Como ter o Google no navegador outra vez

Outro dia, uma tia que está começando a usar Internet me ligou e disse: “O Google desapareceu”! Dei uma olhada no seu navegador, abri uma nova aba e, sim, o Google não estava mais lá. No seu lugar, um buscador genérico, estranho e cheio de publicidade.

O que aconteceu com Titia é que algum programa malicioso sequestrou o seu navegador. Estes programas se aproveitam de descuidos durante a instalação de outros aplicativos e mudam completamente as configurações de busca. O pior é que os antivírus não detectam este tipo de programas – também conhecidos por grayware.

A boa notícia é que é possível eliminar estes aplicativos de forma simples e rápida. Neste artigo, mostramos como ter o Google de volta no navegador com mo ADWCleaner. Veja:

1. Baixe e instale o ADWCleaner

O ADWCleaner é um aplicativo específico para buscar e eliminar “sequestradores de navegadores” e outros programas não desejados como plugins, barras e etc. Além disso, é totalmente compatível com o Chrome, Internet Explorer, Firefox e Opera.

Baixe aqui o ADWCleaner e rode-o clicando duas vezes no ícone do programa. Lembre-se que é necessário ter permissão de administrador para que o ADWCleaner acesse o registro do Windows e outras partes do sistema operacional.

2. [Opcional] Faça uma varredura no PC

Antes de qualquer coisa, é recomendável fazer uma busca completa no PC. Clique em “Search” e espere que o ADWCleaner faça o seu trabalho.

Ao finalizar o scan, o programa mostrará um arquivo de texto cheio de informações, sobretudo técnicas. Este documento é útil para gente especializada em segurança do PC.

3. Comece a limpeza

Arregace as mangas, salve e feche todos os documentos, programas e o que mais estiver aberto e clique em “Delete”. Caso o programa pergunte, confirme o encerramento dos programas abertos.

Lembre-se de salvar tudo antes de clicar em “Aceitar”!

O processo de limpeza parece uma busca normal de arquivos no PC. Entretanto, o que está rolando é que o ADWCleaner está resgatando o seu navegador das mão dos sequestradores. Tudo o que for suspeito irá para o lixo.

4. Deixe que o ADWCleaner reinicie o seu PC

Depois de eliminar tudo, o programa pede que você reinicie o PC. Confirme a ação e espere o Windows voltar a funcionar.

O ADWCleaner exibirá um novo registro com tudo o que foi eliminado. Cuidado para não ficar de queixo caído com a quantidade de lixo…

5. Navegador limpo, seu lindo!

Feito: agora, o seu browser deve voltar ao normal. Se você quiser, use um anti-spyware para ter certeza de que tudo está em ordem.

Lembre-se: os programas sequestradores aparece durante os processos de instalação. Confira as nossas dicas sobre como instalar programas e acabe com essa dor de cabeça.

Via Softonic Espanha

Carregando comentários

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".

Continue

Ad blocker installed

Ads keep Softonic downloads free for everyone. Please turn off your ad blocker to continue with your free download.

Instructions on disabling the adblocker

Click on the icon of your AdBlocker in the navigation bar of your browser and:

  • A) Disable Adblock for this site.
  • B) Access options and add our site in "Whitelist".