Windows 8.1: a atualização do Windows 7 era necessária?

Se os usuários do Windows 8 já não se fazem mais a mesma pergunta (a atualização do Windows 8 para o Windows 8.1 é gratuita), ainda restam os de todas as outras versões. Na verdade, mais de 80% dos usuários ativos ainda usam Windows 7, Vista ou XP1. Migrar para o Windows 8.1 realmente vale a pena?  Por que mudar de sistema para o Windows 8.1, se o Windows 7 ainda funciona tão bem?

Start Screen Windows 8.1

A renovação dos sistemas operacionais da Microsoft

Interface muito amigável

Você possui um PC com tela tátil em casa? Não hesite mais, o Windows 8.1 não vai te decepcionar. Entre outros avanços, notamos a chegada de novos tamanhos para os quadros dinâmicos, o que vai tornar a sua tela inicial bem mais atrativa. O novo menu que lista todos os apps – para anexar você tem apenas que arrastar a tela de baixo para cima – é uma outra vantagem com relação ao Windows 8. Também podemos mencionar as melhoras importantes na função de busca. Portanto, encontrar o aplicativo ou a pasta de sua escolha está bem mais fácil do que antes, independente de você estar usando a interface Modern ou a Área de Trabalho.

Search Results

E não se esqueça de conferir os aplicativos disponíveis na Windows Store, o que torna o novo sistema bem interessante.

Segurança sempre atualizada

O Windows 8 é o sistema operacional mais seguro que a Microsoft já ofereceu. Primeiro, listaremos todos os avanços do Windows 8: o Windows Defender, o antivírus da casa, vem instalado de série; os aplicativos Modern são executados todos em um ambiente seguro, em uma sandbox; a opção Atualizar permite otimizar o desempenho da sua máquina sem correr o risco de perder seus dados; o botão Reinstalar permite formatar o computador para restaurar as configurações originais; e, finalmente, o AppLocker é um recurso que só falta falar com os administradores (ele permite a criação de regras para controlar os aplicativos e as pastas que os usuários queiram executar). Ao baixar o Windows 8.1, observamos que o novo Windows 8 não protagonizou nenhum escândalo relacionado à segurança desde que foi lançado. Em resumo, o Windows 8.1 tem motivos de sobra para convencer você.

Windows 8.1 mais rápido que o Windows 7

Uma das principais razões para todos os defensores do Windows 8 e do Windows 8.1 é sem dúvida a rapidez do sistema operacional. Já foram realizados diversos testes que mostram que o Windows 8 se inicia mais rápido do que o Windows 72. E isso também vale para a estabilidade do sistema. Se o seu hardware é muito modesto, o Windows 8.1 poderá muito bem surpreender por sua velocidade.

Uma Windows Store bem servida

O Windows 8.1 não vai desengessar o Windows 8. Como já mencionamos nesse artigo, a Windows Store está bem servida de aplicativos. Em julho de 2013, a Windows Store bateu a marca de 100.000 aplicativos3. Atualmente, a Store recebe todo mês um aplicativo novo importante (Twitter, Foursquare, Temple Run…), embora ainda se notem algumas ausências marcantes. Se você migrar para o Windows 8.1, saiba que você poderá criar facilmente sua conta no Twitter, nos serviços de e-mail mais comuns, no Dropbox, e em muitos outros aplicativos apenas tocando na tela com a interface Modern.

E se a interface Modern do Windows 8.1 não foi feita para você?

Os avanços menores

E quando você estiver no seu escritório confortavelmente sentado na sua cadeira e quiser checar seu computador com a tela a um metro de você? Nesse caso, todos os argumentos de modernidade alegados pela Microsoft caem por terra.

No quesito usabilidade, notamos melhoras de leve, mas o Windows 8.1 não faz milagres. A função de busca melhorou? Um pouco, mas ainda está longe dos resultados obtidos com o Mac OS. E a função Snap Apps para apresentar vários aplicativos em uma mesma tela? Por que não usar diretamente a função Snap do Windows 7?

Internet Explorer 11? Não precisa atualizar para o Windows 8.1. O navegador estará disponível também para o Windows 7.

O falso retorno do botão Iniciar

O Windows 8 requer algum tempo de adaptação do usuário: o Windows 8.1 é pouco “user-friendly, especialmente para quem está acostumado com as versões mais antigas do sistema operacional. A Microsoft pode muito bem alardear o retorno do botão Iniciar, mas ele só permite que o usuário mude da interface Modern para o área de trabalho tradicional. Realmente, em termos de interface de usuário, não podemos chamar isso de avanço. Isso explica, em parte, o apetite de terceiros de inundar o mercado com os “verdadeiros” menus Iniciar.

Start button

Outro ponto importante: o Windows 7 será certamente o sistema operacional padrão da Microsoft, e continua a ser um sistema poderoso, conhecido para a maioria dos usuários e destinado apenas para o uso em escritórios.

Os problemas de compatibilidade

Para facilitar a migração do Windows 7 para o Windows 8, a Microsoft atualizou há vários meses um site na internet no qual é possível verificar quais dos seus programas são compatíveis com o Windows 8. O nome? Centro de Compatibilidade. Sim, mas agora, mesmo depois de ter passado nesses testes, alguns usuários ainda encontraram graves deficiências no Windows 8. Devemos esperar que o Windows 8.1 corrija todos esses problemas? É improvável… Michael Cherry, analista independente da Microsoft, apresenta o problema nesses termos: enquanto alguns fabricantes não rentabilizam seus equipamentos para o Windows 7, que interesse eles teriam em desenvolver drivers para o Windows 8?4

Windows 8.1, o sistema operacional de transição até o Windows 9

Enquanto os primeiros usuários começam a migrar para o Windows 8.1, alguns especialistas em Windows apontam para o fato de que o Windows 9, provavelmente, vai propor uma Store unificada com o Windows Phone5. A ideia já está circulando na imprensa especializada. Vários especialistas já defendem a posição de que o Windows 8 e o Windows 8.1 parecem ser mais um sistema de transição. A experiência unificada entre o Windows 8.1 e o Windows Phone não é para agora, mas, por que perder tempo e dinheiro se o seu Windows 7 ainda funciona bem?

Resumindo

Sem dúvidas, o Windows 8.1 é um sistema operacional melhor do que o Windows 8. Em vez de repensar um novo funcionamento para o Windows, os desenvolvedores criaram mais essa atualização, como a melhora das duas interfaces, a Modern e a tradicional. A atualização é necessária? Se você deseja experimentar uma nova forma de interagir com o Windows, nós não sabemos o que recomendar.  Por outro lado, se você for um defensor ferrenho da Área de Trabalho tradicional e do menu Iniciar, talvez seja melhor esperar pelo Windows 9.

E você, já migrou? Compartilhe os seus comentários sobre o novo Windows 8.1.

[Artigo original em francês]

Leia também:

Carregando comentários