Yahoo News Digest mastiga a notícia para você: conheça o anti-Feedly do Yahoo!

Yahoo News Digest mastiga a notícia para você: conheça o anti-Feedly do Yahoo!

O Yahoo! acaba de introduzir o Yahoo News Digest, um aplicativo destinado a revolucionar a nossa forma de consumir as notícias. Veja quais são os ingredientes que o Yahoo News Digest tem para combater o Feedly [Web, Android, iPhone] , Pulse [Android, iPhone, Windows Phone], Flipboard [Android, iPhone, Windows 8] ou o Google Play Newsstand para Android.

O Yahoo News Digest quer fazer sua vida mais fácil enviando um resumo das notícias duas vezes por dia a você. Graças à seleção editorial feita pelas equipes do Yahoo! e à agregação de conteúdo de várias fontes na web, o aplicativo permite, em teoria, passar em em um instante por todos os tópicos essenciais do momento com facilidade.

Você já se sentiu sobrecarregado pelo fluxo de informações que inundam suas telas diariamente? Como ter a certeza de que realmente você lê tudo? Onde está o fim da internet? Para dar uma resposta a estas questões existenciais o Yahoo! lançou o Yahoo News Digest. Qual é o objetivo deste novo aplicativo dedicado às notícias? Separar o joio do trigo para lhe trazer um resumo abrangente das notícias de uma forma digerível e fácil de consumir.

Quando a notícia se torna um jogo

O Yahoo News Digest apresenta as notícias como pedacinhos de informação (cerca de 1 minuto de leitura por artigo) para que sejam consultados diretamente no aplicativo. Os itens propostos são na verdade resumos da notícia, com cerca de vinte linhas de extensão, para serem consumidos rapidamente. Uma solução ideal para uma geração que se beneficia das redes sociais e do seu fluxo interminável de informação para se manter a par das notícias.

O Yahoo News Digest se destaca frente a outras revistas digitais por transformar a leitura das notícias em uma atividade divertida. Se você acredita em seu criador, o Yahoo News Digest se baseia na imprensa impressa, proporcionando uma sensação de realização no final da leitura comparável à que você sente depois de fechar um jornal. A ideia aqui é dar ao leitor a sensação de dever cumprido e de ter viajado por toda a atualidade, desde a primeira até a última página.

Depois de ter lido os 9 artigos de cada edição, a tela do aplicativo mostra uma animação cintilante e irá recompensar você com uma história antes de propor leituras de notícias adicionais, se você estiver a fim.

Pena que o aspecto de jogo não seja mais destacado com um sistema de pontos para comparar o seu desempenho com o dos seus amigos!

Um conteúdo rico para mergulhar no coração da informação

Yahoo News Digest

Os átomos fornecem suplementos de informação aos resumos

Os resumos do Yahoo News Digest têm aumentado o conteúdo dinâmico (mapas, gráficos, fotos, vídeos, tweets, extratos de Wikipedia, etc.) que fornecem informações adicionais, que muitas vezes são bem-vindas.

O aplicativo permite aprofundar determinados argumentos, consultando outros artigos sobre o mesmo tema. Além disso, o app exibe os textos originais que foram utilizados no desenvolvimento de cada resumo.

O Yahoo News Digest cuida muito da parte visual, colocando fotografias em cada um dos seus resumos, todos com tendência a uma interface minimalista.

Limitações difíceis de justificar

Yahoo News Digest

Uma animação recompensa a leitura completa de cada edição

Diferente dos aplicativos concorrentes como o Feedly, Pulse, Flipboard ou o Google Newsstand, o Yahoo News Digest não dá a oportunidade de escolher seus temas ou fontes favoritas. A ideia aqui é fornecer aos leitores uma seleção editorial de notícias consideradas essenciais pela redação do Yahoo! Um decisão que pode não ser do gosto de todos.

No Yahoo News Digest, as questões geopolíticas se juntam com as notícias People sem que possamos indicar nossas preferências. Contrariamente às aparências, o novo aplicativo do Yahoo! não é um agregador, mas um meio de comunicação integral, e cada um vai decidir se compartilhar (ou não) a sua linha editorial. Pior, a falta de um sistema de pagamento ou de anúncios tradicionais no Yahoo News Digest, sugere que artigos patrocinados serão integrados aos resumos em um futuro próximo.

Limitado aos Estados Unidos e reservado em um primeiro momento para os proprietários de iPhone e iPod Touch, o Yahoo News Digest ainda não é o aplicativo que vai fazer você se livrar definitivamente do seu leitor de RSS ou de seus sites de notícias tradicionais. Como mencionei anteriormente, a incapacidade de escolher seus temas favoritos e a disparidade de temas diferentes me deixa, por enquanto, em dúvida.

No entanto, Yahoo News Digest impressiona pelo seu perfeito domínio de diferentes tipos de conteúdo interativo, para não mencionar a sua combinação perfeita com as novas formas de acesso à informação. O uso de vídeos e gráficos ajudam a entregar as informações da forma mais eficiente possível.

Um meio híbrido?

Yahoo News Digest

O Yahoo News Digest fornece cada um de seus resumos com um visual de grande formato

O novo aplicativo do Yahoo! está comprometido com uma meta ambiciosa: celebrar o casamento dos meios de comunicação tradicionais com novos modos de comunicação. Além disso, há essas tensões entre tradicional e ultramoderno, entre a aparente neutralidade e a parcialidade, ou entre o conteúdo original e as citações, que resultam ser os pontos fracos da aplicativo. No meio do caminho entre o agregador de feeds e mídia completo, o Yahoo News Digest poderá ter dificuldades para encontrar o seu público-alvo.

Baixe Yahoo News Digest para iOS

Baixe Yahoo News Digest para Android

[Artigo original em francês]

Carregando comentários