Watch Dogs? Entenda por que não vou entrar na fila para comprar o jogo

Watch Dogs me impressionou quando a Ubisoft fez a apresentação do jogo para a imprensa na E3 2012. Dois longos anos depois, está claro que mudei completamente de opinião. Sinceramente, não espero muito da nova franquia.

Como comentei na época, acompanhei de perto o Watch Dogs durante o desenvolvimento. Se o título tivesse sido capaz de criar surpresas, agora, no momento em que é anunciado, o bolo não teria saído queimado do forno.

O mundo dos videogames mudou muito nesse meio tempo e os recursos dos novos jogos da Ubisoft não me surpreendem mais. Você não sabe de quais características do Watch Dogs estou falando? Ainda não tem opinião formada sobre o assunto? Então está no lugar certo.

Saiba por que você não vai me ver na fila para comprar o jogo no próximo dia 27 de maio.

Tom Cruise depois dos calmantes

Cena de ação em Watch Dogs

Não senti nenhuma empatia por esse clone sedado do Tom Cruise…

Os próprios desenvolvedores do jogo afirmaram: não será fácil ficar do lado de Aiden Pearce, o anti-herói do Watch Dogs. Pessoalmente, não sinto nenhuma empatia por esse clone sedado do Tom Cruise. Taciturno, áspero e com um temperamento explosivo, quase que me fez lamentar a ausência do execrável Ezio, do Assassin’s Creed II.

O que acontece com a sua personalidade, seus desejos e suas motivações? Além de uma história vaga de vingança, há um enorme vazio. Em uma época em que os videogames costumam dar vida a personagens complexos e tocantes, como em Papers, Please, The Last of Us ou The Walking Dead, os heróis do Watch Dogs são figuras ultrapassadas.

Herói padronizado

Personagens do jogo são homens brancos e heterossexuais

O herói é um moreno hétero de 30 anos: ou seja, originalidade zero…

Além de seu lado desagradável, Aiden é uma pobre vitima de uma patologia típica dos valores da geração anterior: o estereótipo do herói moreno, hétero, na casa dos trinta. Um revés para a Ubisoft, empresa que, no passado, não hesitou em dar vida a protagonistas de origem persa, árabe, índia ou caribenha.

Sem falar no resto do elenco estereotipado do jogo, como um assassino asiático, um chefe de gangue negro e um punk hacker. Parece até que é mentira.

Opções limitadas para um título futurista

Interações em Watch Dogs são limitadas

Finalmente me conectei… Uepa!

Não sei você, mas encarnar um personagem que passa o tempo todo no celular não me permite sonhar. Já faço isso o dia inteiro! Considerando-se esses detalhes, Watch Dogs é mais deprimente do que qualquer outra coisa.

Como o jogo se desenrola em um futuro próximo, os poderes do nosso querido Aiden não são nada extraordinários. Então sim, em certa medida, ganhamos realismo. Mas fico rapidamente entediado se minhas opções se limitam a interromper o tráfego, espionar contas de desconhecidos no Facebook ou checar imagens de câmeras de vigilância.

No Ocidente, nada de novo…

Mecânicas de Watch Dogs relembram outros games da Ubisoft

As alucinações de Aiden Pearce sugerem missões do Saints Row e GTA…

Mesmo que o título da Ubisoft seja lançado apenas em 27 de maio, já é possível experimentar algumas de suas mecânicas de jogo em outros games já disponíveis. Inspiração? Coincidência? Deixo você julgar.

Assassin’s Creed (qualquer um)

Assassin's CreedEm cada episódio desta excelente saga, você vive um justiceiro à margem da sociedade que, ao longo de uma aventura enraizada no mundo real, tentará reverter uma conspiração de grande envergadura. Isso diz alguma coisa para você? A mim, sim…

Download do Assassin’s Creed

GTA V

GTA 5Se a ideia é aproveitar todo tipo de liberdade de uma cidade recriada com perfeição, o GTA V é o seu jogo. Melhor, o título da Rockstar contém missões com viagens digitais alucinógenas, bem próximas do que você encontra no Watch Dogs.

Confira a análise completa do GTA V

Deus Ex: Human Revolution

Deus Ex: Human RevolutionCom Deus Ex: Human Revolution, você vai apreciar principalmente a atsmofera cyberpunk recriada pela Ubisoft. Um título ideal para se familiarizar com os problemas da sociedade abordados pelo Watch Dogs. Comece com o original.

Baixar Deus Ex: Human Revolution

Republique

RepubliqueE se é a pirataria informática usada como elemento de jogo que embala os seus sonhos, recomendo o République, jogo para iPad que combina perfeitamente com as fases de infiltração de ações de hacking… Uma mecânica de jogo também vista no Watch Dogs.

Baixar République

Need for Speed: Most Wanted

Need for Speed: Most Wanted Quer dirigir os carros dos seus sonhos pelas ruas engarrafadas dos Estados Unidos, bricando de gato e rato com a polícia? Então dê uma chance ao excelente Need For Speed: Most Wanted.

Baixar Need for Speed: Most Wanted

Split/Second

Split SecondSplit/Second dá aos pilotos mais agressivos a possibilidade de ativar armadilhas mortais a toda velocidade. Quando Pearce derrubar aviões ou prédios inteiros dos seus perseguidores, voltamos a bater um papo.

Saiba mais sobre o Split/Second

Espero estar errado

Não, eu não estou esperando o lançamento de Watch Dogs com impaciência. Como expliquei acima, a Ubisoft já tem tradição no desenvolvimento de projetos ambiciosos, e esta nova licença realmente não me emociona.

Por fim, espero ser surpreendido positivamente pelo Watch Dogs. A Ubisoft quase nunca me decepcionou no passado, e esse jogo bem que pode me dar uma surpresa com novidades no roteiro.

De qualquer forma, encontro você no fim do mês para comentar os resultados do teste do jogo. Por enquanto, deixo aqui o convite para conferir nossas apostas de 2014.

Para você, Watch Dogs tem condição de ser o melhor game do ano?

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários