Volta às aulas? O Léo tem alguns aplicativos para você

O Léo tem 16 anos e está a ponto de voltar das férias. Mas ele irá munido de aplicativos para estudar de forma mais fácil, fazer anotações, controlar as notas, as faltas e o conteúdo das provas, além de treinar o cérebro. Quer conhecer suas dicas?

“No final, é a mesma coisa todos os anos. Sempre tem aula de matemática, inglês, provas surpresas, aquela briga na hora de conseguir um lanche no recreio… Nunca muda. E nessa de ficar estudando para passar de ano, fico sem tempo para namorar a Alice.

Só que desta vez eu vou à escola bem preparado. Não quero ficar preocupado com recuperação. E a solução é: aplicativos para tudo. E olha que eu estudei esses aí 🙂

Primeiro, economizar no material escolar, porque ninguém é de ferro! O Buscapé [Android | iOS | Windows 8 | Windows Phone] tem a maior base de dados de preços no Brasil e grava seus itens favoritos. Faça a pesquisa sem sair de casa e vá para a rua com a lista de preços já na mão.

wordreference-comE se eu quiser economizar no dicionário de inglês: o Dictionary.com tem um app para iPhone que funciona muito bem. E, se eu tiver de bom humor para estudar o idioma, vou no Aprenda inglês com o busuu.com [iPhone | Android] que é tão bom quanto um livro.

Problemas na aula de português também estão resolvidos graças ao Priberam [Android | iPhone]. Com o app, você consulta as palavras em português do Brasil e de Portugal, além de estar atualizado para tirar minhas dúvidas sobre o Novo Acordo Ortográfico. Ufa!

google-translateE se eu realmente não quiser perder muito tempo, uso o tradutor. Os melhores para mim são o Google Translate [iPhoneAndroid], o  iTranslate Voice para iOS e o Trippo Mondo para Android.

evernote-1Para fazer anotações, vou usar o Evernote [iPhone | Android]. Entre outras coisas, descobri que o programa também tem OCR. Assim, eu escaneio com a câmera as páginas que me interessam e ele transforma tudo em texto. E, como também pode gravar as explicações dos professores, eu vou aproveitar para falar com a Alice. Eu adoro ela! E acabei de ter uma ideia. Tudo o que eu gravar vou compartilhar com ela… Que romântico!

dropboxNa verdade, acho que vou mostrar para a Alice as fotos das férias, surfando em Maresias. Vou deixar os arquivos na pasta pública no Dropbox [iPhone | Android], assim ela pode ver com calma e talvez até baixar algumas.

imatematicaFoi a mesma Alice que, no ano passado, me deu uma dica para a matemática: ela me disse para experimentar o iMathematics (esses caras são muuuuito criativos com os nomes dos aplicativos, né?). Eu falei para ela que não me servia porque só tinha para Android, mas ela disse que tem também para iPhone! Assim levo comigo todas as fórmulas do mundo!

Quando eu era mais novo, parecia que a mochila era maior do que eu de tantos livros que eu carregava. Agora não, o Kindle [Android | BlackBerry | iOS | Windows Phone] não só sincroniza minha biblioteca, como também é uma loja para comprar livros e lembra a página em que eu parei nos diferentes aparelhos.

Caso o problema seja organizar os estudos, o jeito vai ser apelar para o Aprovado [Android | iPhone] no celular. Com ele, registro os tempos de estudo diários e as matérias vistas. Se eu relaxar demais e atrasar, o app mostra em gráficos e planilhas o tamanho do meu desespero. Mas isso não vai acontecer, claro.

WordOnQuando fico estressado, jogo uma partida com alguns daqueles jogos que dizem que mantêm o cérebro ativo e que, além de tudo, são divertidos. Tipo assim, este verão eu descobri o WordOn [Android | iPhone] e passei um bom tempo jogando. Ganhei 43 partidas de 51… e as que eu perdi foi culpa de uma tal anna41445 que ganhou todas as vezes em que a desafiei.

RuzzleO meu amigo Téo me desafiou no Ruzzle [iPhone | Android], e estamos na briga. Ele acha um monte de palavras, só que são curtas. Eu encontro menos, porque eu busco as mais longas, que dão vários pontos.

Também há outros jogos, como o Smart Educational Games [Windows] ou o Math Maniac (que é bom, mas antes eu tinha no Android e agora eu tenho o iPhone). Eles são bastante viciantes.

tests-di-logica-test-di-qiO Téo também gosta de coisas tipo testes. Por isso que a gente sempre joga o Logical Test (eu acho que é só para Android). Basicamente, é uma coleção de jogos de quebra-cabeças, enigmas de lógica e coisas desse estilo, algumas bem legais. É normal que o smartphone fique lento depois… Jogue uma partida e mostre para mim se seu cérebro funciona ou não!

No final das contas, voltar para a escola não é ruim, não! Mas este ano eu vou sentar perto da Alice, certeza. Com um Android e um iPhone, vamos ser uma superpotência. Na real, nós dois juntos somos uma potência até mesmo com um Nokia…”

[Artigo original em italiano]

Carregando comentários