Veja 3 dicas para o novo perfil do Twitter

O novo perfil do Twitter não muda apenas a estética da rede social, mas também traz consigo oportunidades para os usuários. Vamos ver como você pode aproveitar ao máximo.

Já programado há alguns meses, o Twitter tornou o novo perfil disponível para todos os usuários. Como acontece com todas as mudanças de layout, elas podem confundir no começo, para não falar dos novos elementos introduzidos, que só aumentam a confusão.

Neste artigo nós vamos explicar quais são as mudanças, como se adaptar e aproveitar ao máximo esta oportunidade para tornar o seu perfil no Twitter mais atraente.

Ative o novo perfil do Twitter

Para mudar para o novo layout do Twitter, basta acessar a rede social e clicar no link que você vê no topo. Se não conseguir encontrá-lo, acesse a página dos novos perfis e clique em Tenha-o agora. Você será redirecionado para a página inicial da sua conta, onde você pode ativar o novo perfil pressionando em Turn it on! (Ative agora!).

O novo layout do Twitter pode ser ativado na página de perfil

Escolha cuidadosamente as imagens de apresentação

O novo Twitter está apostando tudo no impacto visual. Como já aconteceu com o Facebook, na rede social do passarinho decidiram dar prioridade a fotos e vídeos. Já começaram a enfatizar as imagens na linha do tempo, e agora estão fazendo o mesmo também nos perfis.

A primeira coisa a fazer é, então, mudar as imagens de sua Home para encaixarem melhor no novo do layout. O tamanho certo é:

  • 400×400 px para a foto de perfil
  • 1500×500 px para a imagem do cabeçalho

Proporção das imagens para o novo layout do Twitter

O tamanho das imagens do perfil do Twitter

O Twitter claramente quer a personalização da sua página de perfil e até oferece uma galeria de imagens no Flickr para usar como cabeçalho, se você preferir usar um genérico.

Galeria de imagens para usar no cabeçalho do Twitter

Se você usar a imaginação, verá que existem centenas de maneiras para combinar a fotografia do avatar com a imagem de capa. Bastar ter uma boa ideia para criar uma página que se distingue das outras pela criatividade.

O novo projeto não é fixo e adapta-se à tela e ao dispositivo de quem o está visualizando. Por isso, não é possível fazer uma composição predeterminada válida para vários monitores, como muitos têm feito no Facebook.

Criar mosáicos entre avatar e imagem de capa não é possível como no Facebook

Uma imagem tirada com uma olho de peixe pode ter um impacto agradável no novo cabeçalho

O conselho é escolher duas imagens que podem ir juntas, independentemente da disposição. Em qualquer caso, o cabeçalho será mostrado totalmente em qualquer dispositivo, seja um tablet de 10 polegadas ou celular.

Define o Tweet  principal e cuide da biografia

No novo perfil do Twitter você pode fazer fixar um tweet, ou seja, fazê-lo aparecer sempre no topo de sua página. Isto é o que os outros usuários da rede social vão ver quando entrarem no seu perfil, talvez antes mesmo da biografia, agora relegada à esquerda da tela.

Escolha um tweet que represente você e o que quer que os outros leiam primeiro. Outra opção é fixar uma imagem para aumentar o impacto visual do perfil.

O novo layout permite fixar uma postagem ou imagem no perfil

Menu para fixar um tweet no seu perfil

Você pode usar o mesmo recurso para escrever uma pequena biografia, aos moldes do Twitter. Embora não esteja em evidência na nova página do perfil, as informações biográficas são exibidas numa janela à parte quando alguém clicar no seu nome.

A outra novidade é a linha do tempo de tweets em seu perfil, que agora destaca aqueles de maior sucesso (mais retweetados ou marcados como favoritos) ampliando-os mais que os outros, como se fosse uma manchete de jornal.

Os tweets mais importantes são destacados na linha do tempo

Posts retweetados ou marcados como favoritos aparecem maiores

A intenção do Twitter é encorajar a escrever, já que 44% dos perfis que nunca fizeram. Se você não tem publicado poucos posts, o conselho para tornar o seu perfil mais atraente é começar a postar com mais regularidade.

Descendo a lista, você também vai encontrar uma parte do perfil das últimas pessoas seguidas. Quem visita o seu perfil poderá seguir-lhe imediatamente, e você pode fazer o mesmo ao visitar a página dos outros.

Perfil das últimas pessoas seguidas no Twitter

Resumo do perfil das últimas pessoas que você seguiu

Vídeos, fotos e listas de favoritos: sua história sempre à mão

Como dissemos, o Twitter já percebeu que uma imagem vale muito mais que 140 caracteres. E agora foi acrescentada uma aba em seu perfil onde você pode ver todos os arquivos de mídia que você enviou na sua história na rede social.

As recomendações aqui são, portanto, duas. Em primeiro lugar, fazer a limpeza de imagens estranhas e dos vídeos que você não deseja que apareçam em seu perfil. Você pode cancelar os seus tweets, clicando no ícone da lixeira, como mostrado na imagem.

Fotos e vídeos postados podem ser apagados do seu perfil

Apague as imagens e tweets que você não deseja que apareçam

A outra dica é para enriquecer a sua conta com conteúdo multimídia, pois um perfil pobre de imagens e vídeos não é atraente, talvez até menos que um sem descrição.

Junto ao acesso rápido, fotos e vídeos, também encontramos os botões para ver os tweets adicionados aos seus favoritos e as listas. A novidade é o filtro que remove as conversas da tela principal do seu perfil: quem quiser ver, terá que clicar na guia apropriada. Não se preocupe em retirar as conversas que entopem sua linha do tempo!

As conversas no Twitter estão separadas numa aba

Cada vez mais… Facewitter!

Como observado por muitos, o redesenho do Twitter é muito semelhante ao do Facebook e destaca as imagens de perfil com ênfase em vez dos tweets, que são temporários. A home se tornou mais pessoal e tem como objetivo dar mais informações sobre si mesmo.

É provável que esta mudança não vai agradar muitos e será vista como uma espécie de invasão de privacidade por aquela que até agora foi uma das redes sociais mais anônimas, pelo menos entre as principais.

Não dá para negar que as novas páginas de perfil sejam muito mais impactantes do ponto de vista visual, embora contenham menos informações. Em qualquer caso, qualquer reformulação traz novas oportunidades, que na maioria das vezes vale a pena aproveitar!

O que você achou no perfil do Twitter?

[Artigo original em italiano]


Carregando comentários