Vírus no meu Android: preciso me preocupar?

Eu tenho um Android há cerca de um ano. Neste período, baixei e instalei aplicativos e jogos do Market e, claro, do Softonic. Inclusive, para fazer alguns testes, instalei alguns antivírus no meu celular. Ambos disseram que meu dispositivo estava completamente livre de arquivos maliciosos.

Mas, depois de algumas notícias que saíram ultimamente, sempre fica a pulga atrás da orelha: será que meu Android realmente está em risco? Para não entrar na histeria coletiva, reunimos algumas dicas para ajudar você a manter seu celular livre de malware. Aí vão:

Segurança nos downloads – baixar aplicativos ou visitar páginas suspeitas é uma moleza com o Android. Mas, antes disso, verifique se o provedor é seguro. O Softonic, por exemplo, é o site de downloads mais seguro do mundo. Pode baixar aqui que não há risco algum 🙂

Acesso ilimitado – antes de instalarmos qualquer coisa em nossos dispositivos, uma tela de advertência mostra quais alterações e acessos são dados ao aplicativo. Em caso de dúvida, basta abortar a missão: certamente há uma alternativa ao aplicativo que você procura.

Dados pessoais – hoje em dia é difícil não guardar informações importantes no celular. Mas, a pergunta que fica é simples: é necessário ter tanta coisa armazenada no dispositivo? Para evitar que dados importantes caiam em mãos erradas, crie backups e limpe seu cartão SD com frequência. AndroZip e Astro File Manager fazem isso grátis para você.

Na dúvida, use um antivírus – esta não tem mistério: se o celular estiver se comportando de forma estranha, rode um antivírus no sistema. Provavelmente não é nada, mas não custa dar uma olhada. Para isso, Antivírus e NetQin são boas alternativas.

Carregando comentários