Três maneiras de abrir arquivos do Word sem o Office

Semana passada, uma tia que está começando a usar computadores me perguntou como fazer para abrir um arquivo .DOC do Microsoft Word. Confesso que tomei um susto: como pode alguém não conhecer o Microsoft Office?

Logo depois, percebi que seria inútil tentar explicar o que era e, muito menos, fazê-la pagar pelo menos R$199,00 por um Office e, ainda por cima, instalar tudo… O desafio era fazer titia abrir, editar, salvar e até enviar por e-mail um documento do Word, sem ter o Office no PC. “Será que vai dar? Se minha tia conseguir, vou publicar um post no OnSoftware.” – pensei com meus botões…

Como você já chegou até aqui – sim, ela conseguiu, depois de muita suadeira – aí vão três boas alternativas ao editor de textos da Microsoft:

1. Google Docs

Se você receber o arquivo por e-mail, baixe-o para o seu computador, vá até o Google Docs e suba o arquivo. Claro que você precisa ter uma conta no serviço.

Clique no arquivo que você subiu e ele será aberto automaticamente no Google Docs.

Bingo! Agora, você consegue editar quase tudo, praticamente como no Word e, se quiser, usar sua própria conta do Google para enviar o resultado final por e-mail

2. Open Office

Faça o download do BrOffice – uma suíte de escritório grátis, em português e de código aberto. Logo depois, instale o programa e abra o editor de textos do BrOffice – também conhecido como Writer.

O programa é bem simples de usar e tem o visual muito parecido ao da Microsoft. É uma ferramenta de edição mais potente que o Google Docs só que menos simples, uma vez que requer donwload e instalação – que demora um pouco. Mesmo assim, depois de instalar o BrOffice você tem um “Office” completo, grátis e para toda a vida.

3. Microsoft Word Viewer 2003

Se você não precisa editar coisa alguma no documento, então esta é a melhor alternativa. Um aplicativo leve e rápido criado pela própria Microsoft. Permite que você abra e leia documentos do Word. Neste caso, lembre-se: nada de editar ou incluir texto no documento.

Titia conseguiu, vai lá que você também consegue.

Carregando comentários