Windows 8 ou Windows RT: qual é a melhor versão para você

A espera acabou! Windows 8 para PC, tablets com Windows RT, híbridos de notebook e celular… Enfim, o sucessor do Windows 7 vem aí. Como não poderia ser diferente, nós do Softonic demos uma olhada nas quatro versões principais no novo sistema operacional e contamos todos os segredos para você.

A primeira versão, Windows RT, foi desenvolvida para atender ao mercado de tablets de médio/baixo custo, enquanto que a segunda – subdividida em três edições: Windows 8, Windows 8 Pro e Windows 8 Enterprise – tem como claro objetivo os PCs, tablets e dispositivos híbridos de alto rendimento.

Vamos dar uma olhada em qual versão do Windows 8 é a mais adequada para você. Confira:

Windows RT – Pensado para tablets, mas não todos

O Windows RT é uma versão light do Windows 8 tradicional, mas cuidado: a área de trabalho tradicional não existe nesta edição. Este sistema permitirá apenas o acesso à nova interface de usuário (UI) do sucessor do Windows 7. Além disso, não será vendido separadamente.

O Windows RT estará presente em tablets de médio/baixo custo, com processadores ARM ou Intel. Ao comprar um dispositivo com este sistema você poderá:

– Baixar muitos (mas nem todos) aplicativos da Windows Store;

– Usar os aplicativos padrão do Windows RT, tais como People, SkyDrive e as versões para RT do Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Por outro lado, você não poderá:

– Ter uma área de trabalho tradicional;

Instalar aplicativos pagos usados em versões anteriores do Windows.

Resumindo:

Se você usa o seu tablet para navegar, ler e-mails, usar alguns aplicativos e, casualmente, jogar, o Windows RT é o sistema ideal. Inclusive no preço, já que é bem mais barato.

Windows 8 – O Windows de verdade

Para conseguir tirar o máximo proveito do novo sistema operacional da Microsoft, escolha entre Windows 8, Windows 8 Pro ou Windows 8 Enterprise. Isso porque estes são os reais sucessores do Windows 7 e estarão presentes nos novos PCs e tablets disponíveis no mercado.

Além disso, combinam a clássica área de trabalho de sempre com a nova interface de usuário e todas as suas novidades.

Com o Windows 8 de verdade você poderá:

– Instalar aplicativos que você tem no seu Windows 7;

– Alternar entre o desktop tradicional e a interface de usuário sem limitações;

Baixar todos os aplicativos da Windows Store;

– Escolher se você deseja controlar o sistema com o mouse/teclado ou com os gestos do Windows 8.

Resumindo

As versões “de verdade” do Windows 8 têm muito mais a oferecer que a versão RT. A possibilidade de alternar entre a área de trabalho de sempre e a nova interface de usuário também conta muito.

Além disso, é mais versátil: permite que você transforme o seu PC de trabalho em um tablet e vice-versa, sem complicações e com muita rapidez.

Confira na tabela abaixo as principais funções de cada versão do Windows 8:

Saiba tudo sobre o Windows 8:

Carregando comentários