Transforme o seu Windows Phone em um telefone mais fácil de usar

Transforme o seu Windows Phone no telefone mais fácil de usar

Se você se sente perdido entre os blocos dinâmicos (ou tiles, em inglês) do seu Windows Phone, vamos mostrar como organizar melhor a tela inicial do seu dispositivo.

O Windows Phone é um dos sistemas operacionais de smartphones mais simples que há. No entanto, pode não ser suficientemente fácil ou intuitivo para seu gosto. Ou, simplesmente, você pode não gostar dos menus.

Às vezes, a interface fica lotada de tiles de aplicativos que não interessam e as páginas dos apps que você deseja usar estão escondidas e é quase impossível encontrar.

Neste artigo explicamos como simplificar a tela inicial do seu Windows Phone para satisfazer seus gostos e suas necessidades.

Tire tudo o que você não precisa

A primeira coisa a fazer é limpar a tela Iniciar e remover as peças que você não precisa. Para fazer isso, pressione aquelas que você deseja excluir e, depois que o tile ficar mais destacado que os outros, clique no símbolo da tachinha riscada.

Mude o tamanho dos tiles

Uma tela intuitiva e imediata precisa de botões grandes e bem visíveis. O Windows Phone permite que você altere o tamanho dos quadros, os mais importantes têm três tamanhos disponíveis (grande, médio e pequeno), enquanto outros não têm um tamanho maior.

Para alterar as dimensões dos tiles, pressione e segure a peça que você deseja alterar e depois toque na seta. Se você quiser alterar o tamanho de outros blocos, basta pressionar para editá-los. Quando terminar, pressione novamente sobre o tile que você está mudando para voltar à tela clássica.

Adicione à tela Iniciar o que você precisa

Você limpou a tela das coisas desnecessárias para o uso diário do smartphone. Mas e se todas as manhãs quiser ter acesso instantâneo à previsão do tempo para saber se ir para o trabalho de bicicleta ou de metrô?

Com Windows Phone você pode adicionar tiles com acesso direto a um aplicativo ou uma página específica de um aplicativo, como a busca de ônibus, uma lista de reprodução ou resultados ao vivo da Premier League.

Para adicionar um tile ou restaurar uma que você excluiu por engano, você pode selecioná-lo na lista de aplicativos. Segure o aplicativo e clique em pin to start (adicionar ao Início).

Se você quer colocar na tela iniciar uma página específica do próprio aplicativo ou um marcador do navegador, deve entrar no app e pressionar os três pontos no canto inferior direito. No menu que se abre, escolha a opção pin to start (adicionar ao Início).

À esquerda a opção pin to start. À direita a nova telha na tela Iniciar

Organize os tiles

Para deixar o seu Windows Phone mais fácil de usar, colocar em ordem os blocos na tela é um passo fundamental. Você pode mover para cima ou para o centro os que você usa com mais frequência, ou colocar na parte inferior os menos importantes.

Para mover os tiles, pressione e arraste para o novo lugar na tela.

Adicione um toque de cor à tela

A aparência também é importante. Na verdade, se não gostamos esteticamente de algumas coisas nem sequer faremos o esforço para aprender a usá-las, ou pelo menos aquelas que aprendemos a usar com mais disposição são também as mais bonitas. Portanto, uma tela inicial colorida, minimalista e bonita é essencial para tornar seu Windows Phone mais fácil para usar e dominar.

Você pode mudar o fundo e a cor principal dos blocos dinâmicos. Vá para Configurações (Settings) em seu telefone, que poderá encontrar na lista de aplicativos e selecione start e tema. Escolha um fundo escuro e uma cor que combine.

Escolha o que você quer ver na tela de bloqueio

Você quer tornar seu telefone ainda mais fácil de usar, de modo que não vai precisar nem desbloqueá-lo para saber se alguém ligou para você, enviou um WhatsApp ou etiquetou você no Facebook?

Acesse Configurações (Settings) e depois pressione na tela de bloqueio (lock screen). A partir daí você pode adicionar à tela de bloqueio os aplicativos que você deseja exibir imediatamente antes do acesso à tela inicial. Basta pressionar no + e depois selecionar aqueles que interessam.

Simplificar significa adaptar o Windows Phone às suas necessidades

Seu Windows Phone é agora mais personalizado e, sobretudo, se adéqua melhor às suas necessidades. Isso é sinônimo de simplicidade: você pode encontrar imediatamente o que você precisa, sem blocos inúteis.

Essa tela poderia servir de inspiração, com poucos blocos, ordenados por importância e por tema, os mais importantes acima e os links para os aplicativos abaixo.

Se você for um novo usuário do Windows Phone, leia os artigos do nosso Guia do Windows Phone.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários