Turbine seu Gmail com estas oito modificações

Como turbinar seu Gmail

O Gmail é um ótimo serviço de e-mail, mas para aproveitá-lo ao máximo você pode complementar com recursos e truques adicionais. Vejamos oito das melhores modificações.

Dez anos se passaram desde o lançamento do serviço de e-mail do Google, quando foi lançado em beta e estava disponível somente por convite. Nesta década, o Gmail mudou muito: aumentou o espaço disponível para 15 GB, incluiu abas, Hangouts e acrescentou muitos recursos.

Apesar de 10 anos não serem pouca coisa e as alterações introduzidas serem muitas, gostaríamos de ver incluídos diversos recursos, para isso podemos modificar o serviço para deixá-lo com nossa cara.

A grande vantagem de usar o Gmail é a possibilidade de mudá-lo com uma infinidade de funções diferentes, assinados ou não pelo Google. E se você utiliza o serviço diariamente pode querer adaptá-lo às suas necessidades.

Fixar no navegador e adicionar o ícone de mensagens não lidas

Se você usa o e-mail com frequência ou se recebe mensagens importantes, ter o Gmail sempre sob controle é uma obrigação. Navegadores como o Chrome, Firefox e Opera permitem fixar a página para tê-la sempre aberta sem ocupar tanto espaço, apenas clicando no botão direito do mouse e selecionando a opção Fixar guia ou Fixar aba (Pin tab).

A opção Fixar aba (ou Fixar guia) permite manter a janela do Gmail aberta no navegador ocupando pouco espaço

O problema é que assim você não sabe quantos e-mails tem na sua caixa de entrada, e além disso não sabe quando chega uma nova mensagem (apenas no Firefox há um aviso de cor na aba).

A solução é a função Ícone de mensagem não lida do Gmail Labs, que mostra rapidamente quantos e-mails não lidos estão na sua caixa de entrada. Para instalar vá até a seção Labs do Gmail (ícone de engrenagem > Configurações > Labs), escolha o recurso na lista e salve.

Gmail com aba fixa e o complemento Ícone de mensagem não lida ocupa pouco espaço na tela e mostra o número de mensagens não lidas

Veja se o e-mail foi lido

A impaciência é uma das síndromes mais comuns entre os usuários assíduos ​​da Internet. Assim como acontece nos serviços de mensagens instantâneas, onde queremos saber imediatamente quando nossa mensagem foi lida, no Gmail também ficamos ansiosos para saber se o destinatário abriu ou não o e-mail.

Se você usa o Chrome, pode instalar o serviço MailTrack para isso, instalando um recurso semelhante ao dos tiques do WhatsApp no Gmail: um sinal de que o email foi recebido, dois se foi lido.

O MailTrack inclui o recurso de confirmação de leitura no Gmail

A alternativa para quem usa o Firefox, Internet Explorer ou Opera (e também para aqueles que usam o Chrome) é o serviço Bananatag, que oferece uma análise detalhada do que aconteceu com o seu e-mail, se ele foi aberto, foi para a lixeira, qual link foi acessado e muitas outras informações.

O Bananatag oferece muito mais estatísticas sobre o destinatário das mensagens

Cancele o envio da mensagem

Alguma vez você já clicou em Enviar por engano? Talvez porque escolheu a opção Responder a Todos em uma conversa, escreveu um e-mail com informações comprometedoras para uma única pessoa e, quando mandou a mensagem, percebeu que tinha enviado o e-mail a um grupo do trabalho.

Botão de cancelamento de envio aparece no topo da tela

Entre no Gmail Labs para encontrar outra função útil que dá alguns segundos de tempo para evitar este tipo de situação. Para usá-la, vá para a tela do Gmail Labs (ícone de engrenagem > Configurações > Labs), ative a opção Cancelar envio e depois clique no botão Salvar alterações, na parte inferior da página.

Use o Gmail offline

Viaja muito ou não tem uma conexão permanente à internet? Consultar a caixa de entrada ou escrever e-mails pode se tornar um problema real, porque o serviço do Google não permite fazer isso se você não estiver conectado à rede.

Com o Google Chrome, você pode contornar o problema facilmente com o complemento Gmail Off-line. Uma vez instalado, você vai precisar autorizá-lo a salvar os dados no seu computador, então você pode usar o serviço de correio, mesmo quando estiver offline.

Gmail Off-line permite ler e escrever mensagens mesmo sem conexão

O plugin irá se conectar automaticamente cada vez que o computador estiver ligado à internet, atualizando sua caixa de entrada.

Unroll.me

Em quantos boletins de notícias e serviços você está inscrito? Eu não me lembro, o que eu sei é que todos os dias recebo dezenas de e-mails, incluindo Facebook, Twitter, Flipboard e companhia, e, provavelmente, você também tem o mesmo problema, especialmente se usa apenas o serviço de e-mail do Google.

Para não ser dominado por uma avalanche de e-mails diários pouco interessantes, e por isso talvez até perder as mensagens importantes, o Unroll.me ajuda a gerenciar seu e-mail, sugerindo um único e-mail diário com todas as assinaturas que você escolher.

O Unroll.me permite descadastrar mensagens automáticas e receber apenas um resumo

Basta dar acesso à sua caixa de correio, escolher quais e-mails você quer receber e fim de papo. Além disso, ele permite que você cancele a inscrição de listas diretamente do aplicativo web ou através do envio de uma mensagem para o Unroll.me.

Temas personalizados

Se você usa o Gmail, porque não embelezá-lo e torná-lo mais atraente? Na seção Temas do Gmail (ícone de engrenagem > Temas), você pode escolher entre vários visuais predefinidos ou criar o seu próprio com sua foto ou imagem que quiser.

O recurso de temas dá um toque personalizado ao Gmail

Mande mensagens por padrão com o Gmail

Irritado com o fato de que, cada vez que você clica em um link para um endereço de e-mail, você é direcionado para o Outlook ou a página de pesquisa no Windows? Se você tiver o Chrome, pode instalar o plugin Send from Gmail, que faz com que cada vez que você clicar em um endereço de e-mail, abrirá a tela de nova mensagem do Gmail na web. Ele também adiciona um botão no navegador para compartilhar rapidamente links via e-mail.

O recurso Send from Gmail transforma o Gmail no programa padrão para enviar mensagens

Adicione quantos acessórios você quiser

Ao usar o Gmail com frequência, sair da página para fazer uma pesquisa de Wikipedia, uma conta matemática ou ir para a agenda pode ser um aborrecimento. A partir da aba Labs nas configurações do Gmail, basta ativar o recurso Adicionar qualquer gadget pelo URL.

Gadgets acrescentam ainda mais recursos ao Gmail

Na aba Gadgets do Gmail você encontrará uma barra de texto para adicionar mais complementos. Como encontrá-los? Neste post no blog do Gmail, por exemplo, você encontra dez que pode adicionar através de um simples endereço. Tirando o gerador de fatos sobre Chuck Norris, há muitos úteis, como o Remember the Milk, Google Calendar ou Wikipedia.

Um e-mail personalizado é o verdadeiro truque

Como você viu, modificar sua conta do Gmail é muito fácil com estes e muitos outros complementos. Depois de tentar todos eles, por exemplo, eu mantive a aba do Gmail fixa, mas sem o ícone de mensagens não lidas, porque uso o Firefox, que me alerta toda vez que recebo um e-mail.

Também deixei as mensagens de confirmação de leitura do Mailtrack no Chrome do computador de casa, o recurso para Cancelar o envio e o serviço Unroll.me.

O importante para ter uma caixa de correio eficiente é tentar extensões diferentes, experimentar as ferramentas do Labs e temas até encontrar a configuração ideal para você. Como em um carro de Fórmula 1, você deve ajustar, definir e modificar os componentes até encontrar as configurações certas. Só assim terá uma caixa de correio que caia como uma luva para você.

Não foi suficiente e está pensando em abandonar o Gmail? Saiba como criar uma cópia de segurança dos seus e-mails.

[artigo original em italiano]

Carregando comentários