Microsoft lança Windows 8.1 Update 2 com poucas novidades

O Windows 8.1 Update 1 foi publicado em março, há relativamente pouco tempo, mas uma nova atualização foi anunciada. Nesta análise, apresentamos as características mais importantes desta segunda atualização do Windows 8.1.

Ao contrário do que eu esperava, não haverá Update 2 do Windows 8.1. Em disso, a Microsoft anunciou o pacote de atualizações de agosto. Será publicada no Patch Tuesday.

Sobre as alterações, a atualização de agosto terá um impacto significativamente menor que o Windows 8.1 Update 1.

Em um post no blog, a Microsoft anunciou que iria abandonar os grandes pacotes de atualização como o Windows 8.1 Update. Agora a empresa de Redmond muda o discurso e diz que irá publicar atualizações regulares a cada mês.

Data de publicação

Os arquivos estarão disponíveis na atualização automática do Windows. Ao contrário do Windows 8.1 Update1, a atualização de agosto não será dividida em várias partes.

Calendário de Agosto do Windows 8.1

Novidades

O Windows 8.1 Update 2 não acrescenta nada de novo para os usuários. Nem o menu Iniciar, nem a anunciada opção para executar apps do Windows 8 em modo de janela estarão presentes na atualização. Contudo, três novidades já foram divulgadas pela Microsoft.

  • O touchpad funcionará como um mouse. A partir desta atualização, tocar com dois dedos é equivalente a clicar com o botão direito do mouse e pressionando duas vezes permitirá arrastar e soltar.
  • Graças às melhoras do suporte para Miracast, os dispositivos Windows 8.1 não só poderão ser usados como emissores, como atualmente, mas também como receptores.
  • O processo de cadastro no Sharepoint foi simplificado. Você também pode permanecer registrado depois de digitar sua senha. Desta forma, você não terá que digitar sua senha o tempo todo.

Tal como outras atualizações distribuídas automaticamente, a de agosto está dedicada principalmente ao reparo de erros e as melhorias são imperceptíveis para o usuário final.

Requisitos do sistema

O Windows 8.1 Update 2 requer as atualizações anteriores. Certifique-se de ter instalado o Windows 8.1 Update 1. Isso é suficiente para não ficar preocupado com mais nada. A Microsoft desenvolveu o Windows 8.1 Update 2 para todas as edições do Windows 8.1.

Instalação

O processo de instalação ocorre de maneira totalmente automática por meio do serviço de atualização embutido no sistema operacional. Traduzindo para o português: é sentar e esperar, caso você tenha deixado o recurso habilitado. No entanto, nem todos os usuários receberão a atualização imediatamente. A Microsoft quer cuidar de seus servidores, por isso vai lançar a atualização de agosto gradualmente.

A instalação manual já pode ser feita desde 12 de Agosto. Em caso de dúvida sobre fazer isto, leia o nosso guia da primeira atualização. O método é parecido com o Windows 8.1 Update 1. Basta instalar todas as atualizações disponíveis e pronto!

Windows Update exibe as atualizações de acordo com a relevância

As próximas atualizações e Windows 9

A Microsoft deixou claro que não haverá mais atualizações importantes igual aoWindows 8.1 Update 1.  Os rumores sobre o Windows 8.1 Update 3, portanto, não têm nenhum fundamento. No entanto, podemos esperar novas atualizações mensais.

Quanto ao Windows 9 (Codename Threshold), até agora não recebemos nenhuma informação nova. Pelo menos, já sabemos que um novo menu Iniciar está a caminho e os apps do Windows 8 rodarão em modo janela. Também circula um boato sobre atualizações gratuitas para versões mais antigas do Windows, incluindo o Windows XP.

Windows 8.2 terá menu Iniciar reformulado e apps Metro em modo janela

Podemos apenas esperar que a Microsoft tenha uma estratégia de atualização definitiva. A indecisão atual é muito pouco profissional e não faz nenhum bem para a imagem já manchada do próprio Windows.

Primeiro, eles congelaram os conhecidos Service Packs, depois publicaram a atualização do Windows 8.1 e finalmente lançaram mais atualizações para esta última. Agora fazem um novo anúncio de que não há mais grandes atualizações. Se a Microsoft quer superar esses problemas, simplesmente deveria publicar produtos prontos e maduros.

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários