Tudo o que você precisa saber sobre o Windows 10

Windows 10

Por que Windows 10 e não o Windows 9? Como posso experimentar? Quais são as novidades? Aqui estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Windows 10.

O lançamento da versão final do Windows 10 está chegando e há muitas perguntas a fazer. Sabemos que já está disponível o Technical Preview, que podemos baixar e instalar no PC, ou até mesmo apenas testar na sua máquina virtual para ver como funciona. Mas muitos aspectos mudaram de versão para versão, e várias perguntas permanecem no ar.

Reunimos todas aqui e tentamos dar respostas curtas e completar cada uma delas.

Por que o Windows 10 não é chamado de Windows 9?

De acordo com a lógica da Microsoft, o Windows 10 representa um grande salto do ponto de vista tecnológico, e para enfatizar isso ele saiu com um número de versão a mais. Para dizer a verdade, observando cuidadosamente as versões anteriores do Windows, podemos ver que a progressão numérica nunca existiu realmente. No Windows 2000, Windows XP e versões posteriores. O número da versão reapareceu com o Windows 7 muitos anos depois do Windows 3.11.

No entanto, os rumores dizem que indo diretamente para o Windows 10, a Microsoft também tem a intenção de resolver problemas técnicos. De acordo com essas informações, se o Windows 10 for usado com um código de programação “Windows 9”, poderia ser interpretado como como se fosse da família Windows 95 e 98. Portanto, para evitar problemas, teriam decidido mudar totalmente para o Windows 10.

Qual versão posso fazer download e testar?

Como aconteceu com o Windows 8, além das variantes normais, existem as versões ProEnterprise. O destino do Windows RT é ainda desconhecido. Para testar o Technical Preview do Windows 10, de momento, estão disponíveis apenas as versões ProEnterprise. No futuro, também será lançado um preview da versão standard.

Para testar e para uso pessoal no PC, a Pro Edition é mais do que suficiente.

Baixar Windows 10 Pro Technical Preview

Baixar Windows 10 Enterprise Technical Preview

Quais são as diferenças entre o Windows 8.1 e o Windows 11 Technical Preview?

Com o Windows 10, a Microsoft tentou corrigir muitas falhas do Windows 8. Não à toa, o Windows 10 insiste principalmente na simplificação dos comandos e omite a tecnologia alguns efeitos especiais. Em vez de fornecer aos usuários em desktops e tablets o mesmo padrão de operação em uma interface rígida, o Windows 10 se adapta automaticamente a cada caso. Em dispositivos híbridos com teclados conectados, o interruptor também funciona durante a execução. Como alternativa, você pode configurar manualmente o modo desejado.


Em dispositivos com teclado e mouse faltam a tela inicial com os live tiles e a Charms Bar. No início do programa aparece restaurado um menu Iniciar adequado.

Na modalidade tablet aparece a bastante conhecida tela de  início do Windows 8.

Outras mudanças importantes estão listadas abaixo:

  • O app do Windows Store se abre na modalidade janela no desktop
  • Windows Snap funciona até mesmo como aplicativo de desktop
  • A nova  função Task View permite que você passe elegantemente entre um app aberto ao outro
  • desktop virtual permite que você sempre tenha uma visão clara do aplicativo e dos Ícones


Windows 10 será gratuito?

Microsoft oferece gratuitamente o Windows Pro 10 Technical Preview para fins de teste. Há rumores de que usuários do Windows 7 e Windows 8 poderão atualizar gratuitamente.

atualização gratuita para usuários do Windows 8 já foi confirmada pelo presidente indonésio da Microsoft, Andreas Diantoro; uma atualização já está disponível para o Windows 7, o que apoia a hipótese de que há uma versão gratuita para usuários do Windows 7. No entanto, até agora, a hipótese não foi confirmada pelos anúncios oficiais.

Posso atualizar o Windows 7 e Windows 8?

Você pode fazer upgrade a partir do Windows 7 ou Windows 8.1, apenas se você usa idiomas do sistema inglês, português do Brasil e chinês simplificado.

Depois de executá-lo pela primeira vez, todas as configurações, arquivos pessoais, e a maioria dos aplicativos serão movidos para o Windows 10.

Se você estiver usando o Windows 7 ou o Windows 8.1 em outros idiomas, você precisará instalar o Windows 10 desde zero como um novo sistema operacional.

O Windows 10 Technical Preview tem uma data de validade?

Sim! A versão de teste somente será válida até 15 de abril de 2015. Muito provavelmente, uma atualização para a versão comercial do Windows 10 (que deve ser lançado logo) com contas de usuário, programas e dados não será possível. Portanto, você não deve usar o Windows 10 Technical Preview como sistema operacional principal.

Qual o melhor modo de testar o Windows 10 Technical Preview?

Aconselhamos que você instale através de uma máquina virtual com o VMware Player. A configuração é muito simples e até mesmo gratuita para os usuários ocasionais e não apresenta nenhuma dificuldade. Se você tem 20 GB de espaço livre em seu disco rígido, você pode instalá-lo facilmente. A eliminação da máquina virtual é indolor.

Todos os programas suportados pelo Windows 8.1 também funcionam no Windows 10?

Todos os programas e aplicativos no Windows 8.1 também funcionam no Windows 10. A Microsoft não mudou a arquitetura do aplicativo.

Onde é que o assistente de voz Cortana?

Cortana não aparece no Windows 10 Technical Preview e será incluído apenas em uma atualização posterior. Cortana é um recurso voltado principalmente para os usuários finais, e espera-se que o assistente de voz seja lançado com uma Costumer Preview ainda não está disponível.

Qual é o próximo passo para o lançamento da versão final do Windows 10?

Antes do lançamento da versão final do Windows 10, a Microsoft deve disponibilizar mais um ou até mesmo dois testes. Além de Cortana há mais melhorias de interface, bem como a inclusão de novos apps. E ao contrário do que aconteceu com o Windows 8, o Windows 10 da Microsoft dedica mais atenção aos desejos dos usuários. Mas ainda não está claro qual será o aspecto final do Windows 10.

Leia também

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários