Trocando o PC pelo Mac? Aprenda o básico do OS X em 30 minutos (parte 2)

Como se preparar para passar do PC para o Mac OS X

Você já passou do PC para o Mac? Ou você está pensando em fazer isso? Aqui estão as coisas que você precisa saber sobre o OS X para guiá-lo em seu novo computador.

No episódio anterior deste guia prático para os recém-chegados no OS X explicamos alguns conceitos gerais do OS X, essenciais para quem vem do mundo Windows e nunca usou um Mac: o que é o Finder, porque não há nenhum Menu Iniciar e como acessar o disco rígido.

Neste segundo capítulo iremos mais à prática e vamos explicar como fazer no OS X o que você fazia diariamente no seu PC com Windows.

Como mudar o fundo do desktop?

Basta selecionar o ícone de qualquer foto, clicar com o botão direito e selecionar Serviços > Definir imagem da Mesa.

Para alterar o papel de parede, basta clicar com o botão direito em uma imagem e escolher Serviços/Definir Imagem da Mesa

Há também outro caminho possível. Botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Alterar Fundo da Mesa e escolha entre as muitas opções. Você também pode navegar na biblioteca do iPhoto e selecionar lá o seu novo papel de parede.

Seleção de imagens para papel de parede

Usando o trackpad: onde está o botão direito?

O clique com o botão direito no mundo Mac sempre foi polêmico. Durante anos, não estava disponível. Era muito uma coisa do Windows. Depois repararam na sua utilidade. Mas como o mouse da Apple não tinha dois botões, inventaram um clique direito com a tecla CTRL no teclado e o botão esquerdo do mouse.

Hoje o problema está resolvido. O Magic Mouse funciona como um mouse padrão e, mesmo que as teclas não estejam à vista, clicar à direita do mouse funciona como o botão direito. Mas como fazer para quem tem um trackpad?

Fácil: vá às preferências do sistema (acabamos de ver como fazê-lo) e de lá selecione Trackpad > Tocar e Clicar e depois no menu Clique secundário selecione a opção que você mais gosta para o seu botão direito do mouse: um toque com dois dedos, ou um simples toque no canto inferior direito ou esquerdo.

Tela do menu Trackpad das Preferências do Sistema

Encerramento forçado de um aplicativo

No Windows você pode fazer isso com o Gerenciador de Tarefas. Com o Mac, use o atalho de teclado Command (Cmd)+ALT+ESC. Vai abrir uma janela onde você pode escolher qual aplicativo fechar.

Tela Forçar Encerrar Aplicativos do Mac

Como capturar uma tela?

Com o PC você costuma usar a tecla Print Screen/SysRq do teclado, que guarda uma foto da tela para depois colar em qualquer editor de imagem, ou usando a Ferramenta de Captura que está em Iniciar > Acessórios.

Com o Mac você pode usar o Capturar (em Aplicativos> Utilitários). Abra-o e no menu Capturar escolha entre as opções disponíveis (Seleção, Janela, Tela, Tela com Temporizador).

Mas há um método mais rápido: as combinações de teclas.

Command + Shift + 3: screenshot da tela inteira

Command + Shift + 3: screenshot da tela inteira

Command + Shift + 4: screenshot de uma área para selecioná-la com o mouse

Command + Shift + 4: screenshot de uma área para selecioná-la com o mouse

Command + Shift + 4 + Espaço: screenshot da janela selecionada nesse momento

Command + Shift + 4 + Espaço: screenshot da janela selecionada nesse momento

As telas capturada são salvas automaticamente no seu desktop. No entanto, se adicionar também o CTRL às combinações de teclas, a captura é simplesmente guardada no clipboard. Mas para ter sucesso nesta tarefa, você deve ter dedos ágeis. Ou ser um polvo.

E os acessórios?

Existem alguns programas que todo usuário de computador quer, porque eles são essenciais para o trabalho diário: um editor de imagem, editor de texto, um utilitário para descompactar arquivos, uma calculadora, um gravador de vídeo e áudio.

Aqui está onde encontrá-los no Mac.

Editor e Visualizador de Imagens: Aplicativos > Pré-visualização. Você pode ver qualquer tipo de arquivo gráfico (incluindo PDFs), mudar as cores, tamanho, inserir notas de texto, desenhos, girar e muito mais. Substitui o Paint e o Visualizador de Fotos do Windows, mas vai além.

Programa Pré-visualização é compatível com vários formatos de arquivos

Editor de texto: Aplicativos > Editor de Texto. Substitui o Bloco de Notas. As opções, no entanto, são muito mais numerosos e é muito mais parecido com um editor de nível médio.

Programa Editor de Texto

Descompactação de arquivos: Aplicativos> Stuffit Expander. Descompacta muitos formatos, incluindo 7Z, ARC, RAR, StuffIt, ZIP e TAR.

Programa Stuffit Expander

Calculadora: Aplicativos > Calculadora. Os três modos de exibição diferentes (clássico, calculadora científica e calculadora para programador) e os conversores para todos os tipos de unidades tornam esta calculadora um programa muito bom para aqueles que levam os números a sério.

Calculadora do Mac

Gravador de áudio e vídeo: Aplicativos > QuickTime Player. Um ótimo aplicativo, que grava áudio, vídeo (com a câmera integrada no seu Mac ou externa) e até mesmo faz vídeo do que acontece na tela.

Boot a partir de um CD ou um disco rígido externo

Você pode iniciar o Mac a partir de um disco externo com facilidade.

Inicialização de um CD: insira o disco no leitor (integrado ou externo) e reinicie o Mac (Menu Apple > Reiniciar), mantendo pressionada a tecla C no teclado até ouvir que o CD ou DVD estão “trabalhando”.

Inicialização a partir de HD externo/USB drive: conecte e ligue o disco a partir do qual pretende inicializar e, depois, ligue ou reinicie o Mac mantendo pressionada a tecla ALT. O OS X irá mostrar todos os discos rígidos instalados nos quais há um sistema operacional para poder iniciar o seu Mac. Escolha o que você quer e pronto.

Como formatar ou particionar um disco

Com o Utilitários de Disco (Aplicativos > Utilitários > Utilitários de Disco), você pode fazer muitas coisas, incluindo a formatação de um HD ou unidade flash USB, fragmentá-lo e repará-lo.

Tela do programa Utilitários de Disco

É muito fácil de usar e também permite criar imagens de disco.

Agora você está pronto para aproveitar seu novo computador. Como você pode ver, as novidades com as quais você tem que se acostumar são poucas. Tudo o que você fazia com o PC agora você pode fazer com o seu Mac, mas de outra maneira. Para se adaptar precisa de pouco tempo. Divirta-se!

Perdeu o primeiro artigo? Clique aqui para conferir mais dicas e truques do Mac OS X.

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários