velocidade da rede, aparelho e serviço escolhido.

Outro aspecto é o consumo excessivo de banda – tais aplicativos sugam mesmo seu pacote de dados.

Quais celulares podem transmitir vídeo ao vivo?

Basicamente, Symbian, Android e iPhone. Estes sistemas operacionais têm como principais pontos fortes aplicativos e funções multimídia.

Qik tem versões para Android, Symbian, iPhone e BlackBerry.

Bambuser, para Android, Symbian, iPhone e Windows Mobile.

Ustream tem apps para iPhone, Android e Symbian.

Qual aplicativo eu escolho?

Os três funcionam de maneira parecida, com as mesmas funções e o mesmo nível de qualidade. Lembre-se que a velocidade da rede é importantíssima. O veredito é seu:

Qik – Foi o primeiro a aparecer. A versão para Symbian é uma das mais baixadas no Softonic. Entre suas principais opções estão: integração total com Facebook e Twitter, chat em tempo real e as configurações de privacidade avançadas.

Bambuser – Muito fácil de usar, também tem integração com redes sociais. Por outro lado, não dispõe de bate-papo.

Ustream – Bastante conhecido na web é o aplicativo que chegou mais tarde às plataformas móveis. Dos três, é o que teve menos delay no momento da transmissão.

Agora é com você: escolha o aplicativo, confira a velocidade da rede, o roteiro, ligue a câmera e mostre para o mundo, ao vivo, o que seus olhos vêem.

Carregando comentários