Windows 8.1 Update: um sistema mais equilibrado

É um grande tempo para o Windows. Enquanto o fiel amigo XP deu o seu adeus, o jovem Windows 8.1 começa uma nova vida. Nunca tivemos certeza completa do que nós veríamos nesta atualização, anunciada na recente conferência Build 2014 e divulgada hoje, no mesmo dia em que o patch final do XP é passado para os usuários.

Havia rumores, os vazamentos eram numerosos e as pessoas debateram se a Microsoft iria tornar o sistema operacional mais acessível para os usuários de mouse e teclado ou iria mirar para as telas sensíveis ao toque. Bem, agora sabemos.

O Windows 8.1 Update é uma atualização com novos recursos, mudanças e melhorias que são significativos e bem-vindos. Você vai ver mudanças na inicialização, gerenciamento de memória e, de maior interesse para o usuário, mudanças na interface.

Um equilíbrio entre a nova escola e velha escola

O Windows 8.1 Update 1 fez algumas concessões para os usuários de teclado e mouse tradicionais. Os PCs com 8.1 agora vão inicializar na área de trabalho por padrão, embora esta configuração possa ser alterada. Os ícones de ligar e pesquisa foram adicionados à tela inicial. Este recurso não estava faltando antes, mas simplesmente estavam escondidos.

Os usuários de mouse também vão poder clicar com o botão direito nos blocos para obter um pequeno menu, de estilo contextual. Finalmente, depois da atualização, os novos perfis verão um grupo acessível de blocos – Configurações, Este PC, Documentos e Fotos – adicionadas à tela inicial, trazendo mais funcionalidade simples do estilo antigo.

Tela Inicial com novas funcionalidades

Visualização dos apps torna as coisas mais fáceis

As alterações na visualização dos aplicativos na última versão do Windows 8.1 são sutis, mas úteis. Os novos aplicativos são indicados e identificados como tais, e você vai poder fazer alterações no jeito que a lista de Apps é mostrada, tornando mais fácil gerenciar um grande número de aplicativos.

A classificação também foi melhorada, como esperávamos. Agora você pode classificar os aplicativos em ordem alfabética, um toque agradável que novamente adiciona uma funcionalidade que nunca deveria ter faltado!

Os aplicativos podem ser visualizados de outra forma

Desktop contra interface moderna

Agora você pode linkar a loja de aplicativos na barra de tarefas do desktop e os aplicativos vão aparecer na barra de tarefas enquanto você estiver usando-os. Eles também vão suportar a pré-visualização do app padrão, passando o mouse sobre o ícone.

Aplicativos podem ficar fixos na barra da tarefa

A opção pode ser facilmente configurada – em outras palavras, desabilitada – nas propriedades da barra de tarefas. A ativação ou desativação afetará a sua capacidade de ver a nova opção para minimizar. Então tenha isso em mente, se você não conseguir vê-lo imediatamente.

Aplicativos minimizados são enviados para o Desktop

Melhorias nas configurações

Nós já tínhamos quase certeza de que veríamos melhorias nas opções de configurações, e estávamos certos. Você pode agora ver facilmente quanto espaço seus aplicativos estão ocupando no disco. Há também algumas soluções fáceis para tarefas básicas, como mudar o nome do seu PC e ajustes do Wi-Fi, opções completamente naturais.

Um passo definitivo na direção certa

Sinceramente, o Windows 8.1 Update 1 não traz surpresas. Embora quase todas as mudanças fossem esperadas, são todas coisas úteis que muitos acreditam que deveriam ter estado lá desde o início. Embora o desejo da Microsoft de inovar e avançar seja compreensível, querer algo forte o suficiente (neste caso, um admirável mundo novo onde teclados e mouses são relíquias do passado!), não basta para fazer isso acontecer.

O aumento do equilíbrio entre o velho e o novo poderia parecer uma derrota, mas no final, o cliente é o rei e é isso que o rei exigiu. Embora o Windows 8.1 se torna menos vanguardista, também se torna muito mais acessível e, nós achamos, melhora muito suas chances de sucesso no mercado.

Para você, qual é principal melhoria da atualização do Windows 8.1?

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários